Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Friday, July 22, 2005

É ou não É, Sei ou Não Sei.


O homem pensa e transmite pensamentos. Naturalmente dizemos “é” ou “não é” e inserindo e omitindo pensamentos uns nos outros afirmamos “sei” ou “não sei”.

O “è” ou “não é” é o problema mais importante do conhecimento que levou Descartes, que duvidava de tudo e mais alguma coisa e até dele próprio, a perguntar se a realidade se reduz ou não se reduz, ao que dela pensamos.

Problemas e mais problemas que o homem inventa…para ser feliz sentindo, sendo infeliz pensando.

Razão tinha Fernando Pessoa quando falou da sua Ceifeira, desejando poder ser ela com a sua alegre inconsciência, sendo ele com a consciência disso.





Ela canta, pobre ceifeira,
Julgando-se feliz talvez;
Canta, e ceifa, e a sua voz, cheia
De alegre e anônima viuvez,

Ondula como um canto de ave
No ar limpo como um limiar,
E há curvas no enredo suave
Do som que ela tem a cantar.

Ouvi-la alegra e entristece,
Na sua voz há o campo e a lida,
E canta como se tivesse
Mais razões pra cantar que a vida.

Ah, canta, canta sem razão !
O que em mim sente 'stá pensando.
Derrama no meu coração a tua incerta voz ondeando !

Ah, poder ser tu, sendo eu !
Ter a tua alegre inconsciência,
E a consciência disso ! Ó céu !
Ó campo ! Ó canção ! A ciência

Pesa tanto e a vida é tão breve !
Entrai por mim dentro !
Tornai Minha alma a vossa sombra leve !
Depois, levando-me, passai !


de Fernando Pessoa

29 Comments:

Blogger António said...

To be or not to be (the first) is the question.
But tonight I´ve been the first to comment.
I like your post and I´ve no objections about it...eh eh eh
So, you can be happy!
Sleep tight.
Have a nice weekend.
Kisses and hugs

12:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Leonoretta, apesar de já ter passado por aqui, quase não deixei pegadas. Hoje brincarei um pouco com as palavras, certo?

Ó, Pessoa
que tanto admiro
livre o pássaro canta
canta também no cativeiro

Parece-me
o segundo canto
igual ao primeiro

Mas
só por achar
isso é verdadeiro?

Ó, razão minha
que me deixa carente
d’uma alegria pura e simples
... e d’outras razões descrente

:) Um abraço fraterno, que te envio dessa terra brasilis.

2:09 AM  
Blogger Night said...

A certeza de nada saber...
Beijocas, bom fim de semana

3:42 AM  
Blogger CP said...

Muito bom blog.
Parabéns.

8:56 AM  
Blogger Leonor said...

antonio
escreves bem inglês. e se escreves, falarás também. obrigado pelo humor.
quanto ao to be or not to be, "This is a question"? rssss

batista
que bom teres finalmente deixado as tuas pegadas. e o poema está formidável.

wolf
e levamos a vida nisto. bom fim de semana

cp
muito obrigado.


abraço da leonor

11:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fernando Pessoa sempre e a todas as horas :)

Uau, temos foto nova?
Também me encontras aqui

http://www.entreotudoeonada.blogspot.com/

Beijos saudosos

2:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Por vezes também duvido de mim próprio, quando isso acontece, deixo-me estar sossegadinho num canto e espero que algo no meu pensamento aconteça a ser mais confiante... Ou então releio alguma poesia de Pessoa e de Mário Sá Carneiro entre outros mas estes são os meus eleitos.

Gostei da forma como descreveste uma época…
Distante! O que leva a crer que não eras estudante do Frei…

Lembras-te do Durão Barroso no central? Almada é mesmo uma terra especial, há de tudo, para todos os gostos.

Beijos e bom final de semana

3:09 PM  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Linda....

Já te tinha dito que Pessoa é o meu poeta favorito... certamente que sim....

deleito-me a ler todos os seus escritos....

bfds (rsss.... lembras-te???...) e beijokitas amigas...

3:15 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Eu não sei se Pessoa teria razão: a ceifeira, com a sua vida simples de trabalho podia ser bem mais feliz que ele, que nem sabia bem quem era, uns dias acordava Alberto, outros dias acordava Ricardo...Que trabalheira! Pelo menos a ceifeira acordava sempre ceifeira e sabia o que tinha a fazer... ;-)

5:45 PM  
Blogger M.P. said...

Pedido de Ajuda no meu Blog! Trata-se do "Chuviscos"... Por favor vão lá ver!

6:06 PM  
Blogger Mocho Falante said...

Olá olá,

e não é que a foto do novo perfil da nossa Leonor é super gira, quanto a texto, bom está tudo dito

Beijcoas e BFDS

6:07 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Nunca abdicaria de pensar, feliz ou infeliz... fazendo por sentir...
Um beijo
Daniel

7:32 PM  
Blogger Leonor said...

lina e isabel
já sabem que Pessoa está sempre certo, rs

fried
entrei para o liceu no ano que o durao saiu, penso, mas ainda conheci o guitarrista dos UHF.

saltapocinhas
um caso para freud, o Pessoa, rssss

mp
como se diz nos escuteiros "sempre alerta"

mocho
muito obrigado.

daniel
claro que nao. principalmente quem escreve.


abraço da leonor

8:06 PM  
Blogger isa xana said...

