Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Friday, June 24, 2005

Bambolero, bambolera, porque es mi vida y yo la pefiero vivir asi




O Paulo tem 14 anos e é cigano. Já repetiu o 2º ano várias vezes. Comigo fez o 3º ano este ano.
De temperamento emocionalmente instável e de algumas dificuldades de aprendizagem, é portador de um programa educativo individual.

O Paulo levou os dois últimos períodos a entrar e a sair da sala de aula sempre que lhe deu na real vontade. Saía para espairecer do trabalho forçado na aula. Entrava para se lavar da culpa de não lhe apetecer trabalhar. Por outras palavras, dois terços daquilo que poderia ter aprendido reduziu-se a zeros. Todavia, lá evoluiu um pouco, na leitura, trampolim para outros cálculos mentais que ainda não adquiriu.

Passei-lhe sermões a fio que pouco tiveram a ver com o reforço positivo de Piaget ou a tolerância de Brunner. Apesar da paciência dele se esgotar algumas vezes nunca se virou contra mim, física ou verbalmente. Levantava-se e disparava pela porta fora, gritando com leve tom a canção que só os ciganos fazem: Aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, mãeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

No fim do ano eu disse quem passava e quem não passava. E durante o discurso nunca mencionei o nome dele, pelo que o Paulo, no fim, perguntou-me: e eu, professora?

Decidi fazê-lo sofrer. Para ver se ele apanhava um susto e se com esse susto ele visse que há um tempo para brincar e outro para fingirmos que algumas coisas são a sério.
"O teu caso vai a Conselho Escolar porque eu não te passo. Não posso passar uma pessoa que nunca esforçou." E com a cara mais zangada deste mundo deixei o assunto como encerrado.

Ainda que andasse pesaroso, o Paulo nunca deixou de frequentar as aulas até ao fim, esperando estoicamente pela decisão do Conselho Escolar. No penúltimo dia, passei-lhe não só o último sermão mas também missa cantada.

- Se passares Paulo, reza para que não fiques comigo para o ano porque a partir do momento em que saíres por aquela porta não entras mais. Reza Paulo, reza para não ficares comigo.

- Rezo sim professora, para ficar consigo outra vez.

As lágrimas apareceram nos nossos olhos. Mas a socialização faz-se devagarinho num processo de água mole em pedra dura no coração dos indivíduos, deixando marcas de conduta contraditória à nossa intenção e, assim, ambos baixámos os olhos para os nossos sapatos para não vermos a comoção um do outro porque um homem não chora e as professoras não podem ver um homem a chorar.



Leonor

14 Comments:

Blogger José Gomes said...

Aiiiiiii Leonor,
Hoje apanhei duas vezes forte e feio.
A do Viriato dizes aquilo que a história diz para dizer que foi... ele foi muito mais que líder, muito mais que pastor, agora chamar ladrão a um estadista até admirado pelos romanos...
Ai as voltas que dá este tempo!
Quanto ao cigano da tua classe quero dizer que as lágfromas saltitaram por estes olhos cansados: pelo dito do miúdo e pelo brilho de orgulho que deve ter luzido nos teus olhos.
Bom fim de semana.
Um dia direi a história do Viriato...

7:14 PM  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi minha amiga....

Lindo...
mas uma pessoa linda como tu... tem de ter histórias lindas como esta...
imagino o quanto os teus alunos devem adorar-te....mas sei que mereces.
Beijokitas com carinho e muita amizade,

7:47 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Leonoretta!
Como estou feliz de te ter aqui assim, homenageando a vida e cantando hinos de afecto, de afectos.Como estou feliz por te sentir feliz e solta, brincando alegremente com a vida, como tão bem sabes fazer. Sem desperdiçares o teu talento precioso, criativo, fabuloso. Educar é isso mesmo, é primeiro que tudo partilhar afectos e depois, só depois o conhecimento. Ás tantas é uma amalgama tal que quase se confundem. E qdo isso acontece... acontecem histórias de ciganitos e de gentes várias, pouco motivadas para o conhecimento mas bem disponiveis para o afecto. Nada será como dantes na vida desse ciganito. E tenho a certeza que aprendeu neste ano mto mais do que aquilo que pretendeste ensinar-lhe ou do que fosse passivel de avaliação curricular. E para o proximo ano, ficando na tua sala, vai estar mais disponivel para aprender mto maissss!

