Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Monday, April 11, 2005

Receita para fazer uma cidade


A Revolução Industrial iniciada na Inglaterra no século XVIII introduziu no mundo a máquina a vapor, revolucionando todo o sistema de produção a nível mundial.Foi uma revolução tecnológica, sócio-económica e cultural.
O consumismo excessivo de matérias primas consequente da Revolução alterou para sempre a vida económica das nações. Alterou para sempre o equilíbrio do nosso planeta.Na América, no inicio do século IXX havia uma ou duas clareiras no meio de florestas densas. No inicio do século XX havia uma ou duas árvores no meio de clareiras extensas.
Deram-se grandes avanços nas comunicações. Mas...
Apareceram os bairros da lata…Apareceram fábricas enormes…Apareceram mares poluídos…Apareceram buracos no céu…



Receita Para Fazer Uma Cidade


Tomem-se alguns caixotes de cimento com pequenas aberturas e coloquem-se lado a lado, formando pequenos conjuntos onde caibam pequenas famílias (mas não os sonhos respectivos).

Sobreponham-se então muitos conjuntos de caixotes sempre iguais até atingir alturas reservadas às aves.

Para cada quinhentos conjuntos de caixotes, tenha-se o cuidado de abrir uma pequena clareira de relva, habitada de alguns arbustos, insectos e pouco mais.

Preencham-se os conjuntos inferiores com locais de venda de coisas enlatadas. Enfeitem-se exteriormente os conjuntos dos caixotes com mosaicos de cor viva, a gosto;

dispersos pelos andares, alguns vasos de flores, talvez uma gaiola com um canário. Por dentro, bibelots e uma funda agonia devem bastar. Sirva-se gelada.

Se se pretender uma versão muito mais em conta, substituem-se os caixotes de cimento por outros de velhas tábuas ou latas, reduzam-se as dimensões, omitam-se os elementos, acrescente-se quanto baste de ratos, pulgas e miséria.

A servir, podendo ser, ainda mais gelada.


de José do Carmo

12 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ai Leonor, o teu post até deu arrepios.
Não conheçia José de Barros, mas esta "receita" é de arrepiar.
Deixa-me agora dizer que a culpa não é só da Revolução Industrial. O homem concebeu a máquina como ferramenta de trabalho e acabou ele - homem - de ser a ferramenta da máquina.
A destruição das reservas do nosso planeta está ligada à ganância primitiva do homem, à sua sede de poder, de dominar...
Um abraço.

10:01 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Felizmente o mundo ainda não está já perdido. Sou optimista e acredito que poderemos salvá-lo.
Um beijo
Daniel

11:10 PM  
Blogger isa xana said...

foi servido bem gelado esse texto!


**

1:53 AM  
Anonymous Anonymous said...

Estou há mais de vinte e dois anos, numa faculdade onde esse problema é tratado - Faculdade de Arquitectura. Sabiam que mais de setenta por cento das construções em Portugal passam ao lado dos arquitectos? Eles estão preparados para não cometerem asneiras, mas estão no desemprego! Por isso acontecem aberrações como Quarteira que bate todos os recordes negativos do mundo!
Feliz do blogue que tem uma Leonor que vai tão certinha à fonte...
Se o Camões tivesse esta oportunidade como seria o blogue dele?
Ricky

9:04 AM  
Blogger Leonor said...

José
a máquina, a lei do menor esforço...e por acaso há-as muito interessantes. conheces a guerra das estrelas? há lá um robot dourado que cita Shakespeare.que maravilha!

Daniel
enquanto for Gaia a tomar conta, o mundo não está perdido porque de vez em quando há um terramoto que limpa tudo.

Isa,
que saudades tuas.o teu último post nao tem sitio para comentar.

Ricky
contrariamente ao que possamos imaginar, provavelmente o blog do Camões não teria movimento algum.
Porém, uma coisa é certinha, asseguro-te, eu estaria sempre lá.

9:45 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Olá Leonor,

Hoje em dia não há vila que não queira ser cidade; e não há cidade que não sonhe ter mais e mais população. Mas afinal qual o sentido desta competição interconcelhia, quando o território deve ser pensado não de acordo com divisões administrativas mais ou menos arbitrárias, mas segundo padrões geográficos com alguma semelhança? É necessário pensar a uma escala superior, capaz de se sobrepor à lógica municipal que ignora o que se passa nos concelhos limítrofes e na região. Haverá por acaso algum presidente da Câmara que aceite uma limitação no seu perímetro urbano por essa ser a melhor solução em termos de ordenamento regional? Seguramente muito poucos, porque medem a sua importância pela extensão do município já urbanizado. Poucos são os que se preocupam com a qualidade e integridade do espaço; só querem ter gente, estradas, vias rápidas, novos loteamentos... Eu gostava, isso sim, de ver autarcas preocupados em ter cidades bonitas, verdes, amigáveis para as pessoas, onde os habitantes se orgulhassem de viver.

Um beijo

2:01 AM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor, se me permites gostaria de dar o meu aplauso à Betty.
Foi a melhor lição de urbanismo que li nestes tempos.
Este país precisa realmente de mais "Betty" e menos presidentes de câmara a preocuparem-se com o número de munícipes por centímetro quadrado.
"Eu gostava, isso sim, de ver autarcas preocupados em ter cidades bonitas, verdes, amigáveis para as pessoas, onde os habitantes se orgulhassem de viver."
Subscrevo letra por letra este parágrafo escrito pela Betty.
Um abraço para as duas.

12:28 PM  
Blogger Leonor said...

Betty
juntamente com o José assino em baixo do que disseste. Comentário magnifíco que nos acentua o sentimento de revolta contra o urbanismo aos "tranbolhões".

Micróbio, aqui nesta receita não há espaço para as tuas caçadas de grilos

8:21 PM  
Blogger saltapocinhas said...

As cidades infelizmente são cada vez mais assim...A BettY tem toda a razão, mas a razão do dinheiro fala mais alto e quantas mais casas houvem mais dinheiro entra nos cofres da câmara? jardins e espaços verdes??? mas isso dá dinheiro??

9:07 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Não é "houvem" é houver! :-)

9:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Infelizmente!Parece ser a receita mais que provável.Acredito que não. Arte por um canudo 2

11:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. » » »

3:00 AM  

Post a Comment

<< Home