Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Saturday, July 02, 2005

Live 8




Após vinte anos do primeiro concerto de rock organizado com o fim de chamar a atenção do mundo desenvolvido para a fome que se fazia sentir nos países do terceiro mundo, dez concertos decorreram hoje em vários países (capitalistas) com a mesma finalidade.

Daqui deduzo que, duas décadas depois nada mudou em relação à situação da humanidade: uns muito ricos, o norte industrializado que recebe minerais e combustíveis e exporta bens de consumo e equipamentos, e os muito pobres, o sul menos industrializado, que necessita desses bens de consumo e que os compra com o dinheiro das exportações das matérias primas que o norte industrializado consome.

Duas décadas depois, os três quartos de toda a humanidade que vive nos países em vias de desenvolvimento, frequentemente chamados de terceiro mundo, e que existem na periferia das nações desenvolvidas do norte continuam excluídos do progresso.

A ONU publicou em Maio de 1990 o primeiro relatório sobre Desenvolvimento Humano, definindo este como um processo que permite alargar as oportunidades oferecidas aos indíviduos, nomeadamente a garantia das necessidades básicas, o aumento da esperança de vida e o direito à alfabetização.

Depois não sei quantos mais relatórios formulou. Também não sei quantos mais relatórios irá formular.

A solução para o problema? Mais concertos musicais? Daqui a vinte anos?
Mas não certamente, com o Paul Mcarteney, ou o Elton John…

Nessa altura já morremos todos. Uns de velhice… e outros… de fome.



Leonor

16 Comments:

Blogger António said...

Lembro-me perfeitamente do Live Aid.
Foi um acontecimento musical (do género pop-rock-country) muito interessante que segui horas a fio pela TV.
Resultados?
Nenhuns, ou quasi nenhuns, como tu dizes.
Quando é que as pessoas perceberão que não é com frases feitas e "show off" que se resolvem os problemas que atormentam a humanidade.
E isto tomando a atitude super optimista de que alguma vez esses problemas, que todos conhecemos e me dispenso de enumerar, alguma vez serão solucionados.
A história de séculos e séculos diz-nos que não. Mesmo quando parece que as coisas estão bem encaminhadas. Pumba! Mais uma guerra e lá volta tudo atrás.
Mas finjamos acreditar que sim.
Jinhos

9:06 PM  
Blogger saltapocinhas said...

E eu vou dizer-te aqui que ninguém nos ouve que acho que estes concertos não servem para nada!

9:59 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Este tema mereceria uma conversa especial, que não cabe aqui, mas o fim do teu texto está magnífico.
Um beijo
Daniel

11:09 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Somam-se 60 bilhões de dólares em todo o mundo. É pouco! É claro que é pouco, nem é preciso ser-se perito em matemática, para chegar a essa conclusão. O mundo precisaria investir no mínimo o dobro para cumprir a meta acertada em 2000 com a ONU de reduzir à metade a miséria no planeta até 2015. Mais da metade dos recursos vem da União Europeia e de seus países-membros. Entretanto há quem denuncie uma mudança na destinação das verbas. "Raros são os países pobres que desfrutam da maior fatia da ajuda financeira da UE. Os recursos vão sobretudo para onde a UE tem interesses económicos e de segurança", ou seja, os vizinhos no Leste Europeu e no sudeste mediterrâneo da Europa.

Agora os concertos

Entretanto realizam-se estes concertos (que são de aplaudir, sem dúvida, tudo muito bonito) agora pergunto; vão solucionar o quê? Quem dá destino ao dinheiro? Que pobres beneficiam destas acções?

Beijinhos grandes

11:18 PM  
Blogger Mocho Falante said...

é...fico sempre a questionar-me tanto dinheiro e a faramcolgia que sempre tarda, mas o armamento é sempre topo de gama, que coisa tão extraordinária essa, como a máquina da morte está sempre com um pé à frente da máquina da vida, e o dinheiro, onde está o dinheiro, "é que é já a seguir..."

12:54 AM  
Blogger Anna^ said...

Olá Leonor :)
Iniciativas deste género ou de outro são sempre bem-vindas...mas serão elas eficazes?Dizem q mais uma vez querem alertar os paises ricos e o Mundo em geral da pobreza q existe....mas já não o sabemos todos nós???E q tem sido feito,a não ser "enterrar a cabeça na areia"?Urgências deste peso têm q ter TUDO e TODOS a remar para o mesmo lado!

