Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Tuesday, June 14, 2005

Perdi o campeonato


A festa de fim de ano lectivo começou no dia 1 de Junho. As actividades lúdicas têm sido distribuídas ao longo do mês.

O torneio de futebol entre turmas já começou e já acabou. Entre escolher o capitão de turma, o jogador que ficava na defesa, na baliza, no ataque e ainda quem ficava no banco para as substituições até chegarmos à final, passaram duas semanas a voar.

Facilmente fomos passando de eliminatória em eliminatória com classificações de dez a zero, onze a zero, doze a zero… até ao jogo da meia final que nos levaria ao campeonato a realizar-se no último dia de aulas, se ganhássemos.

Os resultados obtidos ao longo dos jogos estavam a colocar o nosso ego acima da média da modéstia disfarçada. Contudo perdemos a meia final. Os meus jogadores ficaram prostrados no chão, quais Ronaldo, Figo, Beto, olhavam para mim envergonhados. E de certo modo, medrosos porque antes tinha-lhes dito que se perdessem o jogo os chumbaria a todos.

Chegados à sala foi tempo para descansar e numa espécie de mesa redonda soltei o discurso do mau dançarino que diz que o chão da sala está torto.

- Calma! Perdemos porque alguém tinha de perder.
- Sim!
- Um dia é da caça e o outro é do caçador.
- Sim.
- Há mais marés que marinheiros.
- Não está triste professora?
- Não. Claro que não. Nós perdemos mas jogámos bem.
- Sim.
- Participámos com empenho, por amor à camisola que é o mais bonito que há.

Mandei-os para o recreio mais cedo. Já iam mais animados. Aquele discurso tinha sido mais para me convencer a mim do que para convencê-los a eles.
Naquela altura uma colega telefonou-me.
- Estás boa?
- Ahhhhhhhh, acabo de perder o campeonato de futebol. Estou de rastos.
- Bem feita. Queres os troféus todos só para ti.

Na sala dos professores, qual Luís Campos, humilhado pela derrota dos seus jogadores, tive de enfrentar a treinadora da equipa vencedora, qual José Mourinho, com ar triunfante.

Isto foi tudo a brincar, mas penso naqueles homens do futebol a sério que sofrem derrotas a sério e humilhações a sério.

Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! Perdi o Campeonato.


Leonor

12 Comments:

Blogger António said...

Estou a ver que percebes muito de futebol.
Vou-te recomendar ao Pinto da Costa para treinares os juvenis do FCP.
E depois, passo a passo, lá chegarás a Campeão Europeu...eh eh
Jinhos

10:32 PM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Parabéns pela derrota.
Já viste os tubarões dos futebóis a irem à tua escola buscar os teus alunos como craques e rapetarem-te para seres o treinador mericuloso que andam à procura...
Um abraço.

10:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ah Lianor, Lianor não sabia que as tuas demoras na fonte eram por causa da bola... que maravilha de relato, parecia que estava a lêr A BOLA... que discurso de "liderança" que faria inveja ao ... Trapattoni! "Un Italiano vero..." Eu não te encomendo ao Pinto da Costa porque não gosto dele e... gosto de ti, mas recomendo-te para professora dos meus netos... Eu quando fôr "piqueno" quero têr uma "fessora" assim...
Bjinhos Ricky

9:48 AM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Interessantíssimo! A qualidade vem sempre associada ao espírito competitivo, por que será? Por mais que eu não quisesse que assim fosse, a vida vai-me mostrando que existe um padrão... e nenhum mal virá ao mundo, quando se sabe perder. Mas custa, não é?
Um beijo
Daniel

2:06 PM  
Blogger M.P. said...

Olá!! Apesar de estar mesmo cansada vim aqui agradecer-te as palavras amáveis que deixaste em "minha casa"! E também contradizer-te no que respeita às minhas ilustrações!! Há por aí gente com fotos tão LINDAS!!! E com tanta QUALIDADE! Eu apenas sinto o que vejo e adora este descoberta permanente que é passar po lugares mais que conhecidos e vê-los pela primeira vez!
ADOREI as tuas resportagens de fim de ano lectivo! :)**

10:29 PM  
Blogger Night said...

Grande treinadora, perdes-te mas acredito que no futuro muitas vitorias surgirão, pois mentalidade ganhadora não te falta, parabens, gostei muito de ler

10:08 AM  
Blogger r.e. said...

comparares o sabor da tua derrota ao dos jogadores profissionais parece-me injusto. a não ser que também andes de lamborghini diablo, e tenhas o mesmo tipo de "estímulos", ganhando ou perdendo. o que não intuo ser o caso. a tua derrota é muito mais penosa para ti do que a deles para eles. :) há que treinar para o próximo campeonato. beijinho. J.

11:52 AM  
Blogger augustoM said...

Leonor, a sério ou abrincar, a competição é sempre mais importante que a participação. Na minha filosofia de vida não há competição, pois esta acaba sempre por ser descriminatória, só participação que não quer mais do que confraternizar. Glória aos vencedores e morte aos vencidos nunca fez muito o meu género.
Sempre fui contra os vencedores, não gostando, contudo, de ser perdedor.
Mas para lá deste à parte, fiquei muito contente ao saber dos seus dotes de "mister", como agora se diz, mas aconselho a não entrar para a liga de clubes.
Um abraço. Augusto

2:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

"Jogava" futebol em miúdo. Cinco minutos depois estava todo molhado, parece que me tinham atirado a uma piscina. Mas um bom "campeonato" é a VIDA. E ganhar esse campeonato é acordarmos no dia seguinte, "com os dedos dos pés a mexer"... Leonor: Sinceros votos de muita saúde. Para não "ficarem a chorar" os mesmos votos para quem visita este maravilhoso Blog. Bjs.

8:00 PM  
Blogger Leonor said...

António
Pois calro, Campeão Europeu é a minha meta.

José
tens razão. Assim evito os raptos.


Frog
foi, Frog, foi, a vitória da experiência da derrota. Qualquer experiência, desde que suportável, é gratificante.

Ricky
esta Lianor anda sempre a partir os cântaros...

Micróbio
para o ano, Carlos, compro a equipa adversária.Ai, compro.

Daniel
eu trabalho muito por amor à camisola. Mas, perder, custa sim senhor, mesmo que seja a feijões.

Manuela
Fotos lindas como as tuas, posso dizer, que só o meu marido é que as tira.

Wolf
que bom que gostaste. muito obrigado.

Rudolfo
ahhhhhhhhhh! "granda lata" comparar a minha derrota com a dos grandes. tens razão. a minha derrota é mais sentida.

Augusto
vou seguir o teu conselho e largar o futebol para sempre.

Filipe
bem vindo de novo ao mundo dos blogs. muito obrigado pelo elogio.


abraço a todos

9:02 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Tadiiiiiiiiiiinha!!
Mas é verdade, por mais a brincar que seja ninguém gosta de perder. Perder e convencer os putos de que para uns ganharem outros têm de perder. Mas que os outros naõ sejamos nós.
E tenho andado desaparecida por excesso de trabalho...não tens por aí umas fichas giras? Estou FARTA das minhas e sem um pingo de imaginaçõa!

1:02 AM  
Blogger Leonor said...

Saltapocinhas
tenho imensa coisa de "fichas". tenho dividido por anos´, meio fisico, LP, mat, exp plas.. posso mandar-te por anexo.

Cokas
é. queremos sempre o melhor.

beijinho para as duas

9:47 PM  

Post a Comment

<< Home