Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Sunday, June 05, 2005

O Valor de Sapo




A maior parte dos meus alunos são de etnia cigana. Os restantes repartem-se pelas etnias africana e lusa.

Noutro dia, contava a história da Polegarzinha… “então a menina foi raptada para casar com um grande sapo”… quando o grito do Bruno me interrompeu. Aflito, segurava a cabeça com as duas mãos.

- Ai professora! Não diga isso!

- O quê? – perguntei. Os outros miudos ciganos perceberam logo a angústia do colega.

- Professora, esse animal é mau para os ciganos. – explicou o António, irmão do Bruno. Este, ainda tinha as mãos na cabeça.

Uma coisa engraçada que acontece nas escolas situadas em bairros carenciados é termos nas salas famílias inteiras, irmãos, meios irmãos, primos e meios primos tanto da parte da mãe, do pai, como da madrasta e do padrasto. Mas este é um pequeno aparte que não interessa para aqui agora.

Claro! Eu já sabia. O sapo é o “coisa ruim” dos ciganos. Como é que eu não me lembrei?

Sempre vi, desde pequena, nos estabelecimentos comerciais o referido sapo, em barro pintado e envernizado de tamanho XL para as incompatibilidades sociais do dono da casa serem bem visíveis pelos ciganos.

- Então como se diz? – perguntei novamente.
- A gente não diz…
- Desculpa, mas não me lembrei.

O Bruno, o miúdo cigano de sete anos, que me trata sempre tão bem, que amua quando grito com ele, que trabalha o dia inteiro para eu lhe colocar “certinhos” no caderno, percebeu o meu profundo abatimento de ânimo por ter invadido negativamente o campo sagrado dos seus valores, embora sem querer, porque na minha cultura um sapo é um animal que ajuda a manter o ecosistema dos pântanos e, na minha fantasia livresca, um Princípe encantado, e logo me quis animar dizendo:

- Pode dizer professora. – disse ele.
- Não. Não se pode , não se diz. – disse eu.
- Professora! – diz a Jessica, cigana também, com a alegria estampada no rosto de quem tinha descoberto a pólvora – diga rã.

Concordámos todos contentes com a ideia da Jessica, rindo, como diria a Alice vieira, em todas as vogais do alfabeto e continuámos a história.


Leonor

14 Comments:

Blogger António said...

Curiosa a tua história.
E esse anátema dos ciganos para com os sapos e do qual eu não fazia a menor ideia.
Já me ensinaste uma coisa, pelo menos, professora.
Jinhos

8:00 PM  
Blogger M.P. said...

Nada melhor que esta lógica que nos tira do sério e que por ser tão simples nunca chegamos até ela!! :)E também aprendi alguma coisa nova que não sabia! ;)** Boa semana!

8:47 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Como sempre a tua história é um MIMO! E a resposta da menina é um DOCE!

Eu ADORO os sapos, tenho vários no meu jardim, que se escondem durante o dia e saem de noite para comer.

Os anfíbios anuros (sapos, rãs) há muito tempo povoam a imaginação dos seres humanos. Estão envolvidos em lendas, mitos e histórias infantis.
As histórias mais intrigantes relacionadas a esses seres fascinantes são as de bruxas que utilizavam os sapos para produzir seus feitiços e poções mágicas. Estas histórias têm um fundo de verdade, uma vez que as substâncias presentes na pele dos sapos podem causar inúmeras reacções nos seres humanos. Na China, sob o nome de Ch,anSu, e no Japão, sob o nome de Senso, usam-se preparações do veneno seco para o tratamento de várias enfermidades, como inflamações locais e constipações. Alguns sapos possuem substâncias alucinógenas na pele, o que tem levado a uma estranha mania nos EUA, o hábito de lamber sapos ou fumar o veneno, juntamente com tabaco, para obter alucinações. Assim, o conto da linda moça que beija um sapo que vira um príncipe pode ser mais do que uma simples fábula.

Bolas, está longo o meu post!

Beijocas

10:17 PM  
Blogger Leonor said...

António
é bom saber que as minhas histórias ensinam alguma coisa.

Manuela
boa semana para ti também.

Betty
olha, eu não sabia dessa coisa da pele dos sapos provocarem alucinações e claro, agora tem toda a lógica todo aquele simbolismo dos sapos nas histórias.
que maravilha!!!


beijinho da leonor

11:47 PM  
Blogger Leonor said...

Betty
e o teu comentário não é nada longo. eu gosto deles assim.

11:48 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Continuas espalhando maravilhas...
Um beijo
Daniel

10:31 AM  
Blogger augustoM said...

Leonor, a vida é assim, por vezes a palavra é mais importante do que o seu significado.
Um abraço. Augusto

10:46 AM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Realmente surpreendes-me com as tuas histórias...
Eu não sabia essa coisa do sapo para os ciganos...
Vá, será menos repugnante beijar uma rã e transformá-la em princesa?!!!
Temos que reformular as histórias a contar aos "cachopos"!....
Boa semana.

4:23 PM  
Blogger r.e. said...

deliciosa a sabedoria que parece só estar ao alcance das crianças. São momentos assim que me fazem pensar que podia um dia gostar de dar aulas também a miúdos. Mas estou apaixonado pelas minhas turmas adolescentes e jovens adultos. E também aí as histórias se sucedem com a delícia que imaginas. Um beijinho. J.

8:30 PM  
Blogger Leonor said...

Frog
Geralmente digo sempre o que sinto.

Daniel
obrigado pela tua visita

Augusto
o eterno dilema do significante e do significado que dava dores de cabeça a Saussure, rs

José
provavelmente, quem sabe? mas também se mudamos os conceitos mudamos o rumo das histórias... algumas, mudadas ou acrescentadas até são bem mais deliciosas.

Cokas
perdemo-nos a conversar só das nossas aulas, das nossas aulas, rsssssss

Rudolfo
com adolescentes a conversa é outra. o feedback é mais rico já de vivências, porém menos espontâneo.

Abraço a todos

10:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já não se pode cantar "Eu vi um sapo" tem que se dizer "Eu vi uma rã", não soa tão bem.Mas temos que respeitar as culturas de cada um.Bom fim de semana.Arte por um canudo 2

1:34 AM  
Blogger SilenceBox said...

Vim cá dar uma olhadela ao teu blog.

Interessante este post! Aprecia-me muito as historias sobre as lições e os alunos.

Não fazia a minima ideia que os ciganos têm uma aversão aos sapos. Porque será que têm esta aversão?

Uma lição que acabei de aprender! :-)

7:29 PM  
Blogger Night said...

Sim agora tambem fiquei curioso, porque é que os ciganos tem aversão aos sapos? nunca tinha ouvido falar nisso!

11:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. »

2:38 PM  

Post a Comment

<< Home