E siga a Marinha
Hoje teria sido dia de post . A prometida continuação da minha viagem a Marrocos com o episódio intitulado O Embarque. Porém, faço aqui uma interrupção sobre a minha viajata para desafogar sentimentos penosos.
Fugindo à tentação de começar o desabafo em Media Res como Camões iniciou o seu romance épico, começo pelo princípio, com perdão do pleonasmo.
Este ano a candidatura dos professores fez-se por via electrónica. Tinha o título pomposo de “candidatura inteligente” e logo pelo nome desconfiei que algo iria correr mal, não propriamente pelo conceito de candidatura mas pelo conceito de inteligência, ou então, num receio mais profundo, quase Freudiano, os dois juntos.
Deixando passar alguns dias depois da abertura do concurso lá decidi sentar-me frente ao monitor, abrindo o respectivo documento a preencher. Uma catrefada de folhas com algumas perguntas que eu, supostamente, até respondi bem, julgando-me inteligente.
Finalmente, cheguei às folhas que pediam os códigos das escolas da minha preferência. Escolhi distrito de Setúbal e de Lisboa e não me preocupei com mais nada porque a minha classificação dá-me o privilégio de ficar colocada sempre a meia hora de casa.
Adianto. Acabo com o suspense. Até porque já estou em Media Res e já posso começar onde queria ter começado há pouco.
Troquei dígitos e deixei códigos incompletos. Apressando a peripécia e precipitando-me para a catástrofe: fui colocada numa zona nortenha, entre Fão e Apúlia.
Estranhei a localidade da escola. Nunca tinha ouvido falar. Às minhas bandas não pertencia. Quando tive a certeza do sítio quis fugir. Sim, mas para onde? É que fugir também tem muito que se lhe diga.
Levei o dia de sexta feira a tentar resolver o problema. Nada feito. Mandaram-me de um lado para o outro e no fim fiquei com a forte sensação que me andaram a entreter. À força de dois gritos consegui que me dessem o telefone da escola para cumprir a minha pontualidade segunda feira de manhã.
Comecei a viver o drama dos meus colegas que todos os anos têm de deslocar-se de um sítio para outro, levando dossiers, cds, livros… desconhecendo o clima, as gentes… deixando a família, os amigos, a casa…
E lá vem a verdade do fado, negando o que é aleatório, que segundo a qual o percurso dos acontecimentos está previamente traçado, não podendo ser alterado nem evitado pelo homem. É que no meio do azar tive muita sorte. Fiquei colocada a vinte quilómetros da casa dos meus sogros. Uma casa que eu conheço, pessoas que eu conheço e nem tudo me é estranho.
Já escrevi uma carta à ministra da educação: “Excelentíssima Senhora Ministra da Educação... não sei por onde começar. Começe pelo principio, dirá a Senhora Ministra. É o que tentarei fazer."
Estou longe de todas as minhas mariquices. Apetrechos que me acomodam a rotinas julgadas insubstituíveis, as quais eu tenho de remeter para segundo plano ou então não sobrevivo. Por isso, hoje, não há música, não há foto. O portátil é básico e possuir uma placa de wireless que nem sempre apanha rede é o máximo da minha momentânea fortuna.
Não choro mais. O rio de lágrimas que verto das minhas palavras já encharca a folha branca do Word e arrisco-me a que a tinta virtual esmoreça no seu ondular negativo.
E siga a marinha.
Da Leonor
Da próxima vez… juro! O próximo episódio da minha viagem intitulado O Embarque.
43 Comments:
Querida Leonor...
Sei bem o que estás a sentir... pois conheço-te...mas tb sei que és uma grande MULHER... cheia de força...um ano passa depressa...
já estou cheia de saudades tuas...dos nossos encontros...mas de certo não ficarei um ano sem te ver... pois não conseguia...
Um beijo muito grande
Isa
Querida Leonor
Quase diria que foi o teu inconsciente que preencheu os formulários :). Mas a piada termina aqui. Julgo que tens um prazo para reclamar (contra ti) e colocares o teu concurso no sítio. Boa sorte.
