Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Thursday, July 28, 2005

Guerra dos Mundos ou o Conceito de Herói Americano




Gosto de cinema. Gosto daquele ritual de muito contrafeita ficar na fila para comprar bilhete, escolher o lugar na planta da sala, cortarem-me o bilhete à entrada, dirigir-me devagar para o lugar e, ver os filmes que vêm a seguir antes do filme propriamente dito.

Gosto mesmo muito de cinema. Se o tema, o realizador e os actores me convencerem, lá estou eu de frente para o écran gigante rodeada pelo som envolvente do suround system.

Não resisto a uma história de amor, a um filme épico, a uma boa comédia, desenhos animados, ficção científica…

É claro que quase tudo o que se vê no cinema é produção americana. E tal como as tragédias gregas que se caracterizam por cinco andamentos da acção, também os filmes americanos tem uma griffe que os evidencia das fitas europeias: é aquela perseguição promovida pelas Igrejas Católica e Protestante, cada uma à sua vez, consoante a inclinação dos monarcas ingleses da altura, reflectida nos actos heróicos de filmes sobre as primeira e segunda guerras mundiais, a guerra do Vietnam, a Guerra Fria com a União soviética…

O conceito do grande herói que sobressai logo nos primeiros minutos de película pela sua atitude irreverente, de grande mauzão, palito na boca e pernas arqueadas que sofre toda a espécie de injustiças e leva no cachaço até ao final da primeira parte porque logo no inicio da segunda… saiam da frente que ele agora está furioso.

Carros partidos, prédios destruídos, o consumo imediato, o easy through away e o easy replacement… o final está bem de se ver, ele sozinho, o herói, ou um grupinho, de preferência pequeno para mostrar que são poucos mas bons, salvam, não a América, mas toda a humanidade. Para isto não há medalhas que cheguem.

Estou a falar mais exactamente da Guerra dos Mundos. Não aquela que HG Wells escreveu e foi aproveitada por Orson Welles para fazer um programa radiofónico nos finais dos anos 30 e apavorou metade da América mas do último filme de Steven Spilberg.

Não vou contar o filme. Não quero reviver momentos que me deixaram pendurada no espanto, surpreendida pela negativa ao ver o talento deste mestre da sétima arte meter tanta água que dava para afundar o Titanic duas vezes. Tom Cruise é só “lindo e loiro”. Decididamente, o rapaz não tem jeito. Salva a honra do convento o desempenho da menina. Vivendo na dimensão do “faz de conta” os miudos alcançam a perfeição.

Todavia não me arrependi de ter ido ver o filme e até aconselho a ida ao cinema para o ver, mais que não seja para falar mal. Na próxima estreia, lá estarei. Só não compro as pipocas.
da Leonor


30 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A começar pela imagem, não poderia esperar menos de ti, nessa análise cinéfila! Dizes da paixão pelo cinema, e todos nós que a temos, pegamos carona nas tuas palavras - e que palavras!... sabes ser "mazinha", quando queres... de todo modo, não é pra menos: lembras que houve até um "rambo" "oscarizado"?... talvez o filme, agora em evidência, repita a dose, não é mesmo? # Um abraço fraterno.

12:06 PM  
Blogger Menina Marota said...

Eu fui literalmente "arrastada" pelo meu filho para ver o filme... não é o meu género, mas quando se tem filhos adolescentes...vê-se o que eles querem! Sobre o filme já disseste tudo e, eu não retiro uma linha ao que escreveste.

O próximo filme... sou eu a escolher.

Um abraço terno :)

12:19 PM  
Anonymous Anonymous said...

Estou vingado! O Spielberg disse mal dos portugueses, mentindo, sobre a história da escravatura na América, reconheceu o erro e ... não pediu desculpas! Agora, a Lianor, favorita do Camões, diz-lhe claramente, falhaste mestre, há falta de heróis americanos que não matem índios, há que construi-los, nem que seja "imaginando" uma guerra dos mundos! Estou vingado!
Estou de acordo, o filme seria da série B, se não tivesse aqueles nomes... só os nomes, puffff não chega! Obrigada, repito, estou vingado!
Ricky

3:03 PM  
Blogger Night said...

