Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Tuesday, April 11, 2006

Cultural Mente

Pois é!
De repente, a uma quinta feira, uma dor insuportável ataca-me o lado direito, logo abaixo do peito. Nunca me tinha acontecido e deixei passar uns dias para ver senão era reumático. Sim! Porque o reumático é o grande bode expiatório de tooooooooooooooodas as doenças. Ao fim de dois dias a dor persistia e, na terça feira seguinte à tal quinta feira, lá fui eu ao médico. Exames para aqui, exames para ali. E mais uns remédios.

- Isso dói? Perguntei-lhe desconfiada dos exames.
- Minha senhora, se calhar dói menos que essa dor que aí tem.

Há perguntas abertas que convidam ao diálogo. Porém, não era o caso daquela a que, cuja resposta, me calou de uma vez.

Fim de semana à porta. E na camioneta, com direcção a Lisboa, a dor agudizou-se. A minha cor desvanecia. Gotas de suor corriam pela testa. Arrepios de frio invadiam-me a coluna vertebral. Esforçava-me por não vomitar devido ao cheiro de Chanel nº 5 de uma senhora com o rosto bem empoado de pó de arroz. Se bem que não preciso de problemas de vesícula para me agoniar com esse aroma.

No dia seguinte, a dor continuou. Não podia respirar fundo porque, cada vez que o fazia, a marafada dava alfinetadas incríveis e tal facto fez-me reparar que respirava fundo mais vezes do que eu pensava.

O VP arrastou-me para o hospital mesmo depois de lhe prometer doses reforçadas de batatas fritas e em vez de um ovo a cavalo no bife, levaria dois. No hospital, fui atendida com relativa urgência. Deram-me uma fita amarela, ou seja, entrei às 16h e saí às 22h e 30m, ameaçando numa voz em tom de La na clave de Sol que eu tiraria do braço o adesivo que segurava o balão de soro já completamente vazio.

Concluindo, era vesícula sim senhor…e ainda mais… pedra no rim também. Muito bem!

Esta conversa toda tem por intuito explicar a minha ausência àqueles que já sabem que publico aos sábados e fazem a gentileza de me visitar e lerem as palavras que solto por aqui.

Mas esperem! Ainda não acabou. Entre as minhas visitas ao médico de família e às urgências do hospital fiz um site (Cultural Mente) dedicado à publicação de eventos culturais de todo o país com a intenção de quem ler as referidas publicações, participar nelas, se estiver interessado.

Por exemplo, estou a lembrar-me de um possível concurso literário na Biblioteca de Almada que começa hoje e termina dois meses depois, ou ainda, as noites de Poesia de Vermoím que o José Gomes organiza na cidade do Porto, ou ainda o movimento literário da Comunidade de Leitores da Cultur Gest em Lisboa. E olhem que não é só divulgar. É também dizer de vossa justiça a vossa opinião sobre tais eventos. Esse é o ponto mais importante do tal site.

E aqui vai o link.

http://groups.msn.com/CulturalMente/pginainicial.msnw


E já estou melhor. Obrigado pelas vossas palavras de preocupação e conforto.

Da Leonor

38 Comments:

Blogger isa xana said...

espero que já te sintas melhor, querida leonoretta*

9:42 PM  
Blogger Luisa Hingá said...

Melhora rápido menina. Mania das grandezas a tua. Não te chegava uma coisa?
Uma que só usa Chanel 5. :-P
Boa Páscoa
Mudei o nick...(LH)

10:56 PM  
Blogger António said...

Querida Leonor!
E eu que tive o palpite que estavas doente...
Mas se já estás melhor, ainda bem.
Até já fizeste um post e criaste um site.
Será que isso foi feito enquanto esperavas no Hospital ou no Centro de Saúde? eh eh
Fico muito contente por regressares. Sabes que gosto muito de ler o que escreves.
E últimamente tem saído da blogosfera algumas das pessoas de que eu mais gosto.
Enfim...c'est la vie...

Obrigado por teres ido ao meu blog ler o post do mentiroso. Não sei se leste o anterior?

Um beijinho muito especial (para que fiques boa muito depressa)

11:28 PM  
Blogger Astri* said...

Querida Leonor, porque estamos em epoca de pascoa e apesar de estares doentita e eu sei que vai passar porque és do tipo de pessoa que nao gosta de fikar doentita :D desejo.te tudo de bom e do melhor e come umas amendoas por mim ;)

Ainda pensei que era qualquer coisa a nivel de pulmoes.. é o que sinto quando a primavera chega. e brinka dessa maneira comigo. LOL fico completamente morta viva. Mas tudo isso para nos ensinar a dar valor ao nosso corpo. SE TA A DOER E PARA IR AO HOSPITAL VER. disse-me o meu médico num dos sermões em que fui de urgencia para o hospital levar vapores para ver se respirava melhor ;) enfim coisas da vida

Uma feliz pascoa minha linda

beijo grande com ternura *****

11:47 PM  
Blogger Carlos Gil said...

