Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Thursday, October 27, 2005

Antropomorfose? Não. Manias!



O homem pensa e cria tudo à sua imagem. Antropomorfose? Não! Manias!
Senão vejamos…

Antropomorfose, quanto à etimologia significa aquisição da figura humana. Mania, significa loucura. O dicionário de psicologia reforça a ideia deste último vocábulo: comportamento excêntrico.

Lembremo-nos de extraterrestres, supostos habitantes de um planeta exterior à terra.
Pensamos neles pequenos, verdes ou cinzentos, de cabeça grande, duas pernas, dois braços, dois olhos, falando por sons articulados, como nós. (Só quando estamos mais inspirados fazemo-los ciclopes, quatro braços, três pêlos no alto da cabeça.)
Porquê? Porque existem homens brancos, amarelos e negros com todos os apetrechos já apontados. Antropomorfose? Sim! Talvez….

Do mesmo modo, criamos e pensamos à nossa imagem as máquinas que nos facilitam a vida para menos tempo trabalharmos e para mais tempo brincarmos.
Hal, o computador de 2010 Odisseia no Espaço é quase uma pessoa, não tem todos os requisitos do processo de hominização, não anda de pé (nem sequer anda), não tem o polegar oponente, mas fala. E pensa.
E há ainda o C-3PO, o andróide da Guerra das Estrelas, tradutor dos diversos dialectos da galáxia e citador de Shakespeare que bastante jeito me fazia lá em casa nas tarefas domésticas.

Antropomorfose? Não! Mania.

Eu explico o meu ponto de vista. No primeiro caso somos levados a um antropomorfismo porque tal como nós, os extraterrestres são seres vivos e, supostamente, pensam e sentem. No segundo caso, será mania, na medida em que as máquinas deixam muito a desejar como seres humanos, tanto no aspecto físico como no intelectual.

Mas é por causa dessa mania que eu falo com as máquinas. E exijo que dêem o máximo de si. Porque as penso como eu. Falo com a televisão, com o rádio, com o computador e levo a mal quando não levo resposta. Resposta falada, claro.

Outro dia, primeiras horas de uma segunda feira a começar a semana dirigi-me a uma máquina de Multibanco a fim de pagar umas contas. Passo o cartão na ranhura e a porta abre-se dando-me acesso ao cubículo interior da instituição bancária. Insiro o mesmo cartão na máquina e ela diz-me bom dia, desbobinando a seguir uma publicidade qualquer. Poderia retribuir-lhe o bom dia, mas concentrada nos números das quantias não lhe respondo.

Pago uma conta, duas contas, três contas, actualizo a caderneta… quando dou um salto para trás com o berro que a má quina me dá:
- Ainda demora muito? – disse ela.

Depois do calafrio que me deixou gelada e petrificada comecei a recuperar do choque, quando reconheci a voz de um dos empregados do banco no repetido grito alto e áspero:
- Ainda demora muito? - repetiu e acrescentando - Tenho que actualizar a máquina.

A possibilidade de passar da ficção á realidade assustou-me pois nesta eu controlo menos os acontecimentos. Fiquei contente por, afinal, o meu computador não me retribuir os insultos que eu lhe dou quando, na sua vontade própria não me obedece.


da Leonor

32 Comments:

Blogger Vagabundo said...

Olha só, tu a elogiares o teu PC e ele a ser usado e abusado por esses estranhos maliciosos.

Bj Vagabundo

10:04 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor!
Hoje a tecnologia é algo que faz parte do nosso quotidiano.
O perigo é, querer ou fazer que ela substitua algo que nunca poderá dar: O relacionamento humano!
Beijiho,

10:54 PM  
Blogger «« said...

leio a versão portuguesa da superinteressante...e acho piada à imaginação do homem...aliás acho que se muito evoluímos, deve-se a "acreditarmos" que os ET's são verdes, feios e com um olho. Fartava-me de rir se eles fossem belos, sensuais e inteligentes...eh eh

11:41 PM  
Blogger António said...

Leonor, Leonor!
Mas que texto criativo e bem escrito.
E com muito humor...do fino!
Gostei muito!

Beijinhos

12:22 AM  
Blogger Astri* said...