Não fui ver aidna esse filme, estava com muita vontade de o ver mas depois do que certos amigos disseram e o que li aqui, cada vez tenho menos vontade de o ir ver.
Beijocas*

3:58 PM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Eujá não tinha vontade de ir ver o filme mas depois desta tua descrição é que não vou ver mesmo.
Sei do impacto da versão radiofónica do O. Welles lá pelas américas em 1938.
Recordo a versão passada cá neste cantão, liderada pelo reporter da Rádio Renascensa, Matos Maia, que fez a sua versão da Guerra dos Mundos (A Invasão dos Marcianos) e que foi para o ar em 25 de Junho de 1958, às 20,45 horas.
Deves imaginar o pánico que se estabeleceu aqui em V.N. Gaia e no sul, em Carcavelos, pois ambas as cidades estavam em fogo, graças aos extraterrestres.
Não digo mais.
Se quizeres a reportagem que fiz há coisa de um ano, posso cedê-la.
Um abraço.

7:23 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Fraquito... com muita tecnologia e efeitos especiais, mais nada.
Um beijo
Daniel

7:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Adoro cinema...infelizmente o cinema americano ganha a todos...acho eu!?!

8:43 PM  
Anonymous Anonymous said...

Não vi o filme...
O blog já tem música !... Lindo !
Um Abraço.

9:41 PM  
Blogger Caracolinha said...

Nem estou curiosa para ver .... americanices, só se não puder evitar ... eu sei que pareço meia radical .... mas prefiro cinema europeu ... claro que abro algumas excepções, a saber, David Lynch e Woody Allen.

Beijos minha querida ... ainda bem que gostaste da música da minha casquinha ... volta sempre que quiseres nem que seja só para a ouvir !!!!! ~:o)

10:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eh, pá, eu gosto mesmo é dos Doors!, beijo, IO.

10:36 PM  
Blogger Leonor said...

Caros amigos

mudei a táctica. agora vou directamente aos vossos sitios.

respondo ao ricky porque ele nunca meis decide criar um blog.



ricky
ai se eu fosse a favorita de camoes... nao seria lianor pela verdura mas a barbara cativa, rs

o luis era um boemio, um emotivo, de sentimentos profundos e ao mesmo tempo tão efémeros...os do amor carnal, pois

os outros amores, a escrita e o conhecimento eram valor seguro.

quanto ao spielberg, no melhor pano cai a nódoa.

abraço da leonor

10:36 PM  
Blogger José Gomes said...

E a música?
Ficou no tinteiro?
Ou será que estou surdo?
Um abraço.

10:43 PM  
Blogger Sr. Jeremias said...

Ainda não vi, e pelo que tenho lido e ouvido, não estou com grande vontade de ir ver.

Para mim vindo do Mr. Spielberg aproveita-se (muito bem) a Lista de Shindler. Para mim.

11:14 PM  
Blogger Mocho Falante said...

Olha nem mais que piolhice,,, nem queria acreditar no que via...
é por isso que cada vez mais vejo e divulgo produção europeia

11:30 PM  
Blogger Mitsou said...

Também não fazia tenções de ir e obrigada pela confirmação :) Beijinhos e óptimo fim de semana.

12:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Tem uns "efeitos especiais" já bastante conhecidos. Talvez seja esta necessidade de desanuviar, que é perigosa eu sei, e que nos anestesia. Mas não desgostei. Um beijo. Fernanda G.

4:44 AM  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Leonor...

O filme não tem história nenhuma.. como a maioria dos filmes americanos....
mas... não posso dizer que não tenha gostado do filme...tecnicamente está muito bem feito...

Bjs

9:58 AM  
Blogger aDesenhar said...

concordo contigo :)

fui ver o filme...
o arrependimento vem depois :)
com aquela parte final do filme dá vontade de atirar uns ovos e tomates para o ecrâ :)
uma decepção :|

:)

11:11 AM  
Blogger mar revolto said...

Olá leonor,

Eu que sou uma apaixonada pela sétima arte, acho que se for ver esse filme, vou comprar não um balde de pipocas, mas dois, assim sempre me posso entreter e não cair no tédio :)
Beijinhos e bom fim de semana

3:29 PM  
Blogger Mocho Falante said...

Eu com o azar que tive até as pipocas me provocaram uma dor de estomago de tal ordem que passei o resto da noite cheio de dores...

Raios os partam, ao fime...e à gula glup

7:00 PM  
Blogger Andy More said...

