Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, June 29, 2005

Maria da Conceição

Na festa final de ano lectivo cantámos Maria da Conceição. Umas quadras lindas do nosso folclore que falam de enamoramento.

Os versos são cantados ao som de reco-reco e tambores num ritmo sempre igual, numa cadência repetitiva e seca, o que causa alguma estranheza a ouvidos habituados a variações melódicas de acordes perfeitos de Sol, Si, Ré com que os Beatles cantam Love, love, love me do, you know I love you

Contudo o tal ritmo até se torna cativante se estivermos dispostos a apreciá-lo.


Maria da Conceição


De baixo do rio nascem
Violetas ao comprido
Já me vieram dizer
que queres casar comigo

eu casar contigo sim
mas por ora ainda não
amanhã por estas horas
te darei o sim ou não.

Amor, se queres que eu te escreva
Dá-me a tua direcção:
- eu sou lá da Monsatela,
Maria da Conceição

Maria da Conceição
Oh! Que palavra tão doce!
Dava-te o meu coração
Se o teu ao meu leal fosse.

Debaixo do rio nascem
Violetas amarelas
À porta do meu amor
Está um lindo ramo delas.

20 Comments:

Blogger José Gomes said...

Leonor,
Quer dizer que já estás de férias...
Não conheço a música da Maria da Conceição, mas pelo desenvolver do poema, deve ser gira.
Descansa e recupera forças para o próximo ano.
Um abraço

8:57 PM  
Blogger António said...

Tás a ficar muito popular...eh eh
Jinhos

10:09 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Não conheço nada de Maria da Conceição, mas gostei dos versos. Ainda bem que a deste aqui a conhecer.

Beatles! Não gosto!!! que me desculpem os fãns!


Folclore, a voz do povo.

Alma pura a do folclore
É sentir, sem lhe dar explicação
É tudo aquilo que vem do povo.
E nasce livre no coração

Um beijo grande

10:23 PM  
Blogger saltapocinhas said...

é gira! não podes trautear para eu ouvir??

1:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oh Maria da Conceição,
apareceste-me outra vez,
tu que tens a solidez,
das coisas do coração!

Foi bom relembrar... está dito atrás, folclore é voz do povo!
Mais uma bonita página, Lianor
Bjinhos Ricky

8:05 AM  
Blogger augustoM said...

Leonor, se eu fosse criança queria andar na tua escola. Uma professora como tu deve ser coisa rara encontrar hoje. O brilho carinhoso com que contas as vivencias escolares bem o demonstram.
Um abraço. Augusto

2:18 PM  
Blogger Mocho Falante said...

O interessante era termos a versão audio deste post tão simples mas tão bonito.

São professores assim que nos fazem acreditar que ainda há quem leccione por amor

6:04 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Não conheço... mas é português e popular, deve ser bom de escutar :)
Um beijo
Daniel

7:40 PM  
Blogger Leonor said...

Jose
não,ainda não estou de férias. como todos os funcionários ´públicos também só tenho um mês de férias. aiiiiiiiiiiii! rs

António
popularucha...

Betty
não gostas de beatles? respeito... mas tenho pena que não gostes.
então e os Doors, e os Magna Carta, e o Neill Young, e o Cat stevens, e a Joan Baez, e os roling stones?
Não?

Saltapocinhas
ainda não vi a ficha que me mandaste, mas prometo que em breve...
se eu conseguisse trautear... olha é uma coisa assim... pum, pum, pum, rssssss

Ricky
o folclore tem coisas estranhas. ou se gosta e ouve-se ou então foge...

Selma
aguardo-te.lá irei também

Zézinho
obrigado pelo teu apreço valioso.

Frog
...e paradoxalmente, quantas vezes mais simples mais complexas.

Augusto
na vida já quis ser muita coisa e uma delas professora. tive a sorte de consegui-lo.e gosto, gosto muito.mas olha... há muitas professoras como eu, que gostam muito do que fazem.

Mocho
ando a tratar de saber colocar músicas aqui no blog mas qualquer coisa no template faz-me tremer da cabeça aos pés.

Daniel
é lindo. foi cá uma batucada... e depois era ver quem acompanhava o volume dos tambores... rs

abraço a todos da leonor

9:14 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Só não gosto dos Beatles :))Todos temos uma panca!!! Que posso fazer!

Dos outros gosto de TODOS

Beijinhos

9:38 PM  
Blogger isa xana said...

estou de volta:)

deve ser bem giro ver os miúdos a cantar esta música:)

beijito

11:31 PM  
Blogger M.P. said...

BOM DIA!BOM DIA! Que lindos malmequeres e o "tune"...bom.. esse não conheço! :/ **

9:20 AM  
Blogger Mocho Falante said...

Companheira de missão:

quando quiseres uma ajuda para dar ainda mais cor ao teu blog diz, posso dar-te uma mãozinha no sentido de se tornar também este um blog musical. Eu também recebi uma dica de uma blguista para poder ter música por isso basta pedires.

Um abraço

10:59 AM  
Blogger Night said...

Não conheço, nunca fui fã de folclore, mas ve se consegues por musica e nos das o prazer de ouvir essas quadras ;)
Bjs*

11:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Mto fixe!!! :)

2:14 PM  
Blogger Leonor said...

Betty
pronto, não gostas. a mim pôe-me bem disposta.e gosto do sweet lord do george harrison...e do imagine do jonh lennon

Isa
até que enfim. já sentia a tua falta.

Lazuli
não sou eu. é a Betty que não gosta. mas pronto! não gosta, não gosta. (temos de convencê-la)

Manuela
já pensava que me tinhas abandonado...

Mocho
Ok. vou aborrecer-te com perguntas e mais perguntas.

Wolf
vou tentar, vou tentar

Jlbm
Nice.

10:50 AM  
Blogger Leonor C.. said...

Leonor, Leonoretta, por fim eu, Lianor pela Verdura, encontro outra cathopa chamada coma eu!Que saudades me faz essa cantiga... muito antiga... contudo intemporal!Era eu menina e moça quando a cantava. Bem-hajas por me fazeres assim recordar momentos tão gratos da minha infância! Voltarei mais vezes. Bjs.

11:50 PM  
Blogger Roberto Iza Valdés said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:02 AM  
Blogger Unknown said...

Vou deixar um endereço onde se pode ouvir (e descarregar) a Maria da Conceição numa gravação datada de 1963 do Rancho Folclórico de Monsanto, uma preciosidade, a meu ver. Como levei daqui a letra, deixo a música. Saudações!

http://sonoridades.catus.net/Fonoteca/beirabaixa.htm

11:58 PM  
Blogger Unknown said...

Olá. Para completar a informação, vai a letra desta versão e a página de entrada do site, com músicas de outras regiões do país, para além da Beira Baixa. http://sonoridades.catus.net/fonoteca.htm


Maria da Conceição

Grupo Folclórico de Monsanto (1963)
Rcolhas de E.V.Oliveira / Portugal 1963-65

Em volta do rio nascem
violetas ao comprido
Já me vieram dizer
que não queres casar comigo.

Eu casar contigo sim
mas por ora ainda não
Amanhã por estas horas
te darei o sim ou não.

Amor, se queres que eu te escreva
dá-me a tua direcção:
- sou de Monsanto na Beira,
Maria da Conceição.

Maria da Conceição
Oh! Que palavra tão doce!
Dava-te o meu coração
se o teu ao meu leal fosse.

Em volta do rio nascem
violetas amarelas
À porta do meu amor
está um lindo vaso delas.

3:36 PM  

Post a Comment

<< Home