Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Thursday, September 22, 2005

Quatro dias num cruzeiro (O Embarque)

Finalmente chegou o dia do embarque. Duas malas, uma mochila e uma mala de mão para quatro dias no mar alto. Ir até ao estreito de Gibraltar e voltar. Tento imaginar, para a seguir logo esquecer, a quantidade de bagagem que levaria se desse a volta ao Mare Nostrum.

Eu ainda em Alcântara

O barco partia somente mas o receio de que o comandante mudasse de ideias fez o VP estar lá na sala do embarque cinco horas antes, receio justo “neste povo que não se governa nem se deixa governar”.

Depois de ter feito o chek in entrei no navio e conheci o camarote. A seguir foi almoçar e ver o barco a sair do Tejo. Da varanda mais alta acompanhei o percurso e imaginei o rio cheio de caravelas em pleno Cinquecento, antes da rota das especiarias ter mudado das mãos dos portugueses para as mãos dos holandeses, deixando aqueles a ver navios por estes subirem e descerem o Atlântico sem entrarem no Tejo.






O Eurico, Eu e a Cris



Passado algum tempo, já andava à vontade por alguns corredores. Às tantas ouvi uma sirene e uma voz que dizia para me dirigir ao meu deck a fim de participar numa operação de salvamento. Vesti o colete e juntei-me aos outros passageiros. Creio que se naufragasse nadaria de costas o tempo todo mas saber colocar um colete dá sempre jeito. O colete tem uma lanterna, para vermos a beleza das ondas azul marítimo à noite, e um apito para espantar tubarões.

Eu e o metade do VP

Fiquei a saber que os acidentes mais frequentes a bordo são os incêndios e as inundações. Dos incêndios já desconfiava mas as inundações apanharam-me completamente de surpresa. E eu que pensava que o ensino era a única embarcação que metia água… por cima.

Eu, a Cris, o Eurico e o VP

Na primeira noite, descemos para jantar vestidos a rigor e para acedermos à sala dos acepipes tivemos de tirar uma foto com o comandante. Penso que o meu vestido preto se portou lindamente.

No dia seguinte visitei Casablanca.
da Leonor
Da próxima vez "Casablanca"

30 Comments:

Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Fico Feliz pelo teu regresso.

Estás LINDA no teu vestido preto :)

Agora fico à espera de Casablanca.

Beijos... muitos

11:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Acho, a Sua postura fantastica, espero que se esteja realmente a dar bem com essa nova experiencia, para Si e para o VP, que faz parte integrante dessa Sua maneira de estar perante a vida, as maiores venturas, e quem sabe uma nova fase de vida, que até então, não fazia parte das Suas expectativas, vá dando notícias, que estes 'seus amigmos' anónimos e 'interessados', esperam.
Um abraço.
JMC

11:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

,,,,,,,,Foi sem ler, amanhã comento o post ....
JMC

11:13 PM  
Blogger M.P. said...

Que inveja!!!!;)**

11:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

Que legal, amiga! Pego carona no teu rememorar e vou em frente!... até porque nunca viajei em nada maior que dez metros - mesmo em alto mar!
Finalmente conheço VP! Formam uma bela dupla!!
Espero pela continuação. Um abraço fraterno, extensivo ao VP.

1:33 AM  
Blogger Isabel Filipe said...

Oi querida...

que bom te ver de volta...
e claro que gostei do relato...
mesmo ao teu jeito...

beijokita e até logo

9:58 AM  
Blogger th said...

Atenta aos relatos é como reviver uma experiência semelhante, que bom que te divertiste, é sempre uma viagem para recordar. Beijo, th

11:48 AM  
Blogger António said...

Minha querida!
Obrigado por partilhares alguns detalhes da tua viagem.
A escrita é saborosa, como de costume.
E tu és uma mentirosa!
És, pois claro!
Andas a enganar-nos com a tua idade.
Porque não dizes abertamente que só tens 25 anos?
E, para acabar, acho que o famoso vestido preto te fica a matar.
Mas os jeans também!
Haverá alguma coisa que te fique mal? Só mesmo essa coisa da idade!

Beijinhos

12:43 PM  
Blogger augustoM said...

Leonor, não direi ver caravelas, que essas já foram há muito tempo, mas ver o tejo engalanado de fragatas, era uma coisa sublime.
Ainda não enjoaste? não? então és boa marinheira. Quanto às inundações são muito perigosas especialmente quando a água vem do mar quando barco se está a afundar, é um inundar que nunca mais para. Mas deixemos a parvoice para lá. Diz lá se o jantar a bordo não foi o máximo. Um barco é um microcosmo muito especial, que ou se ama perdidamente, como é o meu caso, ou se detesta.
Cadablanca à vista, corre para a amurada do barco e se não vires bem sobe à gávia. Não te esqueças de procurar o celebre café do Casablanca, se não existir, inventa um e faz uma cena ao piano, olhas para a porta finges ver o Bogard.
Um beijo. Augusto

2:35 PM  
Blogger Leonor C.. said...

Com um simples vestido preto, eu nunca me comprometo...
Gostei e estou à espera de mais!

