Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Tuesday, April 11, 2006

Cultural Mente

Pois é!
De repente, a uma quinta feira, uma dor insuportável ataca-me o lado direito, logo abaixo do peito. Nunca me tinha acontecido e deixei passar uns dias para ver senão era reumático. Sim! Porque o reumático é o grande bode expiatório de tooooooooooooooodas as doenças. Ao fim de dois dias a dor persistia e, na terça feira seguinte à tal quinta feira, lá fui eu ao médico. Exames para aqui, exames para ali. E mais uns remédios.

- Isso dói? Perguntei-lhe desconfiada dos exames.
- Minha senhora, se calhar dói menos que essa dor que aí tem.

Há perguntas abertas que convidam ao diálogo. Porém, não era o caso daquela a que, cuja resposta, me calou de uma vez.

Fim de semana à porta. E na camioneta, com direcção a Lisboa, a dor agudizou-se. A minha cor desvanecia. Gotas de suor corriam pela testa. Arrepios de frio invadiam-me a coluna vertebral. Esforçava-me por não vomitar devido ao cheiro de Chanel nº 5 de uma senhora com o rosto bem empoado de pó de arroz. Se bem que não preciso de problemas de vesícula para me agoniar com esse aroma.

No dia seguinte, a dor continuou. Não podia respirar fundo porque, cada vez que o fazia, a marafada dava alfinetadas incríveis e tal facto fez-me reparar que respirava fundo mais vezes do que eu pensava.

O VP arrastou-me para o hospital mesmo depois de lhe prometer doses reforçadas de batatas fritas e em vez de um ovo a cavalo no bife, levaria dois. No hospital, fui atendida com relativa urgência. Deram-me uma fita amarela, ou seja, entrei às 16h e saí às 22h e 30m, ameaçando numa voz em tom de La na clave de Sol que eu tiraria do braço o adesivo que segurava o balão de soro já completamente vazio.

Concluindo, era vesícula sim senhor…e ainda mais… pedra no rim também. Muito bem!

Esta conversa toda tem por intuito explicar a minha ausência àqueles que já sabem que publico aos sábados e fazem a gentileza de me visitar e lerem as palavras que solto por aqui.

Mas esperem! Ainda não acabou. Entre as minhas visitas ao médico de família e às urgências do hospital fiz um site (Cultural Mente) dedicado à publicação de eventos culturais de todo o país com a intenção de quem ler as referidas publicações, participar nelas, se estiver interessado.

Por exemplo, estou a lembrar-me de um possível concurso literário na Biblioteca de Almada que começa hoje e termina dois meses depois, ou ainda, as noites de Poesia de Vermoím que o José Gomes organiza na cidade do Porto, ou ainda o movimento literário da Comunidade de Leitores da Cultur Gest em Lisboa. E olhem que não é só divulgar. É também dizer de vossa justiça a vossa opinião sobre tais eventos. Esse é o ponto mais importante do tal site.

E aqui vai o link.

http://groups.msn.com/CulturalMente/pginainicial.msnw


E já estou melhor. Obrigado pelas vossas palavras de preocupação e conforto.

Da Leonor

45 Comments:

Blogger isa xana said...

espero que já te sintas melhor, querida leonoretta*

9:42 PM  
Blogger Luh said...

Melhora rápido menina. Mania das grandezas a tua. Não te chegava uma coisa?
Uma que só usa Chanel 5. :-P
Boa Páscoa
Mudei o nick...(LH)

10:56 PM  
Blogger António said...

Querida Leonor!
E eu que tive o palpite que estavas doente...
Mas se já estás melhor, ainda bem.
Até já fizeste um post e criaste um site.
Será que isso foi feito enquanto esperavas no Hospital ou no Centro de Saúde? eh eh
Fico muito contente por regressares. Sabes que gosto muito de ler o que escreves.
E últimamente tem saído da blogosfera algumas das pessoas de que eu mais gosto.
Enfim...c'est la vie...

Obrigado por teres ido ao meu blog ler o post do mentiroso. Não sei se leste o anterior?

Um beijinho muito especial (para que fiques boa muito depressa)

11:28 PM  
Blogger almaqueabsorveaslagrimas said...

