Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Friday, August 12, 2005

Devaneios


Quantos anos tens? 20, 30 ?
Estou a ouvir música de 68.Meu deus. Coisas que eu sei que te passam tão longe.

Sabes, os mergulhos musicais são sempre as manifestações mais vibrantes do saudosismo, o território mais tolerado do envelhecimento mesclado (e mascarado) de “no meu tempo”.

É brilhante a apropriação inconsciente do tempo, fazendo-o nosso, fazendo-nos vestir de todas as roupagens culturais, estéticas, politicas da época.

Assim ao jeito de que, no nosso tempo, ouvíamos todos Janis Joplin e éramos todos conta a guerra e, no entremeio, fumávamos umas ganzas e admirávamos o Guru Marahji fazendo dele mais um apóstolo do free love do que de uma fundamentação intelectual...

Ah! Alguém me dizia de bisturi em riste, da minha maneira de escrever abrindo parêntesis sobre parêntesis, demasiado matemática, é um exercício tortuoso para quem se atreve, nos estreitos caminhos das palavras que solto desgarradamente por aí.

Mentira! Quer dizer, devaneio... o que eu estava a ouvir era mesmo Genesis ainda com o célebre Peter Gabriel como vocalista… Carpet Crawlers… 1975... you have to get out to get in…. E nesta frase tantas vezes ouvida aos quinze anos eu definiria toda a minha vida até este momento.

Mais um devaneio. Gosto do pretexto para soltar a escrita. Para fazer a viagem sem bilhete a reboque da memória e do sonho. E da imaginação. Faz bem. Tira a vontade de fumar…

Porém eu não fumo.


da Leonor

27 Comments:

Blogger M.P. said...

Hoje sou a primeirinha!
ambém te acompanho no gosto de tal exercício... ;)Bom fim de semana! **

10:44 PM  
Blogger Amigo de Alex said...

Ah, como eu compreendo e interpreto,e me revejo neste texto.
Agora há shots e barulho... devaneios...
Curioso, também já não sou fumador.
Lindo!
Cumprimentos.

12:16 AM  
Blogger Astri* said...

Felizmente posso-te dizer querida Leonor, que adoro esta musica. E faz tanto sentido para mim, ... you have to get out to get in…...
Ainda ouvida Genesis bem pequenina, apesar da minha verdadeira paixão ser pelo grande Phill Collins. Talvez um dia escreva sobre o que signifca para mim e como significa a minha relação, infelizmente, distante do meu pai. O meu pai que é e sempre foi aquele que me fazia ouvir dessas musicas assim. Enfim.

Como vou de férias, aqui te deixo um beijinho no coração.

*********

2:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Legal ouvir as tuas rememorações. Boa parte delas são as minhas também... até - ou será "principalmente" -, a trilha sonora? Trilha sonora das lembranças?! é... Janis, Cat...
Páro por aqui esse comentário: vou é ler de novo, e de novo...
(e no espaço entre uma releitura e outra - uma beijoca p'ocê, amiga!).

3:17 AM  
Blogger Leonor C.. said...

Não passam longe, olha que não...
A minha paixão sempre foi o Jonnhy Mathis.. Era cá um borracho... E a voz dele... Conheces? "A certain smile, a certain face..." não sei se estás a ver quem é.

8:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Pois é, tenho mais que esses 20 , 30, e portanto, compreendo linha a linha, palavra a palavra, todo o conteudo, do texto.
Ah, já agora, a imagem é de uma grante subtileza.

9:29 AM  
Blogger Leonor said...

para o Jmc

certas ideias sao mais fáceis de entender se tivermos a mesma, ou parecida linha de vivências, não é?

"claras são as ideias que têm o mesmo grau de confusão das minhas" disse um dia Marcel Proust.

abraço da leonor

11:32 AM  
Blogger Caracolinha said...

Minha querida, acredita que todos ficamos a ganhar quando soltas a escrita ... e .... recordar é viver !!!!

Beijinhos Revivalistas MINHA LINDA !!!!

~:o)

2:00 PM  
Anonymous Anonymous said...