Beijinos

Bom fim de semana

Leonor

3:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Como se pode verificar, os meus receios, estavam certos muitas 'malinhas' de roupa e outros adereços, mas pelos menos esta fase de preparativos embarque e boas vindas, correu pelo melhor, vamos agora esperar pelo proximo capitulo

5:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bem, fiquei com pena de não ter ido nesse cruzeiro...Escreves de uma maneira que prendes o leitor, e as fotos estão optimas. E para finaluzar, vou-me repetir, mas já dizia a outra "Com um simples vestido preto eu nunca me comprometo.." E é bem verdade :)
Bjs

5:21 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Sei que não foi a Tragédia Marítima, por isso espero as novidades seguintes. Relatas o exterior, mas o interior não teria que contar?
Um beijo
Daniel

7:00 PM  
Blogger . said...

Bem, só tenho a dizer duas coisas, uma é que tambem há acidentes com icebergs (Titanic :) ) e a segunda é boa viagem, aproveita ;).

7:57 PM  
Blogger António said...

Já comentei este post.
Só vim agradecer a tua presença no meu blog e as palavras que lá deixaste.
Beijinhos

11:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

Ainda há quem diga que o Ministério de Educação não paga bem... He, he, he! Leonor isso é que é qualidade de vida hein!... Estás muito bem em todas as fotos, erradias felicidade. Repete sempre, nem que para isso se faça manifestações para dar oportunidade de pelo menos uma vez por mes se fazer um cruzeiro de quinze dias. Talvez assim, o défice estabilizasse...
Beijos BFS

2:42 AM  
Blogger Astri* said...

uhm.. Querida Leonor :)
Já te disse o quanto te acho bonita e fotogénica? :D Gostei do que li.. vejo que te divertiste...

LOLOL esta do ensino meter água é bemverdade.. e eu tou tão erritadaaaa... ja agora.. és professora de quê? :D


beijinho no coração *****

3:34 AM  
Blogger Al said...

que bom gosto tem o VP.
E que lindo ficou o vestido contigo...
**
boa continuação.
Bjxx

5:40 AM  
Blogger Menina Marota said...

Que bom que regressaste com as tuas crónicas!
Adorei este início de viagem e, quero o resto... (não que seja "cusca", mas assim viajo também)

As imagens estão muito bem e tu estás linda naquele vestido preto!

Um abraço carinhoso e bom fim de semana :)

10:56 AM  
Blogger Henrique Santos said...

Lianor, a nossa Bela viajante,
e antes que alguém se espante,
digo: a preparação para a viagem,
para que tudo corresse bem,
a arrumação das malas demorou,
duas semanas, até que findou.
De bagagem tão elaborada,
ali foi ela e o seu melhor bem,
na viagem p'ra terra ensolarada,
buscar o cheiro que a áfrica tem.

(continua)

3:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor!
Deixa-me dizer-te que estás linda!
As tuas fotos não enganam.
Eu dava-te 30 anos,mas agora depois de ver as fotos, tenho a convicção de que não terás mais de 24.
Foi bom saber que gostaste do cruzeiro. Deve ter sido giro!
Gosto muito da tua forma de te expressares.
Um grande beijinho, para alguém que é muito querida!

5:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor!
Como não tive oportunidade de comentar o post anterior, queria lamentar o facto de não teres sido colocada na zona onde pretendias, mas acredito que a tua personalidade irá superar todas as contrariedades.
Enfim, é o sistema de ensino que temos.
Bijinho grande,

5:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

O cruzeiro deve ter sido magnifico.
Ainda bem que já te habituaste a Fão. Um dia talvez lá vá. ( Mesmo sabendo que a Ophélia anda feliz noutras paragens... )Um abraço

8:11 PM  
Blogger Leonor said...

JMC

tento, tento essa postura fantástica de que me fala...

é um treino, um exercício de ser feliz... pois a vida ensinou-me ao longo dos anos que a felicidade aprende-se.

abraço da leonor

9:25 PM  
Blogger Leonor said...

Ricky

os teus comentários são o máximo. obrigado pelo tempo que me dedicas.

nunca mais ricky começas o teu blog... tu sabes que eu não sei esperar...

abraço da leonor

11:24 PM  
Blogger António said...

E aqui estou eu pela 3ª vez para te agradecer a visita ao meu blog e as palavras bem sentidas que lá escreveste.

Beijinhos

11:53 PM  
Blogger José Gomes said...

Nao sei o que se passa aqui nas Americas mal consigo ver o teu post.
As fotos estao perfeitas, a viagem continua a seguir a velocidade que so tu sabes imprimir aos artigos que escreves.
Eh giro ver-te de vestido... sempre te imaginei de Jeans!
Desculpa a falta de acentos, mas este computador nao usa disso...
Chinesisses das Americas!
Cheguei ontem, estou com a Sonia, mas para ja esta america eh diferente daquela que imaginei.
A ver vamos...
Um abraco.
(Que tal esta a correr a Escola nova?)

1:31 AM  
Blogger Mocho Falante said...

Até eu que sou um nico fóbico a barcos gostaria de ter ido...

Quem sabe um dia?

Queremos saber mais!

3:07 AM  
Blogger «« said...

desculpa, mas a culkpa não é do vestido...

10:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

De regresso...
Lindas férias !... Quem me dera....
Um Abraço.

4:16 AM  

Post a Comment

<< Home