Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, June 01, 2005

Convenção dos Direitos da Criança



A convenção sobre os Direitos da Criança foi adoptada pelas Nações Unidas a 20 de Novembro de 1989. Portugal ratificou a Convenção em 21 de Setembro de 1990.

O documento que enuncia um vasto conjunto de direitos civis, sociais e culturais de todas as crianças tem um carácter universal e é ratificado por 192 estados do mundo e compõe-se de 54 artigos que se dividem principalmente em quatro grandes categorias, nomeadamente:

- Os direitos à sobrevivência
- Os direitos relativos ao desenvolvimento
- Os direitos relativos à protecção
- Os direitos de participação

Estes direitos relacionam-se directamente com:

A não descriminação que significa que todas as crianças têm o direito de desenvolver o seu potencial em todas as circunstâncias em qualquer parte do mundo.
O interesse superior da criança que deve ser uma consideração prioritária em todas as acções e decisões que lhe digam respeito.

A sobrevivência e o desenvolvimento sublinhando a importância vital de garantia de acesso a serviços básicos e igualdade de oportunidades para que as crianças possam desenvolver-se plenamente.

A opinião da criança que significa que todas as crianças deve ser ouvida e tida em conta.


(texto adaptado por mim retirado de uma publicação distribuída pela Câmara Municipal de Lisboa)



“Quando eu era um rapazinho ver um avião era um grande acontecimento . O mesmo acontecia com receber uma chamada telefónica de uma cidade situada a alguns quilómetros de distância. Não tínhamos televisão e nem sequer havíamos ouvido falar de computadores. Isto passou-se há apenas cinquenta anos.”

Kofi Annan

11 Comments:

Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Em Portugal, há menos...
Um beijo
Daniel

1:25 PM  
Blogger augustoM said...

Leonor, com o Dia Mundial da Criança, muita gente postou sobre o assunto, o que acho óptimo.
Contudo sou, e ainda bem que sou, muito radical e tanto mais quanto mais sério é o assunto.
Sem por em causa as excepções, que felizmente existem, quem, quando na TV mostram imagens das crianças africanas a morrer à fome se comove, ou pelo menos não vira a cara para o lado?
Leonor o Dia Mundial da Criança existe para lembrar o que nunca devia ser esquecido.
Um abraço. Augusto

2:05 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei muito de ler o Kofi Annan, obrigada por me teres dado a conhecer. Infelizmente, ainda hoje, metade da Humanidade nunca fez uma chamada telefónica.
Um beijo, bilha

4:13 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Dia 1 de Junho comemora-se o Dia Mundial da Criança! Ser criança não é fácil, como todos dizem mas, o bom de ser criança é preservar todos os valores, desde a espontaneidade até à sinceridade, desde a simplicidade até à complexidade que é descobrir coisas novas da vida, é sonhar, é imaginar, é acreditar num mundo melhor, é fazer amizades a todo o momento, é zangar-se e fazer as pazes no segundo seguinte. Ser criança é acreditar e confiar, é afastar hipocrisias e pintar o mundo de esperança.

O DIA DA CRIANÇA TEM DE SER TODOS OS DIAS!!!

Foi proposto às crianças que dissessem quais os seus direitos e ainda o que significa ser criança:

Aqui estão as suas respostas:

“A Criança tem que ser bem tratada porque ser criança é bom, é belo, é o mais bom do mundo” (José João Gonçalves, 10 anos); “A criança deve ser bem alimentada, porque ser criança é bonito, ser criança é belo!” (Adriana Monteiro, 9 anos); “A criança tem direito a brincar, porque ser criança é bonito e podemos brincar e aprender” (Armindo Teixeira, 8 anos); “A criança tem direito a ser amada pela mãe, porque ser criança é bom, basta viver com todo o carinho da minha mãe” (Alexandre Monteiro, 9 anos); “Todas as crianças devem viver com as mães e ter muito amor, porque ser criança é uma coisa muito importante para nós, para os nossos pais e para o mundo todo” (Sandra Monteiro, 10 anos); “A criança deve ter o carinho de toda a família e também dar carinho, porque a criança tem todo o carinho da família enquanto a família tem pouco carinho, enquanto crianças temos o direito se ser compreendidos em todo o lado, eu gostava de ser criança toda a vida” (Diogo Ribeiro, 11 anos); “A criança deve ser querida, porque ser criança quer dizer que somos inferiores aos mais adultos, a criança tem o amor da família, eu gosto de ser criança” (António J. Batista, 9 anos); “A criança tem o direito de brincar e aprender, porque ser criança é uma vida de actividades” (Roberto Teixeira, 8 anos); “A criança brinca muito e tem uma vida cheia de actividades” (Fábio Monteiro, 7 anos); “A criança deve ter amor, porque ser criança é um dia de amor” (Miguel Monteiro, 8 anos); “As crianças tem direito a ser felizes, porque as crianças são muito felizes” (Ruben Figueira, 7 anos); “A criança tem o direito a ser bem alimentada, acarinhada e a estudar, porque eu gosto muito de ser criança” (Morgane Anjo, 7 anos); “As crianças não devem trabalhar, devem estudar, porque as crianças são felizes” (Tânia Cabral, 8 anos).
Com a sua inocência e da maneira simples que, as identifica,
As crianças...