Oh Leonor,
não que me esteja a rir do teu choque, mas que me ri agora bem ri. :P Entao então serão manias hein? LOLOLOL

Um bom fim de semana para ti ;)

beijinho ***

1:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

body building supplement review is a great resource for this type of thing body building supplement review

1:24 AM  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi Leonor....

rsss.... adorei...
estava à espera de tudo, menos do final que arranjaste...
5 estrelas....

beijinhos e até mais logo

9:30 AM  
Blogger Mocho Falante said...

olha, lembrou-me a história de quando comprei a minha impressora e a 1ª vez que lhe dei uma ordem de impressão, ela começou a "falar" portugues do Brasil, apanhei um susto que quase me saiu o coração pela boca....

Qualquer dia estamos mesmo a ser enxovalhados até pela máquina de lavar roupa

Bom fim de semana

10:51 AM  
Blogger Luisa Hingá said...

À dias apanhei um susto parecido... Estava a levantar dinheiro, mas estava distraida a olha para trás e de repente ouço uma voz: "Levante o seu dinheiro"...só faço votos que tenham apagado a gravação...dei cá um salto ....risos

Bom fim de semana ...e boas fotos do almoço...

12:42 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Tu e as "máquinas" nós e as "máquinas" será que elas já fazem parte da nossa vida, ao ponto de não conseguirmos viver sem elas? enquanto assim for tudo bem!

Mas temos como realidade, que a máquina já substitui o homem. As "ditas" não fazem greves, recebem insultos - indiferença total com o pobre “homem”.

Mas fazer uma história tomando como base este palavrão "Antropomorfose"

Não! não existe máquina que o faça, só mesmo tu, com esse talento tão natural e maravilhoso :)

Beijinhos

3:34 PM  
Blogger th said...

Adorei o comentário...enxovalhdos pele máq. da roupa...lol

5:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olaaaaa.Com ou sem insultos já ninguém consegue passar sem elas "máquinas"rrrrrr
Adorei o texto
Beijinhos
Luisinha

7:49 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
A máquina seria sempre mais simpática que esse "incompetente" servente de banco :)... a afugentar os clientes? Ai, ai....
Um beijo
Daniel

9:59 PM  
Blogger António said...

A parte IV do"Reencontro" não vai tardar muito.
Está atenta!
Ou hoje ou amanhã deve ver a luz do dia.
E acho que as audiências vão subir...é cá um pressentimento...eh eh eh

Beijinhos

10:00 PM  
Blogger th said...

As minhas máquinas todas teem nomes e trato-as por tu...th

1:59 AM  
Blogger Diolindinha said...

E quando diz: retire o seu cartão - para avisar qualquer larápio que esteja por perto?... Ai vizinha, modernices!...

2:26 PM  
Blogger Leonor C.. said...

Está a dar-me vontade de rir porque também apanhei um susto quando estava a imprimir. Normalmente tenho o altifalante desligado, mas naquele dia, quando a menina me disse,no seu sotaque brasileiro: A IMPRESSÃO COMEÇOU!, não queiras saber o salto que dei!...

2:31 PM  
Blogger Al said...

Antropomorfose de caixas multibanco?
Talvez, depende da aparência que lhes dessem. Já estou a imaginar-me a receber informações da minha conta pessoal de um modelo Julia Roberts.
Parabéns por mais um magnífico texto, acentuado por esse humor refinado que te caracteriza.
Bom fim de semna
bj

4:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Vim muito devido á curiosidade... Acho inclusivé que se não fosse ees sentimento talvez, não andassemos por aqui a saltar de blog em blog, ávidos de novas... Quis testar se a tranquilidade que é espressa no teu rosto, é também patente na tua forma de escrever...Tenho que voltar, para tirar as teimas. Jinhos e bom fim de semana

8:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sabes o que me aconteceu hoje?
Fui à máquina da CGD fazer um depósito directo. Cumpri à regra as instruções que me deu, até que introduzi o envelope... "comeu" o envelope e mandou-me conversar com o Camões.
Ficou registado o lançamento e o extorno. Vamos lá ver o que me dizem segunda feira.
Ah!!!!
Tenho, como tu, preguiça de escrever (ou já não tenho inspiração?!!!)...
Gostei muito do teu texto.
Boa semana.
José Gomes

9:03 PM  
Blogger Henrique Santos said...