Querida Leonor, porque estamos em epoca de pascoa e apesar de estares doentita e eu sei que vai passar porque és do tipo de pessoa que nao gosta de fikar doentita :D desejo.te tudo de bom e do melhor e come umas amendoas por mim ;)

Ainda pensei que era qualquer coisa a nivel de pulmoes.. é o que sinto quando a primavera chega. e brinka dessa maneira comigo. LOL fico completamente morta viva. Mas tudo isso para nos ensinar a dar valor ao nosso corpo. SE TA A DOER E PARA IR AO HOSPITAL VER. disse-me o meu médico num dos sermões em que fui de urgencia para o hospital levar vapores para ver se respirava melhor ;) enfim coisas da vida

Uma feliz pascoa minha linda

beijo grande com ternura *****

11:47 PM  
Blogger Carlos Gil said...

Há coincidências danadas, no caso que nenhum de nós desejava, estou certo! não é que ontem estive eu abananado com cólicas renais? será tb pedra, como tu, certamente; já tive, e conheço-lhe os sintomas...
Passei por uma experi~encia triste mas com resultado aceitável: por un local que deveria ser exclusivamente de saída meti um torpedo analgésico que amenizou a coisa (isto de chegar aos '51' tem destas!... já nem doente se pode estar, pior ainda se se pensar em ver um filme de cow-boys tsss tssss), ntretanto o calhau parece ter mudado de poiso, e não chateia.
Olha, melhoras rápido! e coragem, não há pedra que nos vergue!!!!

2:21 AM  
Blogger Bárbara Vale-Frias said...

Ainda bem que já estás melhor, querida Leonor :)

Eu estou mais ou menos de volta :)

Deixei mensagem no meu blog.

Bjs

3:06 AM  
Anonymous JMC said...

Optimo, ainda bem que assim é, e que as melhoras estão aí, para qualquer dor ou doença, temos de ter uma mentalidade á altura, para não sermos dominados pela dita.
A probabilidade de não nos sentirmos bem ou até de ficarmos doentes, pode muito bem acontecer quando não estamos 100% bem emocionalmente ou fisicamente, baixamos a guarda e zás, aí estão elas para nos colocarem ainda mais em baixo, daí que a nossa reacção quanto as mesmas tem de ser de grande intencidade de força e de querer.
Quanto ao Cultural Mente, é uma boa iniciativa, que para quem está na area da cultura, é mais uma forma de colocar a disposição de quem quizer uma nova maneira de se informar das actividades culturais de uma forma simples, podendo ainda participar e comentar, vou concerteza ser um leitor interessado.
Desejos de rápida recuperação.

JMC

9:40 AM  
Blogger Isabel-F. said...

Oi Leonor,

Espero que estejas melhor e completamente restabelecida. Já fui espreitar a tua Página nova...desejo-te os maiores sucessos...e já sabes...se precisares de alguma coisa...conta comigo.

Beijinho grande

9:49 AM  
Anonymous Ana Joana said...

Um beijinho com votos de completo restabelecimento do teu estado de saúde.

Aproveita bem as férias e a companhia dos teus homens para recuperares as energias.

Muito mimo, já que as amendoas não serão amigas da tua visicula e o mimo adoça mais.

Beijinhos para vós os 4
Ana Joana

10:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

...rídiculo...

10:45 AM  
Blogger O Micróbio II said...

Vê lá se dás cabo desse "calhau" que tens, quanto antes! :-)

10:55 AM  
Blogger Leonor C.(nokinhas) said...

Pois... eu já por aqui tinha passado várias vezes! A situação em si não tem graça, mas ainda me ri. O meu estômago também anda em conflito comigo. Quase podíamos escrever sobre: "A revolta das vísceras"! Que tal a ideia?
Desejo-te rapidas melhoras (sem cheiros a Chanel nº.5...)mas com a possibilidade de comeres alguma amêndoas sem que a tua vesícula se zangue contigo.

Beijinhos

12:10 PM  
Blogger augustoM said...

Estranhei a falta de publicação no sábado, mas tudo podia ter acontecido.Espero que tenha sido só um susto, e que as melhoras sejam rápidas e definitivas. Senha amarela é a senha base do hospital, a vermelha é para quem entra sem cabeça, ou para quem a vai preder pela demora do atendimento. Cultural Mente, penso ser um projecto interesante, claro que vou dar a minha contribuição.
Um beijo. Augusto

1:14 PM  
Blogger Mocho Falante said...

ai Leonor espero que a maldita te tenha largado de vez...sei lindamente do que falas porque assisti às crises da minha mãe antes de ser operada à vesicula....

Ainda bem que tás melhor. Quanto às sugestões, vou lá dar uma espreitadela e depois direi da minha justiça.