Há coincidências danadas, no caso que nenhum de nós desejava, estou certo! não é que ontem estive eu abananado com cólicas renais? será tb pedra, como tu, certamente; já tive, e conheço-lhe os sintomas...
Passei por uma experi~encia triste mas com resultado aceitável: por un local que deveria ser exclusivamente de saída meti um torpedo analgésico que amenizou a coisa (isto de chegar aos '51' tem destas!... já nem doente se pode estar, pior ainda se se pensar em ver um filme de cow-boys tsss tssss), ntretanto o calhau parece ter mudado de poiso, e não chateia.
Olha, melhoras rápido! e coragem, não há pedra que nos vergue!!!!

2:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

Optimo, ainda bem que assim é, e que as melhoras estão aí, para qualquer dor ou doença, temos de ter uma mentalidade á altura, para não sermos dominados pela dita.
A probabilidade de não nos sentirmos bem ou até de ficarmos doentes, pode muito bem acontecer quando não estamos 100% bem emocionalmente ou fisicamente, baixamos a guarda e zás, aí estão elas para nos colocarem ainda mais em baixo, daí que a nossa reacção quanto as mesmas tem de ser de grande intencidade de força e de querer.
Quanto ao Cultural Mente, é uma boa iniciativa, que para quem está na area da cultura, é mais uma forma de colocar a disposição de quem quizer uma nova maneira de se informar das actividades culturais de uma forma simples, podendo ainda participar e comentar, vou concerteza ser um leitor interessado.
Desejos de rápida recuperação.

JMC

9:40 AM  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Leonor,

Espero que estejas melhor e completamente restabelecida. Já fui espreitar a tua Página nova...desejo-te os maiores sucessos...e já sabes...se precisares de alguma coisa...conta comigo.

Beijinho grande

9:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

Um beijinho com votos de completo restabelecimento do teu estado de saúde.

Aproveita bem as férias e a companhia dos teus homens para recuperares as energias.

Muito mimo, já que as amendoas não serão amigas da tua visicula e o mimo adoça mais.

Beijinhos para vós os 4
Ana Joana

10:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

...rídiculo...

10:45 AM  
Blogger O Micróbio II said...

Vê lá se dás cabo desse "calhau" que tens, quanto antes! :-)

10:55 AM  
Blogger Leonor C.. said...

Pois... eu já por aqui tinha passado várias vezes! A situação em si não tem graça, mas ainda me ri. O meu estômago também anda em conflito comigo. Quase podíamos escrever sobre: "A revolta das vísceras"! Que tal a ideia?
Desejo-te rapidas melhoras (sem cheiros a Chanel nº.5...)mas com a possibilidade de comeres alguma amêndoas sem que a tua vesícula se zangue contigo.

Beijinhos

12:10 PM  
Blogger augustoM said...

Estranhei a falta de publicação no sábado, mas tudo podia ter acontecido.Espero que tenha sido só um susto, e que as melhoras sejam rápidas e definitivas. Senha amarela é a senha base do hospital, a vermelha é para quem entra sem cabeça, ou para quem a vai preder pela demora do atendimento. Cultural Mente, penso ser um projecto interesante, claro que vou dar a minha contribuição.
Um beijo. Augusto

1:14 PM  
Blogger Mocho Falante said...

ai Leonor espero que a maldita te tenha largado de vez...sei lindamente do que falas porque assisti às crises da minha mãe antes de ser operada à vesicula....

Ainda bem que tás melhor. Quanto às sugestões, vou lá dar uma espreitadela e depois direi da minha justiça.

Beijocas e vê lá a gula pascal

2:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá minha linda... espero que agora já estejas bem.
Cuida-te
Beijinho grande
Cris

6:47 PM  
Blogger Leonor said...

Para JMC

de facto assim é. mente sã em corpo são, terrivelmente ligados numa sistémica. o corpo não está bem e a mente ... ai vai ela abaixo por muito que lute para se manter de forma lúcida.

ainda bem que gostou da iniciativa do cultural mente. espero que participe activavemente e que no fundo corresponda a todas as nossas espectativas.

abraço da leonoreta

9:31 PM  
Blogger Leonor said...

Para Ana Joana

oiiiiiii. viva!
já estou boa. fiquei a saber que tinha vsícula e que não era so uma coisa que eu dava em ciências.
eu que me gabava a toda a gente de não sofrer de nada a nao ser de electricidade.

rssssssssssss

beijinhos da leonoreta

9:39 PM  
Blogger Leonor said...

Para o Anónimo

rídiculo, pois então!
e porque não?

mas acabei por não saber o que é rídiculo.

por exemplo, ridículo é o anonimato. podia ter assinado como chico das couves... mas anónimo?!

... ridículo.

seja como for, abraço da leonoreta

9:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Puxa, que ele há koisas que atacam a dois, tb o Gil Xicuembo andou de gatas... - fico feliz por vos saber melhor aos dois e vou já espreitar o novo site, que me parece muito útil!! - beijo para ti e teus, IO.

10:44 PM  
Blogger António said...

Querida Leonor!
Eu bem me queria parecer que não tinhas lido o post do rapaz emotivo e primário (que deu uma interessante controvérsia).

