Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Monday, March 28, 2005

Na Noruega



Tenho amigos atentos ao funcionamento do meu blog. Vão mandando fotografias e temas para reflectir. E por isso lhes sou muito grata.
O documento que se segue, não sendo da minha autoria, publico-o na íntegra:


"Na Noruega, o horário de trabalho começa cedo (às 8 horas) e acaba cedo (às 15.30). As mães e os pais noruegueses têm uma parte significativa dos seus dias para serem pais, para proporcionar aos filhos algo mais do que um serão de televisão ou videojogos. Têm um ano de licença de maternidade e nunca ouviram falar de despedimentos por gravidez."

"A riqueza que produzem nos seus trabalhos garante-lhes o maior nível salarial da Europa. Que é também, desculpem-me os menos sensíveis ao argumento, o mais igualitário. Todos descontam um IRS limpo e transparente que não é depois desbaratado em rotundas e estatuária kitsh, nem em auto-estradas (só têm 200 quilómetros dessas «alavancas de progresso»), nem em Expos e Euros."

"É tempo de os empresários portugueses constatarem que, na Noruega, a fuga ao fisco não é uma «vantagem competitiva». Ali, o cruzamento de dados «devassa» as contas bancárias, as apólices de seguros, as propriedades móveis e imóveis e as «ofertas» de património a familiares que, em Portugal, país de gentes inventivas, garantem anonimato aos crimes e «confundem» os poucos olhos que se dedicam ao combate à fraude económica."

"Mais do que os costumeiros «bons negócios», deviam os empresários portugueses pôr os olhos naquilo que a Noruega tem para nos ensinar. E, já agora, os políticos.
Numa crónica inspirada, o correspondente da TSF naquele país, afiança que os ministros não se medem pelas gravatas, nem pela alta cilindrada das suas frotas. Pelo contrário, andam de metro, e não se ofendem quando os tratam por tu. Aqui, cada ministério faz uso de dezenas de carros topo de gama, com vidros fumados para não dar lastro às ideias de transparência dos cidadãos. Os ministros portugueses fazem-se preceder de batedores motorizados, poluem o ambiente, dão maus exemplos e gastam a rodos o dinheiro que escasseia para assuntos verdadeiramente importantes."

"Mais: os noruegueses sabem que não se «projecta o nome do país» com despesismos faraónicos, basta ser-se sensato e fazer da gestão das contas públicas um exercício de ética e responsabilidade. Arafat e Rabin assinaram um tratado de paz em Oslo. E, que se saiba, não foi preciso desbaratarem milhões de contos para que o nome da capital norueguesa corresse mundo por uma boa causa."

"Até os clubes de futebol noruegueses, que pedem meças aos seus congéneres lusos em competições internacionais, nunca precisaram de pagar aos seus jogadores 400 salários mínimos por mês para que estes joguem à bola.
Nas gélidas terras dos vikings conheci empresários portugueses que ali montaram negócios florescentes. Um deles, isolado numa ilha acima do círculo polar Árctico, deixava elogios rasgados à «social-democracia nórdica». Ao tempo para viver e à segurança social."

"Ali, naquele país, também há patos-bravos. Mas para os vermos precisamos de apontar binóculos para o céu. Não andam de jipe e óculos escuros. Não clamam por messias nem por prebendas. Não se queixam do «excessivo peso do Estado», para depois exigirem isenções e subsídios."


Aproveito o comentário de quem me enviou este depoimento:
"É tempo de aprendermos que os bárbaros somos nós. Seria meio caminho andado para nos civilizarmos."


Para agora eu fazer o meu:

Citando Júlio César, aquele imperador romano que se viu grego para conquistar a Ibéria, mais propriamente o povo Lusitano chefiado por Viriato, “Que povo é aquele que não se governa nem se deixa governar?”