Beijocas e vê lá a gula pascal

2:59 PM  
Anonymous Cristina said...

Olá minha linda... espero que agora já estejas bem.
Cuida-te
Beijinho grande
Cris

6:47 PM  
Blogger a.s. said...

boa tarde, leonor

votos de boa páscoa

um beijinho para si

alice

8:53 PM  
Blogger individuo said...

Três coisinhas que te quero deixar:

1. Boa ideia a de teres criado um site dedicado à divulgação cultural. É preciso, é preciso... Já não posso com aqueles cartazes cosmopolitas da TV! Mas olha lá, vais mostrar eventos em TODO o país ou sá nas grandes metrópoles como é costume?
2. É verdade, dexei de escrever no meu blog. Agora estou a trabalhar quase todo o dia, não me sobra tempo de qualidade para escrever tolices e como também o "Vá-se lá saber" não tinha grande feedback... Enfim, acho que condenei definitivamente as minhas teorias à clausura!
3. Folgo em saber que já estás melhor da tua saúde. Ainda bem. 8)

Fica bem

9:27 PM  
Blogger Leonoretta said...

Para JMC

de facto assim é. mente sã em corpo são, terrivelmente ligados numa sistémica. o corpo não está bem e a mente ... ai vai ela abaixo por muito que lute para se manter de forma lúcida.

ainda bem que gostou da iniciativa do cultural mente. espero que participe activavemente e que no fundo corresponda a todas as nossas espectativas.

abraço da leonoreta

9:31 PM  
Blogger Leonoretta said...

Para Ana Joana

oiiiiiii. viva!
já estou boa. fiquei a saber que tinha vsícula e que não era so uma coisa que eu dava em ciências.
eu que me gabava a toda a gente de não sofrer de nada a nao ser de electricidade.

rssssssssssss

beijinhos da leonoreta

9:39 PM  
Blogger Leonoretta said...

Para o Anónimo

rídiculo, pois então!
e porque não?

mas acabei por não saber o que é rídiculo.

por exemplo, ridículo é o anonimato. podia ter assinado como chico das couves... mas anónimo?!

... ridículo.

seja como for, abraço da leonoreta

9:42 PM  
Anonymous IO said...

Puxa, que ele há koisas que atacam a dois, tb o Gil Xicuembo andou de gatas... - fico feliz por vos saber melhor aos dois e vou já espreitar o novo site, que me parece muito útil!! - beijo para ti e teus, IO.

10:44 PM  
Blogger António said...

Querida Leonor!
Eu bem me queria parecer que não tinhas lido o post do rapaz emotivo e primário (que deu uma interessante controvérsia).

Beijinhos

11:06 PM  
Blogger luis manuel said...

E dói mesmo !!!
Melhor ainda seria passar novamente por aqueles momentos, quase sempre intermináveis, em que se quer regressar a casa...!
Há, pois! Mesmo sendo um pesadelo ! :)
E depois há o olhar sobre os jovens (filho incluido) e a saudável amizade que eles apresentam.
E até a escrita no blogue e no Culturalmente.

Por isto e com isto tudo, se calhar já não dói tanto. Ainda que incomode ...

As melhoras, e um abraço

12:46 AM  
Anonymous batista filho said...

Querida amiga, espero que estejas melhor. Te cuida, tá? Um beijo carinhoso e um abraço no VP.

3:15 AM  
Blogger Isabel-F. said...

Vim desejar-te a ti e a todos os teus uma Feliz Páscoa.
Beijinho.

10:24 AM  
Anonymous JMC said...

Além das melhoras e rápido restabelecimento, vai tambem votos de uma boa Pascoa.

JMC

2:44 PM  
Blogger M.P. said...

O meu desejo de rápidas melhoras! Não tenho sido muito assídua nos comentários mas lá vou aparecendo para te ler... Mas.. desta vez .. vim tarde e a más horas. desculpa-me! Um beijinho e que as férias da Páscoa te retemperem as forças! .. E... o ano lectivo já está a mais de meio... ;)**

4:23 PM  
Anonymous arte por um canudo 2 said...

Ainda bem que que já te recompuseste dessa crise mas mesmo assim te desejo as melhoras.Vi e acho a ideia interessante essa do site "Cultural Mente". Desejo-te um Boa Páscoa.Bjs

5:35 PM  
Blogger Caracolinha said...