Quando a criação excede a imaginação, o que dá? Gostei imenso. O meu pc tem absorvido tantas emoções, tantas chatices, tantas maldades minhas que... se soubesse reagir... já tinha fugido... mas, não é muito paciente, escreve o que lhe peço, e não refila... por isso gosto muito dele... só... quando se desliga do mundo, e teimosamente quer descansar é que... bem... eu perdoo.
'bigada pela reflexão...
Bjinhos Ricky

1:02 AM  
Anonymous Anonymous said...

:)
Simplesmente, adorei o texto! Tu, no teu melhor.
Um beijo, amiga.

2:58 AM  
Anonymous Anonymous said...

Isso é que foi um susto !!!!
Não foram uns "apanhados" para a televisão ?... LOL....
Mas gostava de ter filmado a cena ...
Um Abraço.

3:48 AM  
Blogger saltapocinhas said...

ainda bem que as máquinas não falam! eu passava o dia com os ouvidos a arder...refilo com quase todas!

12:39 PM  
Blogger isa xana said...

eu até nome dou ao meu computador e falo com ele sim lol

beijo de boa semana:)

2:54 PM  
Blogger Carlos Gil said...

Outro post a recordar. Não digo que surpreendas, não. Digo é que, por vezes, encantas.

7:00 PM  
Blogger José Gomes da Silva said...

A minha mãe, com 78 anos de idade, professora e explicadora de piano, português, francês, inglês e alemão durante 55 anos, tentou sempre adaptar-se às novas tecnologias, quer para aquecer comida nos primeiros micro-ondas, quer para gravar filmes, montar e editar gravações em BETA e VHS. Começou há pouco mais de dois anos a utilizar DVD e a escrever no pc. Segundo ela, os seus aparelhos têm caprichos, ganham vida própria, com acessos de ciúmes, fazem-lhe partidas, escondendo-lhe ficheiros, apagando linhas inteiras acabadinhas de construir. Sabes que mais? Por vezes quase sinto o mesmo. Penso que este gajo quando não gosta do que escrevo, quase me insulta e às vezes freeza (freeza????, que raio de termo, bué da esquisito). Antropomorfose? Claro que não minha querida! Manias!

Bjs

12:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

Comecei a ler o Post, com todo o interesse, mas não estáva à espera desse final, pelo q me desmanchei a rir, imaginando-te a olhar perplexa e assustada para o homem.... :)
Beijos e boa semana

9:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

ehehehehehe Tens uma capacidade de fazer associações surpreendentes que me fascina!Eheheheh.

Realmente a nossa criatividade não consegue ir além daquilo que já conhecemos, com mais ou menos mania rsssss. O que faz de cada um um ser unico é a criatividade com que faz as associações dos conhecimentos e vivencias que foi adquirindo. A inteligencia tem tudo a ver com essa capacidade.

Tu potencias os teus conhecimentos de uma forma eximia e fascinante. E eu encanto-me.

Beijinhos e optima semana
Ana Joana

9:56 AM  
Anonymous Anonymous said...

Oi Bela Leonor
Fartei-me de rir aqui sózinha em frente ao pc, no meio da aula de inglês. Foi bom começar assim o dia.
Beijinho pra ti
Van

11:27 AM  
Blogger Menina Marota said...

AHAHAHAHAH... desculpa mas foi uma saudável gargalhada que dei...e, que bem me soube, tenho que o referir!

Até porque creio que já muita gente me deve ter chamado "louca", quando distraída, não retiro de imediato o dinheiro da máquina MB e aquela voz, me diz simpaticamente: "retire o seu dinheiro" e, eu com um sorriso, respondo, "concerteza minha senhora... é para já!"

Imagino o olhar que deitaste ao empregado! Ele deve ter gelado!! eheh

Um abraço carinhoso e bom feriado ;)

6:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. Zithromax and ketek tennis suzuki gsxr 750 Fountain of youth slot machine insurance quotes cheap auto Truck rental indianapolis Medocal care guidelines and cruise ship http://www.buy-bontril.info Perfume fragrances http://www.search-engine-optimization-0.info caribbean cruises what is paxil laptop accessory pay bill Care ddf product skin

12:23 AM  

Post a Comment

<< Home