Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Sunday, June 12, 2005

Este vate que me tem cativa


O concelho de Constância está situado na confluência dos rios Tejo e Zêzere, integrando a sub-região do Médio Tejo, bem como em termos turísticos, a Região de Turismo do Ribatejo. É limitado a norte e a nascente pelo concelho de Abrantes, a sul pelo concelho da Chamusca, e a poente por este último e por Vila Nova da Barquinha.

Em Constância, viveu o meu grande poeta que me ensinou a amar a minha língua materna através de jogos de palavras entrelaçadas em perífrases, hipérboles e hipérbatos, numa construção semântica que coloca todo o meu sentir na grande amplitude que é o homem como parte integrante do universo.

Desde o dia 10 de Junho até ao domingo seguinte, festejam-se em Constância as “Pomonas Camonianas”. Inventa-se uma feira medieval e as crianças da terra participam activamente em espectáculos.



Fazia calor. Eu transpirava. Imagino o pagem e a donzela dentro daqueles veludos. Mas, mudam-se os tempos… mudam-se os climas. Pois… naquela altura, na Idade Média e mesmo depois no Renascimento, as grandes potências mundiais ainda não tinham esburacado a camada de ozono com as suas experiências nucleares e o clima devia ser mais ameno.

Mas o que é que eu estou para aqui a dizer…!? Este desabafo é para outro post!!!




Uma vez o meu filho perguntou-me:
mãe, na feira quinhentista vende-se tudos a quinhentos?
(ainda estávamos na época do escudo).


Eu e o meu poeta em Constância

Luís,
Não tenho o misticismo de Bárbara
Nem a angelitude de Laura
Nem a amenidade de Lianor

Sou a Leonoreta
Que na lambreta
vai destemida
pela estrada preta.



"Avíçaras, capitão,
Meu capitão general!
Já vejo terra de Espanha,
Areias de Portugal.
Mais enxergo três meninas
Debaixo de um laranjal:
Uma sentada a coser,
Outra na roca a fiar,
A mais formosa de todas
Está no meio a chorar".

(In A Nau Catrineta)



O sítio, lindo, bastante arborizado, onde convergem as águas verdes do rio Zêzere e as águas azuis do rio Tejo.



Foi mais uma reportagem da Repórter X. (rssssssssssssssssssssssssssssssss)

15 Comments:

Blogger Isabel Filipe said...

Oi Linda....

Bela reportagem... como sempre...
Adorei...

Beijokas

4:53 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Obrigado por lembrares a Nau Catrineta e, mais uma vez, o Camões. És um exemplo de como é possível passar fins de semana divertidos no meio de visitas e ambientes culturais. Contigo, as visitas melhoram com certeza...
Um beijo
Daniel

5:20 PM  
Blogger António said...

O Camões era de Constância?
Puxa!
Segundo os meus registos no disco mole cerebral era de Coimbra. Embora sempre tenham havido dúvidas.
Agora a versão adoptada é Constância? Ok
Já aprendi, professora...eh eh
Jinhos

6:09 PM  
Blogger António said...

Estou a ficar senil!
Tu escreveste que ele viveu, e não que nasceu, em Constância.
De qualquer modo, não sabia.
E sempre nasceu em Coimbra?
Ou ainda não se sabe ao certo?
Jinhos

6:13 PM  
Blogger BlueShell said...

hehehheh...também gostei de aqui vir. Grata pela visita.

Um beijo acompanhado de um sorriso,
Bshell

9:39 PM  
Blogger José Gomes said...

Amiga Leonor, Mais uma vez embalado numa viagem por terras de Portugal...
Não conheço Constância, mas o Reporter X levou-me por essa terra numa viagem alucinante.
Cda vez aprendo mais contigo.
Que raiva não ser um dos teus alunos!
Um abraço, amiga.

9:40 PM  
Blogger Leonor said...

Isa
gostei do "linda". senti-me querida.

Daniel
corei com o elogio. vamos ver se quem me acompanha pensará o mesmo, rs

António
pois... já viste o lapso.creio que não se sabe ainda ao certo onde é que o poeta nasceu.

Blueshell
mais rápido que a nossa troca de visitas não deve haver, rsss
obrigado eu também

José
também eu não conhecia Constância e foi uma oportunidade formidável de conhecer mais um pouco deste país à beira plantado.

10:29 PM  
Blogger Leonor said...

Obrigado pela vossa visita.

10:30 PM  
Blogger lobices said...

...venho agradecer e retribuir a amável visita ao meu sítio
...esta tua "reportagem" fez-me lembrar umas férias que fiz na Estalagem do Lago Azul em Ferreira do Zézere; já lá vão uns anitos mas ainda por lá passei em 2003
...

12:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Reporter X em cima do acontecimento. Desta vez viajou até à época quinhentista e foi descobrir o seu poeta preferido.Dedicou-lhe uns "quadreto" que acho muito giro
"Sou a Leonoreta
Que na lambreta
vai destemida
pela estrada preta."Força repórter X.Beijinhos.Arte por um Canudo 2

12:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Reportagem com assinatura... Eu estive lá, e posso comprovar... Lianor de lambreta? Esta Lianor, vai sempre certinha...
Este vate que te tem cativa... tem cativeiro grande...
Bjinhos Ricky

11:06 AM  
Blogger Leonor said...

Frog
as terras de Portugal são lindas

Lobices (assim de repente acho que nao sei o teu nome)
obrigado e volta mais vezes

Agostinho
o quadreto foi mais ou menos roubado ao nosso António Gedeão

Carlos
um dia destes a reportagem é bem capaz de ser no castelo de Almourol

Ricky
foi um dia bem passado.

abraço da leonor

9:00 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Copiona!! Também tenho uma foto ao colo do Camões!!

12:59 AM  
Blogger Mitsou said...

Gostei muito da tua reportagem. Sabes, ando há anos para ir a Constância mas agora ainda fiquei com mais vontade. Bjs :)**

2:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

Enjoyed a lot! http://www.call-center-software-9.info Shareware texas holdem Image washers zyrtec Ativan hospice Thong lingerie sex Cadillac ecm coeds Levitra agendas Cybersitter key Email promotion marketing Ip video conferencing Gay vintage wrestling buy didrex

12:53 AM  

Post a Comment

<< Home