Uma beijoca encaracolada em forma de ovo de Páscoa !!!! :))))

8:03 PM  
Blogger Leonoretta said...

para a Cris

olá cris. já estou melhor. para ficar mesmo boa é só esperar por julho para vir para casa de vez. penso eu de que... porque o futuro nunca se sabe,

beijinhos da leonoreta

8:10 PM  
Anonymous Filipe Freitas said...

Dois votos muito sinceros:
Melhoras rápidas...
Uma PÁSCOA FELIZ.
Um Abraço.

1:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, Leonor!
Fico feliz por saber que estás melhor.
Por vezes apanhamos estes "sustos" que mexem connosco.
Votos de uma Santa Pascoa!
Bjs

2:40 AM  
Blogger lena said...

sim estranhei não teres postado e atribuí às "férias" ou esta interrupção de aulas para melhor dizer, o não teres partilhado algo
infelizmente não foi o que aconteceu,
as dores são realmente fortes quando isso acontece, espero que já estejas bem melhor e que recuperes desses "sustos",
como sempre é bom ler-te por isso fico contente com o teu regresso

já fui ver o site que criaste e é uma ideia excelente, gostei muito

beijinhos para ti doce menina, com votos de rápidas melhoras, aproveitando para te desejar uma boa Páscoa

lena

9:37 AM  
Blogger Miguel Ângelo said...

Pois é...
Não foi deveras de repente que aqui vim parar, mas também não foi através de acto repentino que por aqui fui permanecendo. Ou seja, gosto destas palavras e da forma como as mesmas me acercam a mente.
Parabéns Leonor e as melhoras efectivas.

10:39 AM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Acabo de chegar do Algarve onde estive longe de tudo e de todos (especialmente Net, jornais, Tv, rádio...).
Tentei escrever... tentei, mas nada fiz!
Acabo de chegar e ao ler o teu blog dás-me cá uma "patada"!!!... no outro ano. quando fui ao Algarve morreu o Pantanero. Este ano pregas-me cá um destes sustos...
Gostaria, de te for poissível, que me digas REALMENTE o que se passa com a tua saúde...
Agora estou em pulgas e vou ler, denovo e com mais calma, o que escreveste...
Pois para os sintomas que descreves não me "cheira" essa coisa de pedra nos rins, vesícula...
Mais logo visito o site...
Um abraço

1:05 PM  
Blogger a.s. said...

querida leonor,

agradeço a tua visita doce e desejo-te uma feliz páscoa...

um grande beijinho,

alice

1:52 PM  
Blogger Bárbara Vale-Frias said...

Já há link no Sublimações... Mas só para espreitar o template do meu futuro blog ;)

Post ainda vão demorar um pouco. Espero que não muito ;)

2:38 PM  
Anonymous José Gomes said...

Obrigado, Leonor, pela visita.
Mas não penses que fiquei descansado...
Reli o post e as luzes vermelhas mantêm-se acesas!
Tentei entrar no CulturalMente, inscrevi-me... e nada! Nabice minha, talvez.
Tenho tido problemas com o blog, como já te deves ter apercebido... esqueceste o "Movimentum"?
Olha, boa Páscoa e as tuas melhoras...
Acredito com miminhos da família rapidamente irás ao sítio.
Espero notícias tuas...
Um abraço

6:40 PM  
Blogger SaltaPocinhas said...

E eu a pensar que tu estava s a "curtir" as férias e o marido!
mas já estás melhor é o que interessa. E vou dar uma espreitadela no novo blog logo que possa!

10:10 PM  
Blogger AS said...

Querida Leonor, espero que recuperes rapidamente desse precalço na tua saúde....

BOA PÁSCOA!!!

Beijosss

10:16 PM  
Anonymous Luisinha said...

Olá Leonor.
Desojo-te rápida recuperação
És forte e sei que dás cabo dos virus rápidamente.
Beijihos
Luisinha

8:40 PM  
Blogger António said...

Querida Leonor!
O silêncio é sinal de quê?
Algo vai pior?
Espero que não!
Beijinhos

12:42 PM  
Blogger Henrique Santos said...

Não soube de nada, aqui no meu cantinho,com o nascimentos das minhas princesas. Já o disseste, estás melhor e graças a DEUS que foi só susto, n'é?
Melhoras reais e consistentes madrinha, Ricky

11:04 AM  
Blogger mitro said...

junta-te ao Clube!
(Seibem o qu eisso é, tanto a vesícula como os rins!)

10:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Where did you find it? Interesting read » »

3:38 PM  

Post a Comment

<< Home