Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Friday, June 15, 2007

Cinco livros e outros tantos

A Isabel do blog Bom Dia Isabel

http://bomdiaisabel.blogspot.com/

propôs-me o seguimento da seguinte corrente: dizer quais foram os últimos cinco livros que eu li.
Como já lhe disse, até gosto destas correntes porque as vejo como jogos que quebram a rotina de cada blog. O problema é responder ao convite com brevidade. Ainda tenho que dar seguimento a um Meme também proposto pela Isabel.

Sem querer desiludi-la novamente, aqui estou, já, já, para dizer quais os últimos cinco livros que li ultimamente.

Isabelinha, minha querida amiga que temos em comum o cheiro das amendoeiras e dos medronheiros das serras algarvias, tenho lido tantos livros ultimamente e de rajada e tão de rajada que tenho de apontar o que já li para não requisitá-los outra vez na biblioteca.

Tenho apenas sete dias para ler um livro. Escolho-os de lombada fina para apreender depressa o seu conteúdo. Todavia, se a pouca espessura do livro oferece economia de palavras, cada palavra nele contida transporta-me para conhecimentos que nunca mais acabam em brain storming, alguns frustrando-me pela ignorância.
A senhora da biblioteca, puro coração de ouro, deixa-se subornar pelo meu olhar desconsolado de quem escorre pingos de chuva e renova-me vezes sem conta o pedido do livro. Para veres, Isabelinha, a gravidade do caso, a minha ficha no computador de biblioteca tem a minha fotografia e eu corro o risco de ma publicarem na portaria, no bar, e na repografia da universidade.

Aqui, na biblioteca do sítio onde moro, já não convenço ninguém. Fiquei com três livros durante cinco meses e cancelaram-me futuras requisições pelo mesmo tempo. Pedi por favor, implorei, quase que chorei, mas qual quê!! Nem um laivo de complacência da parte do funcinário que por acaso é o presidente é o presidente da biblioteca.

Claro que depressa dei a volta ao assunto. Ainda no mesmo dia, fiz os meus pais (os dois) portadores de um cartão de leitor e só tive de esperar que quem me negou o pedido se afastasse do balcão. O outro funcionário não sabia de nada.

Bom! Mas vamos aos livros.

Poema Pedagógico de Antón Makarenko – uma pedagogia desenvolvida da existência que surge após a revolução de 1917 na união soviética.

Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire – mais pedagogia

As técnicas de Freinet de Celestin Freneit – mais pedagogia

Ser Pessoa de Carl Rogers – mais pedagogia

A inteligência social de Daniel Golleman – psicologia
a par destes debruço-me por obrigação (mas uma obrigação divertida) da profissão à leitura de um livro infanti por semana. E então foi:
Agora não Duarte - muito bom
Um piolho com miudos - delirante
Marta come a sopa - giríssimo
O nabo gigante - formidável
João porcalhão - fantástico


E como tenho de passar o testemunho a cinco blogs pensei
e "prontos".
Leonoreta

17 Comments:

Blogger Sr. Jeremias said...

Já está.

1:19 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não leio tanto mas parece-me que a isto se chama uma alimentação à base de livros.uma boa escolha. Bom fim de semana

2:05 AM  
Blogger Isamar said...

Minha Querida Leonor!

Antes de tudo, muito obrigada pelas palavras que me tens dedicado quer no meu blog quer no teu. Sempre muito simpáticas e , porque te venho conhecendo há meses, tenho a certeza que são verdadeiras. Obrigada! Obrigada! Não estás nada em falta para comigo, Leonor. Estas correntes , se as aceitamos , só lhes podemos dar continuidade quando o tempo nos permite. Sei que tens muito que fazer. Lê para o teu mestrado. Sabes que , na progressão da carreira, ele conta muito e ,depois, está a tua valorização pessoal. Também estou em falta contigo. Lembras-te do tal site? Não estou esquecida mas o tempo não me dá tempo. Lá irei!
Quanto aos livros, conheço alguns. As técnicas de Freinet, li-o há muito tempo. A inteligência social, há muito pouco.
No que diz respeito à biblioteca da tua terra, teria feito a mesmíssima coisa. Se aí vivesse, poderias requisitá-los em meu nome também. Leitura, a quanto nos obrigas!
Passaste o testemunho ao Daniel. Foi um dos que também ficou com a minha "batata quente" mas sei, pelo que conheço dele, que não se importará.
Ah, continua com essa leitura infantil! Os "teus meninos" ficar-te-ão muito gratos.
Beijinhos do sul, daqui das faldas das serras do Caldeirão e Monte Figo.

7:28 AM  
Blogger António said...

...e partindo dum desses desafios e correntes a que eu não acho graça nenhuma foste elucubrando e a leitura correu fluente até ao final.
Olá, querida Leonor!
Um post diferente mas com a tua escrita sempre atractiva e absorvente.

Beijinhos

10:09 AM  
Blogger A.S. said...

Querida Leonor, não conheço nenhum dos livros que mencionas. Acredito que sejas muito criteriosa naquilo que lês. Ler é sempre uma valorização pessoal, para além disso, espero que te tenhas divertido!
Deve ser complicado para ti gerir o tempo... (digo eu)!


Um abraço...

3:20 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
os últimos 5 livros que li são muito pouco interessantes para quem aqui anda... há muito não leio um romance, é só livros técnicos... e tu quase por lá andas... mas confesso que ando cansado de ler e, aliás, de muitas outras coisas :), deve ser do ar...
Um beijo
Daniel

10:39 PM  
Blogger augustoM said...

São os truques do quotidiano, sem os quais ficaria muito monótono. Recorrer à psicologia é forma que nos resta de tentar compreender, a incompreensão em que os outros se tornaram.
Um beijo. Augusto

9:24 AM  
Blogger Leticia Gabian said...

Tem um carinho pra ti lá no Som&Tom.
É de coração.
Beijinhos

2:59 PM  
Blogger o alquimista said...

Nasceu a luz sobre as cidades, agita-se a ilha no encontro com o dia, acorda a emoção, a suave brisa, amanhece o sonho que a vontade guia. A lonjura é a distância da viagem, a idade não cobre os rochedos, passam ventos de encantamento descobrindo mil e um segredos...


Bom domingo


Doce beijo

11:24 PM  
Blogger deep said...

...um abraço

12:22 PM  
Blogger Barão da Tróia II said...

Ler é preciso! Boa semana

10:50 AM  
Blogger deep said...

...e todas as linhas que cruzamos fazemos o livro da vida...

3:00 PM  
Blogger Mocho Falante said...

ora viva...voltei de férias e eis que tenho já uma tarefa a cumprir...

mas é claro que vou cumprir e continuar a corrente

beijocas

11:09 PM  
Blogger Zé-Viajante said...

Há alturas em que temos que confessar e pedir desculpa. Porquê tão longa ausência?
Mas neste mundo da blogsfera nem sempre estamos onde deviamos estar. E este cantinho continua bonito.
Abraços

8:09 AM  
Blogger saltapocinhas said...

tenho na minha lista de compras o nabo gigante para comprar.

1:19 AM  
Blogger Unknown said...

This comment has been removed by the author.

7:28 PM  
Blogger Unknown said...

Eu tenho andado por aqui, venho sempre espreitar o teu espaço. Só não tenho é deixado comentários... Não que não os mereças, é só preguiça da minha parte!! 8)

7:31 PM  

Post a Comment

<< Home