Um beijo
Daniel
Minha querida!
Que surpresa!
Em dois dias a vida sofre uma revolução!
Mas tu és uma mulher capaz de vencer todas as contrariedades.
Mais!
És capaz de te adaptar a todas as situações.
Aconselho-te a fazer o que eu faço em situações complicadas.
Pensar que podiam ter acontecido coisas muito piores.
E comparado com essas, o infortúnio que te tocou até pode ter aspectos positivos:
Vais conhecer novas terras e novas gentes (já estou a ver-me a ler uns posts escritos sobre essas terra minhotas).
Vais ter alunos bem diferentes dos que tens tido.
Vais-te enriquecer profissionalmente e humanamente.
Haja pensamento positivo, não é minha querida amiga?
Um beijinho muito especial neste momento
Pensamento positivo nem tudo é mau.. compreendo perfeitamente o teu estado de espirito e vejo o quando pode ser dificil... :S mas n há mesmo nenhuma maneira de mudar isso?.. Essa Senhora.. que diz que os Açores não faz parte da Republica Portuguesa.. (até hj, isso é motivo de riso histérico nas escolas aqui nas ilhas dos Açores) .. enfim.. nem comento mais nada LOL ..
Mas vamos lá ver como isso fica não é querida Leonor? :)
Um grande beijinho no coração aqui da maluka ;) -*******
Minha querida amiga
Que surpresa mais Desagradável Lamento muito por ti, pois vai desorganizar todo um ritmo que já tinhas.
Mas eu sei que vais dar a volta a situação.
Mil beijos
Amiga, sinto muito por ti. Espero que consigas no mais breve tempo, solucionar os problemas que ora vivencias.
Um abraço solidário.
ó rapariga, trocar os digitos! aquela porra tem de ser feita com mil cuidados e às vezes nem assim...
Boa sorte para amanhã!
Tens a consolação da casa dos sogros e de ires para um sitio lindo!
xiiiiiiiiiiiii, percebo a indignação, mas pensa que nem tudo é mau, estarás mais perto de mim e muito juntinha à minha outra casa que fica exactamente em Fão.
Cé te espero de braços abertos.
beijo gordo
Não sei que dizer-te...Mudar assim, de repente, deve ser extremamente desagradável!Estou desolada, acredita. Não esperava isto... Não sei porquê, elegi-te minha amiga e ando sempre a caminho do teu blog para ler as tuas palavras. Sem saberes tens-me feito companhia através dos teus comentários. Só desejo que consigas vencer esse desânimo e criar forças para ires por diante. Quem sabe... talvez te possa ajudar... Como, não sei mas, desde já com a minha simpatia e amizade envio-te um grande abraço e visita-me sempre que possas.
Beijinhos da Leonor
Não sei como é que isto pode ser possível num país dito civilizado. Foi um erro. Deveria poder ser corrigido.
De qualquer modo não desanimes, é tudo o que posso dizer.
É caso para acrescentar "que o exército está cansado".
Cansado de sistema injustos, decisões mais que duvidosas, gente incompetente a banquetear-se á pála
de quem paga impostos, enfim...
Siga a marinha...
Boa semana.
Bj
Foi um grande soco, ai isso foi Leonor.
Mas a vida é mesmo assim, feita de pedras para tropeçarmos no Caminho...
Tens de ser forte e teres a força suficiente para venceres essa batalha.
Vais para uma terra linda.
E tens gente de quem gostas ao pé de ti.
Vamos, força Mulher!
Podes contar com a malta do Norte.
Um abraço.
vida de professor é bem complicada neste país...
só te posso desejar boa sorte nesta nova fase...
bjs
Pobre Pátria que tais dirigentes possui... estou sem fala... como digerir isto? Sai congestão pela certa... Ai, Pátria, Pátria... abre a luz, que por aqui está tudo tão escuro...