Foi a melhor maneira que eu senti, para falar das crianças. Deixando-as falar!

Agora digo eu:

O DIA DA CRIANÇA TEM DE SER TODOS OS DIAS!!!

Um beijo grande

4:14 PM  
Anonymous Anonymous said...

Dia da Criança?

Hoje é dia da criança,
o menino pede o carrinho,
a menina escolhe a boneca,
o Avô babado ajuda nas compras,
lá em casa, a Mãe feliz,
faz o jantar da família.
Que felicidade, que maravilha,
afinal hoje é dia da criança!
Mas o dia não é igual,
outras crianças choram,
sem nada para matar a fome!
Acordam dum pesadelo,
mergulham noutro pior,
e o mundo indiferente,
feliz e radiante,
festeja exuberante,
afinal, não nos esqueçamos,
não é hoje, dia da criança?

Ricky, 01 de Junho de 2005

4:22 PM  
Blogger Leonor said...

Daniel
há Daniel, ha menos... mas olha...

Augusto
como podíamos nós gente preocupada sem postar sobre o assunto, não é? uma forma de protesto pelo que disseste, crianças a morrerem à fome, e ao mesmo de conforto, por haver crianças que ja não morrem e t~em direito à educação.

Io
que bom que o meu post tenha feito em ti uma descoberta.
é o que eu gosto nestes blogs dos amigos : trocamos ideias e conhecimentos.obrigado pela tua visita. um dia destes bato à tua porta.

Betty
O teu comentário é simplesmente divino. tenho pena que os comentários apareçam nos suburbios.

Ricky
mais uma das tuas lindas criações. muito obrigado.

Carlos
é o teu dia? rssssssss
olha... é o meu também. diverti-me imenso no passeio da escola. ahHHHH! eu tinha 10 anos. que maravilha.

10:10 PM  
Blogger M.P. said...

Vi hoje tanstos "baixinhos" pelas ruas fora! Tive "inveja" deles..LOL.. Por outro lado desejei que eles pudessem ter uma Vida melhor!.. Quantos ombros tºao frágeis não carregam um "fardo" bem pesado! :/**

10:31 PM  
Blogger José Gomes said...

Disse alguém que esta mania de comemorar um dia de qualquer coisa só serve para apaziguar os remorsos (será?!!!)do dia a dia... porque realmente há um dia para qualquer coisa mas no dia seguinte parece que se apanhou uma "branca"... tudo se esquece!
Toca o disco e volta ao mesmo...
Mas as crianças são o melhor que há...
"(...)
Que quem já é pecador
sofra tormentos, enfim!
Mas as crianças, Senhor,
porque lhes dais tanta dor?!...
Porque padecem assim?!...
(...)
Augusto Gil

11:25 PM  
Blogger Leonor said...

Manuela e José
para já mil perdões por ter publicado um post sem ter fechado este deixando-vos sem resposta...

De facto Manuela alguns miudos têm um fardo bem pesado na família e por isso não conseguem com a pouca idade que têm conciliar a vida de casa com a escola. e é triste.

José
...vira o disco e toca o mesmo. concordo. mas não será a natureza humana. ser tão esquecida, ou tudo ser facilmente substituido?

abraço da leonor

8:33 AM  
Anonymous Anonymous said...

Where did you find it? Interesting read » » »

6:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. dodge intrepid parts Laser eye surgery south africa bmw x5 Car import tuner wallpaper 2002 chevrolet venture tail light lift chairs Benefits of running naked No fax paycheck loans Commercial van fleet insurance quote stationery Multiplayer blackjack Benadryl with zyrtec Low body core temperature medication travel bedroom bondage Interior designer southwark Vicodin+prescription+online

12:31 AM  

Post a Comment

<< Home