Leonor

8 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Leonor, como vês, Na Noruega é tal e qual como em Portugal:
- A noção de responsabilidade e respeito é incutida na própria educação;
- Não há fuga aos impostos porque sabem que eles são aplicados directamente no bem comum;
- Todos sabem que enganar o fisco é bater no próprio bem estar;
- Os salários são pagos duma forma justa e não explorados da forma vergonhosa como são os nossos trabalhadores;
- O sistema de saúde é virado para o utente e não para o enriquecimento de uns tantos;
- O sistema de ensino, virado para o futuro, investe no Homem do Amanhã.
Quanto aq Viriato, quero recordar que ele não foi o homem que nos impingiram nos compêndios. Não nasceu e muito menos foi criado nas montanhas.
A sua personalidade é apresentada como um homem justo, enérgico,
fiel à palavra dada, e um grande estratega militar, tornando-o o chefe militar dos lusitanos e defensor da sua liberdade.
A acção de Viriato, no campo militar como no diplomático, fez com que as tribos vizinhas se mobilizassem contra Roma e soo o seu comando infringiu pesadas derrotas ao exército mais poderoso da Terra (nessa altura o exército romano, claro!.
As suas qualidades de comandante, guerreiro e de poder disciplinar sobre as suas tropas, granjeou-lhe a admiração e o respeito de Júlio César.
Mas quem sou eu para te dar licções de história.
Desculpa.

3:13 PM  
Blogger M.P. said...

Há sociedades e sociedades.. ;) Somos conhecidos lá fora pela nossa capacidade de integração e de trabalh0.. De trabalho! Surpreendentemente. Aqui, em casa, temos uma baixa percentagem de produção. Mas também os incentivos são o que são! E mais não digo!
;)**

10:11 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Amiga Taurina :)
(eu também sou Taurina)

A economia da Noruega é próspera no capitalismo de bem-estar, caracterizando uma combinação da actividade do mercado livre e da intervenção do governo. As áreas chave de controles do governo, tais como o sector vital do petróleo (com as empresas de estado em grande escala). O país é dotado com ricos recursos naturais - petróleo, energia hidroeléctrica, peixes, florestas, e minerais - e é altamente dependente de seus produção de óleo e preços de óleo internacionais; em 1999, o óleo e o gás explicaram 35% das exportações. Somente Arábia Saudita e Rússia exportam mais óleo do que Noruega. Em 2000 integra na União Europeia.
Com a mais elevada qualidade de vida do mundo, os noruegueses preocupam-se ainda sobre as duas décadas seguintes quando o óleo e o gás começam a acabar. Conformemente, Noruega tem conservado seus excessos de orçamento óleo-impulsionados em um fundo do petróleo do governo, que investiu no exterior e (em 26 novembro 2003) foi avaliado em 114 bilhão de dólares americanos.
Pronto, Noruega ISTO! A nível económico. Tendo estas condições, mal seria se não encabeçasse a lista como país, com mais qualidade de vida do mundo. A nível económico, não nos pudemos comparar com ninguém. O nosso país é maravilhoso, conheço outros países, mas não o trocaria por nenhum outro que conheço. O que nos faz falta é ter BONS POLITICOS!!! Independente da cor. Se há fuga aos impostos a culpa é do SISTEMA. Não façam perseguições a quem tem uma “Tasca” vão ás grandes imprensas, como a Banca por exemplo e façam pagar os impostos, como se faz em toda a Europa. Muita coisa a dizer sobre isto, mas fico por aqui.

Um beijo
Betty

11:22 PM  
Blogger Leonor said...

Pois é, José, a vida na Noruega é, sim senhor, muito parecida com a nossa.
Bom! deixemo-nos de sarcasmos porque quando vejo que uma sociedade conseguiu atingir o bem estar, fico doente, por nunca saírmos do terceiro mundo. Mas como diz a Manuela, e muito bem, há sociedades e sociedades.
Micróbio, penso que a razão dos suicídios está ligada à religião...eles são protestantes. durkheim explica isso algures na sua obra. enquanto os católicos não se mexem muito para enriquecerem porque "o céu é o reino dos pobres" para os protestantes não é bem assim.

Betty, taurina como eu. eu sabia. eu sabia que havia qualquer coisa...

abraço para todos.

6:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

... gostei daquela do imperador romano... esses romanos eram loucos... já ouvi isto, onde? ehehehehh

10:38 AM  
Blogger Leonor said...

Ricky, quem não leu Axtérix?
e olha tenho pena daqueles que o não leram e que não o lêem...

2:55 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! » »

1:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... Funny novelty tshirts http://www.onlinepoker83.info/wedding_dresses.html Financial managerial accounting role definition Wrench earring speedo swimsuit img swimsuits img swimsuits thkid Hawian tropic swimwear theorygloria canvas jacket e30 convertible Tear drop camping trailer Bfg technologies geforce 6800 gs oc video card Pyrod mp3 player au Davenport leather jackets Porsche boxster decals are there any hello kitty maternity clothes

12:47 PM  

Post a Comment

<< Home