Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, April 13, 2005

Quando eu for grande


Logo no primeiro dia de aulas pergunto aos miúdos sobre a sua identidade, sobre a composição da sua família e, o mais importante, o que querem ser quando forem grandes. O que é uma forma de questioná-los sobre as grandes incógnitas da nossa existência, quem sou eu, de onde vim e para onde vou, numa forma menos filosófica.

Certo dia, conheci um miúdo com uma capacidade oratória, um saber estar e um saber ser fabulosos. Não resisti e perguntei-lhe: o que queres ser quando fores grande?
Não se precipitou na resposta. Por fim respondeu: quando for grande quero praticar o bem.

Estremeci. Fui apanhada nas redes de uma argumentação Kantiana.
E o que é o bem? ( já agora…. queria saber qual era a sua ideia).
O Bem é a justiça, respondeu, algo confuso por eu querer saber uma coisa tão óbvia.

Claro! Como é que eu ainda não sabia uma coisa daquelas? A conversa terminou por ali. O seu enfado era mais que evidente. Comigo, a conversa não passaria do “chove mas não molha”.

Entretanto, ano e mais ano, ele mudou-se com a família para outras paragens, curtas no espaço mas longe das minhas trajectórias, e deixei de o ver. Anos mais tarde encontrei a avó. E perguntei: O seu neto?
O meu neto é juiz, respondeu a senhora.
Lembrei-me "Quando for grande quero praticar o bem".

Leonor

13 Comments:

Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Há almas com uma programação definida... outras são leves como uma folha levada pelo vento.
um beijo
Daniel

10:09 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor,
Sem questionar o teu raciocínio, sem conhecer a evolução do teu aluno, sem analisar os traços que ele deixou pelo caminho, será que nos dias de hoje ele ainda manterá a mesma noção de "bem" de quando era criança?
Ou será que se adaptou ao sistema?!!!
Desculpa.

12:14 AM  
Anonymous Anonymous said...

Fiquei impressionado com a história porque vem ao encontro duma parecida, que conheço. Um miudo, pouco mais novo que eu, há cinquenta e seis anos atrás, assistiu à morte da avó, por doença prolongada, e profetizou-me, com lágrimas nos olhos: "Vou ser médico para lutar contra o mal..." E, hoje é um grande médico, vive no Porto e já foi até bastas vezes convidado para debates sobre a saúde. Encontra-mo-nos poucas vezes, mas já falámos sobre a profecia e ainda hoje se comove, porque aquela morte afectou-o bastante...
Por isso, até acredito que, tal como se disse atrás (Daniel)(sic) "Há almas com uma programação definida... "
bjinhos, Ricky

9:37 AM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Finalmente consegui.

"Bom... quando eu for grande quero ter um computador que faça tudo aquilo que eu lhe mandar! Sem eu ter vontade de dar cabo dele! :)


Só que por vezes (lamentavelmente) vai-se perdendo pelos caminhos da vida, a chama daqueles valores, que acabam por ficar adormecidos. Ficando assim como obras inacabadas. Mas...

Eu ainda acredito, no valor da alma de cada homem, porque nela vive sempre uma criança.


"Receita para construir uma cidade"

Agora quero agradecer as palavras, do José Gomes do Saltapocinhas e tuas Leonor

Beijos

5:22 PM  
Blogger Leonor said...

Daniel
quantas vezes não penso nisso, na programação definida. a alma do homem que conhece é uma confusão de crenças. procuramos sempre uma resposta...

José
não tens que pedir desculpa se por acaso a tua opinião for contrária à minha. penso que a partilha de ideias engloba as pro e as contra. as tuas ideias contra são muito bem vindas.

Ricky
e se não é uma programação definida será um acontecimento que a define. decidi-me pela minha profissão já bem adulta quando o meu filho me disse uma vez quando o ajudava nos trabalhos de casa "as minhas professoras podiam ser como tu".

Betty
os computadores... como já te disse, o meu não sabe o risco que corre comigo ao ter "ideias" parvas.
será que o Bill Gates quis vingar-se mansinho da humanidade?

8:38 PM  
Blogger M.P. said...

Com estes miúdos há sempre que esperar o inesperado e temos que estar preparados para aprender! :) Mas... fica a incógnita em relação àquele futuro ansiado que é agora o seu presente. Que seja JUSTO como juíz! **

8:39 PM  
Blogger Leonor said...

Manuela
profissão dífícil no nosso país, como tantas outras.
O bem, a justiça, a responsabilidade, igualdade... meu deus
tudo fica para cumprir...

10:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excelente!Esperemos que ele não tenha esquecido do que queria ser em pequeno.Agora poderá praticá-lo no respeito da lei.Arte por um canudo 2

11:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

O link Arte por um canudo não dá pq tem o http a mais.

12:01 AM  
Blogger Leonor said...

Ok Agostinho. vou tratar do http do link.
por acaso estranhei mas...

8:37 PM  
Blogger isa xana said...

impressionei-me:)
nunca escutei muitos miúdos dizerem querer praticar o bem e muito menos consegui-lo.

eu quando for grande (já não serei maior do que isto que já sou!) quero casar cum velho muito rico mesmo muito rico, deixá-lo morrer e ficar com o dinheiro lol=p

beijito e bom fim-de-semana

2:38 PM  
Blogger isa xana said...

claro que não. mas sempre fiz esta brincadeira. os meus amigos sempre diziam grandes sonhos para o futuro, eu sempre dizia este para brincar;)

beijinho

4:25 PM  
Anonymous Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. Video website designers San antonio electronics vender computer treatment cancer 1940 automobile manufactueres Cadillac 16 spyware removal lipitor Aluminum patio chairs http://www.fishing-gifts-5.info Best eye surgeons californi jeep air suspension

5:53 AM  

Post a Comment

<< Home