Bela, camoniana, a Lianor que vai segura à fonte, não vai quebrar a bilha e a água será fresquinha, logo, logo... solifariedade nesta altura servirá? Estou contigo e com o VI, agora e sempre na amizade que nos une... Bjinhos Ricky
Querida Leonor...
Sendo eu uma pessoa positiva, quero dar-te força, para esses transtorno, que irá modificar a tua vida. Não digo afectar, porque, pensa, pode trazer outras coisas boas, uma delas é que nos poderemos encontrar devez em quando, aqui no Porto, já pensaste. Apúlia aqui tão perto...
Tens sempre aqui um cantinho para ti, a minha casa está aberta e a minha amizade também.
Pensa que nem tudo é mau... sorriso nos lábios e, lembra-te dos encontros apaixomnados e de saudades, que vais ter com o Vic (é assim que ele se chama, não é?)
E, vamos lá a colocar um lindo sorriso nesse teu rosto, vais ver que vais adorar esta gente do Norte!! Já estou a "ver" os textos, com que nos vais brindar!!
Um abraço terno e muitas felicidades para a nova escola ;)
Bem... parece que eu é que fiquei nervosa... eheh
Ressalvo todos os erros que dei, ali no meu comentário... ;)
Situação algo complicada, a que se esta a passar.
Mas não posso dar força, coragem, preserverança e inteligencia a uma pessoa que a possui, posso sim, dar como sugestão, que as use todas em harmonia, e vai ser que o problema muito rápidamente fica resolvido.
iiiiiiiiiiiii, é complicado, por muitos apoios que tenhas, eu ficava de saias (que não uso) à cabeça...lol. Conheço a zona, passei muitos fds e férias em Ofir, mas não deixa de ser LONGE DE CASA...só tens mesmo que dar a volta à coisa e aproveitar o lado BOM da estada. Beijinhos, th
Sei bem do que fálas..... Como diria o outro "é a vida..."
A vida de professor, "aqueles malandros q não fazem nenhum e têm imensas férias........"
Bjs
Só agora vi o que te aconteceu. Isso fez-me lembrar a saga da minha mãe, há uns 50 anos...Todos os anos mudava de terra...Tadinha lá ia com os 3 rebentos pequeninos.Pensava eu que neste século isso não fosse possível.
Um abracinho .
É pá, só li agora... olha, que te dizer? encara como uma ventura na vida, olha sempre o positivo, o possível manancial de novas experiências, e tenta esquecer (será alguma vez possível? tenta...) todo o conforto dos '20 kms"... é como ires acampar para Vilar de Mouros - imagina....
Um beijo solidário, mas confesso que dei uma gargalhada com a confusão que silenciei logo que me apercebi do complicado que é!...
E CERTIFICA-TE QUE HÁ NET POR LÁ - ISSO É QUE É FUNDAMENTAL, O PÃO E O VINHO E AS PIPOCAS QUE SE LIXEM!!!
E eeeeeeeeeeeeeeeeeuuuuu???????????
Quem se lixou fui eeeeeeeeeeeeeuuuuuuuu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só mimos para a menina, é???????
VP
Já tinha ouvido " por alto " o drama da colocação de professores. Com este relato fico mais elucidado. Será que é um Fado para os Portugueses ( a maioria ) ter que conviver com isto ? E na Saúde ? E nas Finanças ? ( de manhã estive uma hora e volto lá agora )E nos outros sectores ? O Eça diria que este país é uma choldra mas acho que merecemos mais. ( Ah e não é culpa deste governo. Tem sido de Todos... )
P.S.
Com isto tudo passei-me...
Felicidades para ti, Leonor. Como já foi dito acima, tu vais dar a volta a isso. E o Norte é lindo...