Beijinhos e até já (sim, agora que descobri este sitio lindo não penso em largá-lo mais!)

8:18 PM  
Blogger António said...

A escola deve ser um manancial inesgotável de histórias como esta, para escrever e guardar.
Usa-o!
Jinhos

10:23 PM  
Blogger M.P. said...

OLá, Leonor... Nestes momentos dá-se um nó na garganta , não é? Eu não posso mesmo ver ninguém chorar... Mas porque não aceitar que um homem também chora e que os Professores têm coração mole e também sentem? :)**Bom fim de semana!

10:48 PM  
Blogger Night said...

Bonita esta historia, não deve ser fácil lidar com algumas situações, vida de professor não é facil, mas foi bom ver que os teus alunos gostam de ti.
Só um aparte, os homens tambem choram, chorar não é um acto de covardia mas sim um acto de coragem em demonstrar o que nos vai na alma quando estamos tristes
Bjs*

12:19 AM  
Blogger Mocho Falante said...

Olá!!!

Só tenho duas coisas a dizer quando li este blog que por sorte encontrei através da querida Sebenta!!!

É desta forma que se percebe o que é ser de facto professor
A segunda coisa que digo é que as lágrimas me cairam porque os homens também choram...e se choram

Obrigado

12:23 AM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

A tua história é comovente, mas tão comovente! Lindíssima essa forma sensível e tão humana com que tratas as "tuas crianças" És MARAVILHOSA! Obrigada por seres a pessoa que és.

Um beijo com muita amizade

2:11 AM  
Blogger th said...

Uma mulher da minha idade já não chora muito...mas comove-se ainda bastante. Que pena haver tão poucas professoras como tu! sabemos que estas crianças, em casa, não teem a atenção que lhes é devia e só podem mesmo contar com os professores e os poucos atentos adultos que os rodeiam. Beijo reconhecido...th

9:58 AM  
Blogger Leonor said...

José
Cada um é o que é e Viriato foi o que foi.apesar de alguns feitos seus mais negativos, teremos sempre de o inserir na sua époce a perceber porque aliviava os viajantes.rssss
eu falo sempre no Viriato e já agora na gesta de egas Moniz também. gosto.

Isabel
penso que sim, que gostam de mim principalmente por eu ser transparente e verem que também tenho defeitos.

Ana Joana
não te conheço. é a primeira vez que passas no meu blog. mas desconfio de quem sejas, pela maneira de escrever que é a tua maneira de falar. mas não juro,não juro...

antónio
é o que faço. caio no exagero, eu sei. mas se perguntares à saltapocinhas ou à cokas, elas dizem-te: é impossivel nao falar na escola.

Manuela
já tinha saudades tuas aqui neste espaço.ainda bem que apareceste.

Wolf
penso que sim. que nao nos devemos envergonhar e mostrar os nossos sentimentos.é o que passo aos miudos, quando ainda sao tábua rasa como diria Locke.

Mocho falante
já passei pelo teu sitio. gosto muito de visitas novas.

Betty
sempre atenta e carinhosa. obrigado eu.

theo
conheci-te ha oito dias e gostei de estar contigo por uma razao simples: nao tens idade e sabes estar e ser.

abraço a todos da leonor

1:06 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Aiiiiiii, mulheriiiiiiii, que gosto tanto de te leriiiiiii
Um beijo
Daniel

6:52 PM  
Anonymous Anonymous said...

... não vale Lianor, puxares assim por uma lágrimita...
Quando fôr aluno quero ter uma professora assim...
Ricky

11:36 AM  
Blogger SilenceBox said...

Uma história muito comovente!
Parabéns por seres uma boa professora!

:)*

P.S. - Já alguma vez tiveste alunos surdos integrados?

6:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

Best regards from NY! Championship bodybuilding Gerneric vardenafil car alarm cincinnati Recover lost data company Norton+online+virus+scanner Teen blowjobs 36d Chrysler employee discounts Math lesson phone plans Pre school kitchen equipment Land rover birmingham michigan Incorporate fl panty pissing

7:51 PM  

Post a Comment

<< Home