Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Tuesday, March 29, 2005

A Voz da Floresta

(A criatividade da Danuta Wojciechowska)

A natureza era a companhia do homem primitivo. Ela fornecia abrigo e alimento e, em retorno, a humanidade a reverenciava. As religiões primitivas louvavam as pedras e montanhas, os campos e florestas, os rios e oceanos.

A Voz da Floresta é uma ponte mítica entre o mundo dos deuses e o dos homens, entrelaçado com a veneração que os Celtas tinham pelas árvores. Como uma representação do universo, as raízes das árvores habitam o solo, o conhecimento profundo da Terra. E o tronco une as raízes ao céu, trazendo este conhecimento à luz.


Plantar uma Floresta

Quem planta uma floresta
Planta uma festa

Planta a música e os ninhos,
Faz saltar os coelhinhos.
Planta o verde vertical,
Verte o verde,
Vário verde vegetal.

Planta o perfume
Das seivas e flores,
Solta borboletas de todas as cores.

Planta abelhas, planta pinhões
E os piqueniques das excursões.

Planta a cama mais a mesa.
Planta o calor da lareira acesa.
Planta a folha de papel,
A girafa do carrossel.

Planta barcos para navegar,
E a floresta flutua no mar.
Planta carroças para rodar,
Muito a floresta vai transportar.
Planta bancos da avenida.,
Descansa a floresta de tanta corrida.

Planta um pião
Na mão de uma criança:
A floresta ri, rodopia e avança.


de Luísa Ducla Soares in A Gata Tareca e Outros Poemas levados da Breca


Para saberem qual a árvore
que se coaduna convosco de acordo
com o dia do vosso aniversário.
Carreguem AQUI

9 Comments:

Blogger r.e. said...

saiu-me um Cipreste :) concordo, pelo imaginário que o envolve sempre. obrigado pela tua visita, Leonor. Beijinho. J.

7:26 PM  
Blogger M.P. said...

Olá,Leonor.. Calhou-me o Carpe... Mas não condiz lá muito com o que acho de mim..LOL **

9:13 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Bom!... na verdade sou um pouco assim "Nogal" sou mesmo uma Taurina Pura, com todos os defeitos e qualiadades. Parabéns pela a ideia*****

Um beijo G.

11:13 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor, francamente, escolheste-me a árvore dos cemitérios: CEDRO!!!
Pelo que li, não coincide com a minha maneira de ser... mas um cedro! Cruzes!!!
A floresta... a história traz-me à ideia a resposta do chefe Seatle dada ao "grande chefe branco de Washington" em 1854 e da qual transcrevo este delícia:

"(...) Cada parcela desta terra é sagrada para o meu povo.
Cada brilhante mata de pinheiros, cada grão de areia nas praias, cada gota de orvalho nos escuros bosques, cada outeiro e até o zumbido de cada insecto é sagrado para a memória e para o passado do meu povo. A seiva que circula nas veias das árvores leva consigo a memória dos Peles Vermelhas. (...)
"

Um abraço, amiga.

12:22 AM  
Anonymous Anonymous said...

Saiu-me a da ambição! Claro que sou ambicioso na defesa das minhas pérolas, das minhas verduras, do meu ambiente... e, que bem precisam de coragem porque são atacados com despudor e insatez, para não falar de "outras" coisas bem piores...

10:36 AM  
Blogger Leonor said...

Ah! Com que então... ninguém resiste a um passatempo. ainda bem que gostaram.
A minha árvore é o álamo. comme çi comme ça (será que escrevi bem?- ando para aqui com locuções estrangeiras...)
como diz a Manuela, algumas coisas sim, outras não.

abraço da Leonor

12:10 PM  
Anonymous Anonymous said...

a mim, deve ser uma floresta de cipestres.

6:54 PM  
Blogger zoltrix said...

que lindo este teu post!
Vou utilizar a tua ideia da árvore ok?

2:24 AM  
Anonymous Anonymous said...

Keep up the good work » »

6:44 AM  

Post a Comment

<< Home