Leonor, desculpa mas a vida por vezes quando depende da boa vontade dos outros, é uma grande merda. Se os ministérios também fossem colocados todos os anos em lugares diferentes, e estes gajos tivem que andar com a casa às costas talvez assim compreendessem o drama daqueles que o têm de fazer. Uma coisa que não compreendo é porque os professores não acompanham o percurso escolar dos alunos. Isto deveria ser uma regra base da educação, mas para a educação estão eles se maribando.
Esta forma da colocoção dos professores é a coisa mais estúpida que eu conheço, se não sabem ,privatizem o serviço que trata do caso. Há maneiras extremaente fáceis de fazer as colocações com um espiríto de justiça. Lamento que tenhas sido mais uma vítima desta palhaçada governamental.
Um beijo. Augusto
Oi...
Vim deixar-te um beijo.
Espero que o teu 1º dia de aulas tenha sido bom...
beijinho
Vitinho, Vitinho,
Eu me solidariezei contigo, meu...
só não mando bjinhos para ti....
'tá claro!
Mas tens razão, és o reverso da mesma moeda...
Um abração, Ricky
PS Lianor, desculpa-me esta incursão...
Olá querida Leonor
Estás tão perto de mim que se não estivesse fora (Alemanha) ia visitar-te.
Viana do Castelo é a 20 minutos do teu sítio. Mesmo atravessando aquela ponte velha entre Fão e Esposende. Mas pela Ic1 ou A28 são os tais 20 minutos. E, se não conheces Viana, aproveita. Vai a Santa Luzia, vê o prédio do Coutinho, em suma, diverte-te.
Há dias falei que ia aos melros. Queria eu dizer que ia o fds a casa. Fui e voltei.
Mas a saga dos melros continua...
Beijinhos
Fogo, isso é lixado mas devias ter verificado os códigos. Como se costuma dizer: "A distração é a morte do artista!"
P.S: Talvez tenha sido o destino que te queria levar para ai!!!
Ficar a 20 kilometros dos sogros será sorte? hehe joking, beijocas* para a proxima esquece a candidatura inteligente ;)
cá se vai andando ca cabeça entre a orelhas....
PARA O VP: Pronto, tens razão, ninguém pensa em ti! Penso eu, deixa lá! Mas é natural termos mais pena dela...O meu marido ajuda-me sempre a preencher os boletins e confere comigo milhões de vezes!!! Tu ajudaste?? ;-)
Vê lá se o pc não entra em curto-circuito com as lágrimas. Então é que ficavas sem nada :-)
Beijinho e cá fico à espera do relato da viagem :-)
Leonor, qd puderes diz-me só se recebeste o meu email.
Beijos
que pena essa confusao com a escola!
beijo de boa sorte nessa escola
Querida Leonor
Passei para te deixar um beijo
uma flor
um abraço
Um sorriso cheio de AMIZADE
:))))):)))):)))):))))
Agora me lembrei. A " Ophelia " do U.M. nasceu em Fão. Só pode ser uma linda terra...
Como vão as coisas por aí ?
Querida Leonor
O problema ainda não foi resolvido? Temos saudades...
Um beijo
Daniel
O mundo cada vez maior da blogosfera permite-nos(paradoxalmente) aumentar, por um lado, o número de blogues visitados devido aos comentários que vamos lendo aqui e ali, e por outro, refinar cada vez mais a escolha, eliminando-os sucessivamente. Decididamente, com este fico. Parabéns!
agradeço a todos o consolo dado a mim e ao VP.
e o incentivo às terras lindas do norte.
os miúdos são formidáveis mas depois da contar a minha viagem falo deles.
e prometo ser mais assidua nas visitas na proxima semana
um grande xi coração da leonor
Tadinha! Só agora é que vim aqui dar o meu apoio! O Norte é o Norte, Leonor! Vais ver que te vai deixar saudades! :)**
JMC
muito obrigado pelas suas palavras. palavras bonitas como estas ajudam sempre a manter o astral em cima. muito obrigado mesmo.
abraço da leonor
You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it http://www.patanol-8.info residential interior design order valium online renault master Geneirc cialis free provider voip
Post a Comment
<< Home