Também Adoro cinema e toda a sua envolvente, os americanos são os maiores vendedores de sonhos, eles e mais recentemente a inglesa J. K. Rowling... A nós resta-nos os escritores! Mas quanto a cinema por estes lados, agora está mau, não me deixam...

Beijos, bom fim de semana

7:51 PM  
Blogger Leonor said...

quero agradecer a

batista filho
menina marota
frog
ricky
wolf

Daniel
Cokas
Jota
Filipe
Caracolinha
Io
Dumb
Mocho
Mitsou
Fernanda
Isabel
adesenhar
Lina
Buda
Fried

a visita que me fizeram e os comentários fantásticos que me deixaram.

abraço da leonor

11:10 PM  
Blogger António said...

Ora aqui temos mais uma foto da nossa bela Leonor!
Faz favor de não dizeres outra vez que tens 44 anos pois qualquer dia toda a gente diz que és uma grande mentirosa.

Também eu sou um amante da 7ª arte.
Mas nos últimos anos, e graças à Net, quasi que deixei de ir ao cinema.
Sim.
Porque gosto de ver cinema sobretudo no seu local próprio.
Embora em casa seja mais cómodo. Mas faltam os rituais e o ambiente.

Não vi o filme que referes.
Mas tenho, aliás, temos visto nos últimos 20 anos praticamente só filmes americanos.
Muito são bons.
Outros, tem uma rapidez de planos e efeitos especiais de tal qualidade que nos esquecemos que não são tão bons assim.
Mas que pena que nos circuitos comerciais não passem obras de outras cinematografias que eram tão comuns na minha juventude, especialmente a francesa e a italiana.
(Truffaut, Chabrol, Rommer, Lelouch, Antonioni, Monicceli, Risi e tantos outros)
Pelo menos ainda vamos vendo uns ingleses.

Em relação ao teu comentário no meu texto (transmissão de pensamento) sobre cinema, é evidente que os melhores momentos na vida são os passados fora das aulas ou do trabalho.
Já reparaste que em quasi todos os filmes o que se passa durante o trabalho dos protagonistas quasi nunca aparece?
Às vezes nem sabemos o que é que eles fazem profissionalmente.
Jinhos

10:26 PM  
Blogger António said...

Olá!
Isto é uma mensagem pessoal.
Devido ao facto de o Clix ter aumentado a velocidade de download do ADSL, o meu modem não tem capacidade para suportar a situação actual (2048 kbps) que é 4 vezes superior à anterior.
Embora eles ofereçam um novo modem, a sua entrega demorará uns 7 ou 8 dias.
Como não quero ficar sem contactar os meus queridos amigos virtuais por muito tempo, decidi ir amanhã comprar um modem de 8 Mbps que custa € 250, verba que eu ainda consigo pagar...eh eh. Como depois ainda tenho de o instalar, penso que só estarei operacional lá para o fim da tarde.
(já apaguei o teu comment aleijadinho...eh eh)

Jinhos

10:17 PM  
Anonymous Anonymous said...

Na qualidade de amante da 7ª arte, não podia perder mais um filme do S.Spielberg.
Eu reconheço que as expectativas eram muito elevadas.
Não posso afirmar que detestei o filme, mas os últimos 15 minutos são muito fracos para um realizador como S.S.
Indesculpável.

10:20 PM  
Blogger António said...

Linda e charmosa senhora!
Esqueci-me de a informar que estou a escrever no PC do meu filhote o que o deixa um tanto chateado pois lhe tiro tempo de antena.
Não me contacte até eu o fazer, ok?
Jinhos

(este tratamento por você é muito chic, não é?)

10:53 PM  
Blogger António said...

Amarela, rosa, azul, verde, branca ou de qualquer outra cor, tu és sempre bonita.
Mas fizeram bem em te "obrigar" a mudar de foto.
Assim és tal e qual a diva Greta Garbo!
Já tinhas reparado?
Diva de divina ou divinal!
Jinhos

12:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! East coast land rover Gp 1213 battery Square d type qo circuit breakers effexor for nerve damage Snmp configuration cisco 2600 route Xxl see through womans blouses Build a clay oven Full legnth anal sex

11:45 AM  
Anonymous Anonymous said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! » »

6:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! puppylove wedding invitations phendimetrazine mexican pharmacy How can i quit taking effexor xr Cheap long distance phone calls vermont bellagio hotel in vegas

4:01 PM  

Post a Comment

<< Home