Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Saturday, March 26, 2005

Pegadas na areia


Os amigos que visitam o Ex Improviso já devem ter notado que não sou uma pessoa de ideias fixas.

Isto é…

Apesar de eu saber mais ou menos bem o que quero e acredito, gosto de deixar uma margem para outras maneiras de pensar.

Por isso, digo mais ou menos bem devido ao processo de aprendizagem diária a que estamos sujeitos ao longo de toda a nossa vida que nos aperfeiçoa as ideias, supostamente, quando as temos.

Assim sendo, professando outros rigores cuja validade se admite com demonstração admiro outros entendimentos.
Vou então contar a seguinte parábola, de origem bíblica, que eu sempre achei admirável pelo sentido de protecção sobrenatural que encerra.


“À medida que um homem caminhava pela praia as suas pegadas iam sendo sulcadas na areia. Ao lado das suas pegadas via-se mais um par de pegadas.
- Tenho reparado que caminhas sempre ao meu lado quando as coisas me correm bem, pelas tuas pegadas sempre ao lado das minhas. Mas quando as coisas me correm mal, só vejo um par de pegadas na areia. Porque me abandonas quando estou infeliz? – perguntou o homem ao seu companheiro invisível.
- Quando estás infeliz, eu carrego-te ao colo. – respondeu o Senhor.”


Leonor

8 Comments:

Blogger Fragmentos Betty Martins said...

- Quando estás infeliz, eu carrego-te ao colo. – respondeu o Senhor.

É tão reconfortante, ter este pensamento em nós, naqueles dias de tempestade que por vezes, visitam a nossa vida...

Um beijo
Betty

6:58 PM  
Anonymous Anonymous said...

Pronto, vou-me deixar de vergonha... e criticar o que escreveste.
Olá Leonor (manda a boa educação cumprimentar primeiro as pessoas...)
Do que já li dos teus "posts" vejo que és uma pessoa muito especial, com ideias largas e uma capacidade fora do normal em explanar as tuas ideias.
E aquilo que tu escreves, prende... pela profundidade que tem, pelos ensinamentos que transmites (ou não fosses Professora - mas com "P" muito grande!), pelo respeito que tratas ideias que não as professas ou que não estás de acordo.
Os teus alunos (e que raiva eu tenho de não ser um deles!!!!) tiveram sorte com a professora pois são mulheres como tu, professores como tu, que estão a preparar verdadeiramente a geração do amanhã.
A única crítica que faço é à parábola... mas isso deve ser da minha idade! O AMIGO (quer seja humano ou qualquer entidade) não vai tirar o amigo das dificuldades transportando-o aos ombros.
Pelo contrário, a minha noção de Amigo é aquele que vendo o amigo com problemas, não o transporta ao colo, dá-lhe a mão e ensina-o a encontrar as pedras que menos ferem os pés, para passar para a outra margem...
Um abraço.

6:59 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Era tão bom acreditar assim nessas coisas sem o mínimo de dúvida!
Um dia destes quando tiveres um tempinho hás-de ensinar-me como puseste o título nos teus links com o mesmo tipo de letra que o blog traz de origem... Já tentei e não consegui :-(
Umas excelentes e reparadoras férias!

1:17 AM  
Blogger Leonor said...

Reconfortante Betty. É essa a palavra.

Mas Jose´... vergonha de criticar o que eu escrevo? O que eu pretendo é lançar o tema e ir buscar partilha de ideias. Não gosto muito de Amens.

Saltapocinhas, juro que quando me lembrar como fiz isso, te digo como foi. estou a tratar do caso.

Micróbio...personalidade forte, pois im. Li ontem sobre aos defeitos do meu signo (sou taurina): cabeça dura, pão duro, chata (palavra de honra)rsss

1:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Esta parábola, penso eu, não deve ser analisada tão pela rama. Ela encerra uma lição, de profunda confiança, que deveremos ter n'Aquele, que deu de facto tudo o que um humano pode dar, pela vitória do seu semelhante... Fê-lo na condição de humano, exactamente para nos redimir e... nos pegar ao colo, nos momentos que mais precisamos, eis a Paixão de Cristo Jesus!

10:49 AM  
Anonymous Anonymous said...

eu sou muito amiga de mim, claro. ãmigos invisíveis não são amigos.

6:57 PM  
Anonymous Anonymous said...

You have an outstanding good and well structured site. I enjoyed browsing through it Discount hiking sticks buspar medio tempo us competitive term life insurance Decorative stationery Essential fatty acids and curing acne http://www.valtrex-dosage.info/unitedstatesvaltrexrx.html maternity clothes france http://www.fantasy-basketball-9.info Dress junior productpage gaggenau dishwashers Free sample paintball business plan Zoloft online dream pharmaceutical

8:05 AM  
Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! Compaq presario laptop parts hinges Fioricet fiorciet lowest price lexapro half life Decks patios driveways websterville vermont Beaches web cam Buy drug online oxycontin prescription Gmc sierra truck service bulletin Blue heron rental cars swing away wheel carriers land rover Pentek water filters Combining remeron wellbutrin Mobile phone barcode reader Uhlich children's home Kima body kits Millenium mazda Synthesis of fluoxetine experimental

12:00 PM  

Post a Comment

<< Home