A escolha da foto foi sem dúvida muito boa...q mais há a dizer??!
Gostei muito do teu blog...parabéns :)

bjokas ":o)

12:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Para que valem estes concertos espectaculares se a vontade dos políticos não é nenhuma ?...
Eles "têm mais em que pensar..." !...
Milhões de pessoas se divertiram com o "Live 8"... E fica por aqui... porque os pobres a favor dos quais ele foi organizado, não assistiram ao concerto e nada nos garante se vao beneficiar de algum desse dinheiro que foi obtido a favor deles......
Assim os pobres ficam:
1 - Sem se divertirem no conserto;
2 - Provavelmente, sem o dinheiro;
3 - A "ver" aumentar o seu número;
4 - Desprezados como sempre pelos políticos.
Mas como enquanto há vida há esperança, eles lá continuam à espera, à espera...
O mais cruel é que, enquanto eu fiz este comentário, muitos já morreram......
Beijinhos
Filipe

5:19 PM  
Blogger Leonor said...

António
saltapocinhas
Daniel
Betty
Mocho
Ana
Lazuli
Filipe
Frog

desta vez não respondo um a um, não por falta de tempo, não por preguiça, mas pelo desânimo geral que verifiquei em todos os vossos comentários pela situação mundial.
é que a miséria, existe em todo o lado. sempre existiu. pelo facto de ter existido não quer dizer que tenha de existir sempre.
A solução? já ouvi falar em despesas incrìveis de armamento e confesso que não entendo muito bem.nunca consegui perceber porque se fabricavam armas. mas acredito que isso roube muito dinheiro a outras necessidades que andam por ai.

abraço da leonor

7:47 PM  
Blogger Sr. Jeremias said...

Penso que quem viu (e ouviu) o Whil Smith a estalar não pode ficar indiferente. E a indiferença é o primeiro passo para não se fazer nada.

11:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pois as desigualdades continuam!Os ricos não abdicam daquilo que têm, apesar de dizerem que partilham e são solidários com os mais pobres.Este problema vai esquecer e só daqui a vinte anos outro "live qualquer coisa.."não com os mesmos actores, mas sim com outros é que de novo se vai ouvir falar dele.Boa semana.Bjs.Arte por um Canudo2

12:12 AM  
Blogger Night said...

É um assunto complicado mas mais vale fazer alguma coisa do que nada fazer, mas fome sempre existirá, é um pais deveras problematico, mas basta olhar para o nosso país e ver a fome aqui tão perto e ninguem a fazer nada

2:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

... Lianor e eu sou mais um! Em cada três segundos morre uma criança com fome, ou por doenças para as quais já há muitos anos existem vacinas... só não as recebem por EGOÍSMO LOUCO DESTE MUNDO!!
Bjinhos Ricky

10:49 AM  
Blogger Caracolinha said...

Olá Leonor, directamente dos Contos do Caracol vim aqui "espreitar-te" e dizer-te que vou voltar ao teu blog porque é sempre bom ler coisas que nos deixam a pensar.

O que mais me amargura é pensar que tudo isto podia ser facilmente solucionado ...

Fica feito o convite para apareceres na casquinha do caracol sempre que quiseres.

Uma beijoca Encaracolada ~:o)

11:30 AM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Pensei ser mais um a juntar-me ao muro das lamentações.
Já tinha arranjado um cascol para enterrar a cabeça na terra e não me constipar.
Concertos, manifestações, luta... ndada isto irá modificar a posição dos mais ricos.
Só que...
Por acaso há 20 anos passou a imagem de uma criança muribunda pelos ecrans das televisões. Uma imagem de uma miuda que me marcou...
No zaping que fiz pelos concertos apanhei um com essa imagem. Essa miuda tinha dez minutos de vida.
Foi graças a esses concertos de há 20 anos que essa miuda sobreviveu "in exrtremis" e ontem apareceu sorridente perante as câmaras... Tinaha sobrevivido e agora ia doutorar-se não me lembro em quê.
Foi uma vitória.
Mas o seu sorriso lindo não fazia brilhar os olhos tristes.
Talvez porque não lhe tivessem incutido um espírito de luta, de resistência, ce combatividade...
Às vezes o destino/anjo prega-nos uma partida destas...
Um abraço, amiga.

2:46 PM  
Blogger Monica said...

É a vontade que faz mudar o mundo. E essa, infelizmente, poucos a têem. Desta vez nem o Live 8 deteve os oito grandes de tomar posições contra quem mais precisa. Não fechou as portas, mas pouco as abriu! O Homem perdeu a capacidade de amar e ajudar o próximo,e não acredito que a recupere!

5:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! »

5:51 PM  

Post a Comment

<< Home