Beijinhos

11:06 PM  
Blogger luis manuel said...

E dói mesmo !!!
Melhor ainda seria passar novamente por aqueles momentos, quase sempre intermináveis, em que se quer regressar a casa...!
Há, pois! Mesmo sendo um pesadelo ! :)
E depois há o olhar sobre os jovens (filho incluido) e a saudável amizade que eles apresentam.
E até a escrita no blogue e no Culturalmente.

Por isto e com isto tudo, se calhar já não dói tanto. Ainda que incomode ...

As melhoras, e um abraço

12:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Querida amiga, espero que estejas melhor. Te cuida, tá? Um beijo carinhoso e um abraço no VP.

3:15 AM  
Blogger Isabel Filipe said...

Vim desejar-te a ti e a todos os teus uma Feliz Páscoa.
Beijinho.

10:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Além das melhoras e rápido restabelecimento, vai tambem votos de uma boa Pascoa.

JMC

2:44 PM  
Blogger M.P. said...

O meu desejo de rápidas melhoras! Não tenho sido muito assídua nos comentários mas lá vou aparecendo para te ler... Mas.. desta vez .. vim tarde e a más horas. desculpa-me! Um beijinho e que as férias da Páscoa te retemperem as forças! .. E... o ano lectivo já está a mais de meio... ;)**

4:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda bem que que já te recompuseste dessa crise mas mesmo assim te desejo as melhoras.Vi e acho a ideia interessante essa do site "Cultural Mente". Desejo-te um Boa Páscoa.Bjs

5:35 PM  
Blogger Caracolinha said...

Uma beijoca encaracolada em forma de ovo de Páscoa !!!! :))))

8:03 PM  
Blogger Leonor said...

para a Cris

olá cris. já estou melhor. para ficar mesmo boa é só esperar por julho para vir para casa de vez. penso eu de que... porque o futuro nunca se sabe,

beijinhos da leonoreta

8:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Dois votos muito sinceros:
Melhoras rápidas...
Uma PÁSCOA FELIZ.
Um Abraço.

1:03 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, Leonor!
Fico feliz por saber que estás melhor.
Por vezes apanhamos estes "sustos" que mexem connosco.
Votos de uma Santa Pascoa!
Bjs

2:40 AM  
Blogger lena said...

sim estranhei não teres postado e atribuí às "férias" ou esta interrupção de aulas para melhor dizer, o não teres partilhado algo
infelizmente não foi o que aconteceu,
as dores são realmente fortes quando isso acontece, espero que já estejas bem melhor e que recuperes desses "sustos",
como sempre é bom ler-te por isso fico contente com o teu regresso

já fui ver o site que criaste e é uma ideia excelente, gostei muito

beijinhos para ti doce menina, com votos de rápidas melhoras, aproveitando para te desejar uma boa Páscoa

lena

9:37 AM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Acabo de chegar do Algarve onde estive longe de tudo e de todos (especialmente Net, jornais, Tv, rádio...).
Tentei escrever... tentei, mas nada fiz!
Acabo de chegar e ao ler o teu blog dás-me cá uma "patada"!!!... no outro ano. quando fui ao Algarve morreu o Pantanero. Este ano pregas-me cá um destes sustos...
Gostaria, de te for poissível, que me digas REALMENTE o que se passa com a tua saúde...
Agora estou em pulgas e vou ler, denovo e com mais calma, o que escreveste...
Pois para os sintomas que descreves não me "cheira" essa coisa de pedra nos rins, vesícula...
Mais logo visito o site...
Um abraço

1:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Obrigado, Leonor, pela visita.
Mas não penses que fiquei descansado...
Reli o post e as luzes vermelhas mantêm-se acesas!
Tentei entrar no CulturalMente, inscrevi-me... e nada! Nabice minha, talvez.
Tenho tido problemas com o blog, como já te deves ter apercebido... esqueceste o "Movimentum"?
Olha, boa Páscoa e as tuas melhoras...
Acredito com miminhos da família rapidamente irás ao sítio.
Espero notícias tuas...
Um abraço

6:40 PM  
Blogger saltapocinhas said...

E eu a pensar que tu estava s a "curtir" as férias e o marido!
mas já estás melhor é o que interessa. E vou dar uma espreitadela no novo blog logo que possa!

10:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá Leonor.
Desojo-te rápida recuperação
És forte e sei que dás cabo dos virus rápidamente.
Beijihos
Luisinha

8:40 PM  
Blogger António said...

Querida Leonor!
O silêncio é sinal de quê?
Algo vai pior?
Espero que não!
Beijinhos

12:42 PM  
Blogger Henrique Santos said...

Não soube de nada, aqui no meu cantinho,com o nascimentos das minhas princesas. Já o disseste, estás melhor e graças a DEUS que foi só susto, n'é?
Melhoras reais e consistentes madrinha, Ricky

11:04 AM  
Blogger mitro said...

junta-te ao Clube!
(Seibem o qu eisso é, tanto a vesícula como os rins!)

10:36 PM  
Anonymous Anonymous said...

Where did you find it? Interesting read » »

3:38 PM  

Post a Comment

<< Home