A Leonor,
tem provávelmente uma grande capacidade, de transformar os pensamentos em escrita, o que não é o meu caso, uma vez que o pensamento é mais rapido e me impede de o transformar em escrita com a coerencia esperada.
Não conheço a média de idades do painel de comentadores do seu BLOG, mas penso que para a maioria (os tais 20 30 anos), só os titulos e os musicos farão algum sentido, porque a vivencia desses anos passados, só nós lhes podemos dar uma ideia, e só uma ideia nada mais.
Já está longo este pensamento, há mais para este tema, pode ser que ainda diga mais sobre ele, isto é para tambem não saturar.
JMC

3:51 PM  
Blogger «« said...

esses foram os verdadeiros genises...sem o Peter, tornaram-se noutra coisa...como se houvesse uns Rolings Stones sem o feio do Jagger....bom gosto...bravo

5:32 PM  
Blogger Luisa Hingá said...

O mundo é mesmo pequeno...Gosto do teu blog. Já cá andava.

8:23 PM  
Blogger Luisa Hingá said...

Sabes que achei piada a teres devaneios aqui? Mudei o que tinha no meu por ter visto aqui...

8:24 PM  
Blogger António said...

Devaneios, recordações, memórias, bons tempos...mas que diabo!
A gente não está velha!
Quando muito, um bocado usada!
Mas um bocado pequenininho.

Minha querida:
Estás cada vez melhor a escrever!

Jinhos

12:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Leonor!
O tempo passa, mas as recordações ficam!
Temos algo em comum, somos da mesma geração, por isso partilhamos a nostalgia saudável dos tempos que foram, mas que estão sempre presentes!
Viver é lutar no presente, projectar o futuro, mas nunca esquecer o passado.
Gostei muito da forma como explanaste o tema!
Faço questão que doravante possa contar com a tua presença no meu blogue!
A qualidade dos teus comentários é indispensável para o seu enriquecimento!
Aguardo com expectativa!
Um abraço.
António

3:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor!
Foste muito querida em aceder ao meu convite!
Espero ver-te com freqûencia no Palavra entre Palavras.
Já agora, aproveito para dizer-te que a tua foto de apresentação é muito bonita!
Obrigado, mais uma vez!
Beijinhos
António

4:40 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Ai ai,boas músicas!
Mas o que me fez inveja foi aquela cena da piscina: eu que estou exilada no meu sótão que parece um forno (aceso) pois é o unico sítio onde tenho net, e vou aproveitando para continuar a arrumar os meus papéis, bem d-e-v-a-g-a-r-i-n-h-o...

5:14 PM  
Blogger Bulbucus Íbis said...

A nossa existência somos nós próprios.

6:29 PM  
Blogger Mocho Falante said...

Desafio-te para uma antologia musical que tal? Vamos lá fazer a pesquisa para nos deliciar...ficamos à espera

Ps: não se ouve a música

6:52 PM  
Blogger Bulbucus Íbis said...

Jorge....

7:49 PM  
Blogger augustoM said...

Leonor, os meus devaneios, suponho, serão diferentes dos teus, pois provêm de um tempo mais distante, o que se traduz num conteúdo diferente. Mas adoro os meus devaneios, por vezes são o refúgio para a incompreensão do presente.
Um beijo. Augusto

8:49 PM  
Blogger José Gomes said...

Olá Leonor,
Descobri este cybercafé em Faro, por acaso. Hoje é domingo e são 20,51 horas.
Não vou ler o que tens escrito, pois este tempo de férias (?!!!) não me deixa.
Quero deixar um abraço, posso?

8:54 PM  
Blogger Luisa Hingá said...

Ciber café em Faro? Onde é no caso de ir aí de férias? ;-)

12:50 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não fumar faz bem á pele. Por isso, temos ambas peles bonitas ... ahahaha
beijinhos da Luisa
(desde há bocado)

7:52 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Uma das minhas favoritas, para além de ser fã incondicional dos Genesis até 1976. Saíram o Peter Gabriel e o Steve Hackett e as coisas ficaram mais mornas.
Um beijo
Daniel

1:30 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! »

5:34 AM  
Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! » »

3:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

What a great site cruises Best powder measure for reloading rifle cartridges togo incorporation Older hairy pussy free Free leadership training activities for youth Ford orion body kits Jetta carpeted floor mats america cruise rental rv sales Wellbutrin sr discontinuation evolution mr mitsubishi Control birth yasmin review interior design inspiration hawaiian black edge seat covers america celebrity cruise south Automobile cover leather seat Anouncement answering machine Cartoon sex x Zyrtec syp Eczema heating effects using zoloft for migranes

7:20 AM  

Post a Comment

<< Home