"ser feliz sentido, sendo infeliz pensando" - isto foi o que retive logo porque me acontece com grande frequência

o poema de Pessoa... Pessoa é demais para mim ainda. a pouco e pouco vejo mais em cada poema dele que leio mas ainda tenho tanto para perceber.

beijitos

10:02 PM  
Blogger augustoM said...

Leonor, gosto muito do teu texto e da forma como abordas a opinião por vezes irredutível do saber.
É ou não É, Sei ou não Sei, Ser ou não Ser, são afirmações que só podem ser feitas por pessoas que confinam o seu saber à sua própria vaidade de incontestado. Pobres criaturas que não têm a sabedoria de saber questionar o seu próprio saber.
A Dúvida Metódica de Descartes, pode-se considerar na consequência da afirmação: quanto mais sei, mais sei que nada sei. Como tal a verdade de hoje pode o não ser amanhã, daí o duvidar permanentemente de todas as realidades que nos são postas.
Descartes procurou a verdade para além do mundo sensitivo, partindo do suposto de que os sentidos nos enganam, pois podemos tomar como reais coisas que o não são, chegando à conclusão de que a única coisa de que se não pode duvidar, é do facto de se estar a dúvidar. "Penso logo existo"
Um beijo. Augusto

10:07 PM  
Blogger Leonor C.. said...

"Só sei que nada sei..." Bom fim de semana.

10:13 PM  
Blogger M.P. said...

Leonor, acho que deu resultado! Obrigada...Mas o indíviduo é teimoso mesmo!

Quanto ao teu "post" de hoje ...Eu acho mesmo que muitos dos problemas são "inventados" para que nos ocupemos de alguma coisa... Mas ... esta "poder inventivo"só tem trazido complicações e destruição! :/ **

10:31 PM  
Blogger augustoM said...

Leonor, gosto muito de ler os teus textos sobre os teus alunos, são uma delícia, mas fiquei radiante por te ver abordar temas mais "sérios" que acho que fazem falta na blogoesfera, dam-lhe um cunho cultural, para complementar o mundo blogoesférico. Publica mais, pode ser que a moda pegue o que era óptimo.
Um beijo Augusto

10:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

Para quê pensar tanto? é não é!Beijinhos e bom fim de semana.Arte por um canudo 2

3:49 AM  
Blogger Amita said...

Olá Leonor. Obrigado pela solidariedade que se formou, e da qual és uma das responsáveis (e ainda bem), em torno do nosso comum amigo Zé Gomes. Bjinhos, amiga, e um óptimo domingo.

1:10 PM  
Blogger Alexandre de Sousa said...

Neste espaço se bebe cultura. Obrigado por estes momentos que acabei de descobrir. Voltarei, mesmo que não seja convidado. Não é preciso convite para viver cultura.

2:59 PM  
Blogger Leonor C.. said...

Olá, Leonor. Não, não faço isto muitas vezes, mas o blog como estava não me agradava então, esta minha cabeça que não pára e que já andava a remoer muito no assunto, resolveu que ia mudar e, como sou de ideias fixas, mudei mas deixei só o título porque esse sim, sempre me agradou. Vai daí caís-te na minha nova "casa". Sê benvinda ao meu cantinho!

8:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

É ou não é, ser ou não ser,
cantar para a tristeza afastar,
que há mais para falar?
Há o saber ou não saber!
Pois, aí, canto de galo,
a minha voz é um estalo,
pois eu sei que nada sei!
E até hoje ainda não parei!

Belo tema, belo poema... e, eu em contraponto?
Bjinhos Ricky

9:57 AM  
Blogger Mitsou said...

Olá, linda! Belo post e agora deixo só um beijinho mas depois volto para ler os outros. Vou tratar do lanche :)

11:25 AM  
Blogger requiescatinpacem said...

e?????????

11:51 AM  
Blogger Caracolinha said...

Lindo ... para não variar .... obrigada por nos encantares !!!!

Beijinho Encaracolado ~:o)

3:46 PM  
Blogger Leonor said...

Lazúli
Como diz o teu primo kisses and hugs

Isa
Já te respondi no lápis e papel

Augusto
O teu comentário está soberbo. Obrigada.

Andorinha
“e o que sei não sei de modo perfeito”, rss

Buda
Obrigada pela visita

Frog
Obrigado pelas tuas palavras

Amita
Fiz o que pude

Alexandre
Obrigado pela visita

Ricky
Mais uma vez, obrigado pelo teu poema.

Mitsou
Então já está tudo em oredem….

Rip
O quê!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Caracolinha
És um doce. Obrigado.


abraço a todos da leonor

6:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

POr acaso até gostei de estudar Fernando Pessoa...

7:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. » » »

10:31 PM  

Post a Comment

<< Home