Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Monday, April 18, 2005

Escolaridade obrigatória




É difícil para um professor desligar-se da escola quando toca para a saída. Já tentei arrumá-la na gaveta depois do horário lectivo mas não consigo. Trago-a para casa, para a casa dos meus amigos e quando menos conto lá estou a falar dos meus alunos.


A escola é o caderno com as pontas viradas para cima, é o pó de giz nos dedos, a corrida constante de grupinhos para afiar o lápis, a borracha perdida no chão a querer marchar porta fora para o recreio… é o convívio na sala de professores, os colegas novos que chegam naquele ano e depois partem para outras paragens e nunca mais são vistos, são os conselhos escolares feitos todos os meses, as actas de várias páginas sobre as avaliações... é a relação de amizade entre professor e aluno estabelecida pela partilha de cinco horas cinco dias por semana… a apreensão de diferentes temperamentos, tanto do lado que ensina como do lado que aprende.

Todavia, a escola não é um mar de rosas de pétalas aveludadas e odor inebriante. É também a incompatibilidade do professor com alguns alunos emocionalmente instáveis, tão instáveis que nunca sabemos a sua reacção no momento seguinte.

Sou professora do 1º ciclo numa escola situada numa zona estigmatizada pelo nome e pela paisagem árida de recursos económicos e de afectos, rodeada de caixotes habitacionais de cores desmaiadas manchadas pelo bolor que enegrecem a alma de quem lá mora e de quem lá passa.

A minha turma é constituída por alunos cujas idades vão dos quinze aos sete anos de idade. Os mais velhos têm dificuldades de aprendizagem graves e estão há vários anos no 2º ano. Os mais novos entraram para a escola o ano passado. Controlar o fascínio dos pequenos pela falta de regras dos colegas repetentes de modo a não repeti-las é um exercício de estratégia tendo em vista a utilização adequada dos meios de coacção psicológica traduzida quase sempre no grande murro em cima da secretária. O barulho inesperado assusta-lhes os insultos que proferem uns aos outros, ficando entupidos nos ouvidos e nas gargantas. Só a minha mão chia por várias horas.

Não sou uma professora exemplar na acepção que os sucessivos ministérios da educação querem que eu adopte. Fui formada nas pedagogias e não nas psicologias. Eu passo o saber académico do aeiou e o saber empírico do meu ser e estar no mundo. Não consigo realizar-me no meu trabalho se passo o dia na sala de aula a conter comportamentos desviantes.

O governo de José Sócrates pretende alargar a escolaridade obrigatória para os dezoito anos de idade. Isso quer dizer que vamos ter na mesma sala miúdos no seu projecto adolescente de hormonas desequilibradas juntamente com miúdos em idade infantil?

Termino abruptamente com a pergunta que espero não ser retórica. Sem mais assunto, assumo a minha incompetência de lidar com tal situação para a qual não me sinto minimamente vocacionada.

Leonor

14 Comments:

Blogger saltapocinhas said...

15 anos?? Antigamente havia uma lei que dava como idade máxima na escola primária os 14 anos. Que eu saiba essa lei ainda vigora. E que fazem garotos de 15 anos no 2.º ano? Já os deviam ter passado de ano! Ainda não adquiriram as competências para transitar para o 3.º? E se as adquirirem aos 20, ficam aí? Desculpa tanta pergunta, mas estou mesmo admirada. Na minha escola temos um garoto que vai fazer 15 anos e já andámos a ver como o passar para o ensino recorrente, pois acho que com essas idades não podem de maneira nenhuma estar misturados com criancinhas de 7 anos!
E a incompetência não é tua! A incompetência é de quem não arranja alternativas para alunos dessas idades saírem das escolas do 1.º ciclo! Que raiva!

11:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Já disse aqui, Leonor, que os professores dividem-se em dois grandes grupos:
1 - Os que vendem aulas;
2 - Os que dão aulas.
Este segundo grupo é como os dinossáurios: raça em extinção! Mesmo assim dão todo o seu saber, todo o seu amor, toda a sua dedicação a uma Escola que está virada para tudo menos para o Futuro.
Não por culpa dos professores, mas pela engrenagem que os rege, que os maniateia, que quebra as iniciativas...
Nunca fui muito com os castigos corporais, com reguadas e afins... mas estou a ver nem com todos os truques pscológicos ensinados.
Fiquei a saber que o Sócrates quer aumentar a escolariedade obrigatória...
Como te disse um dia, as escolas vão tornarem-se armazéns de crianças e adolescentes.
E eu que ainda acreditava no futuro deste país...
Hoje não sou bom companheiro. Não estu a conseguir coordenar ideias... fico-me por aqui, antes que peça um 25 de Abril a sério!
Vida longa e próspera, como dizia Mr. Spock... só ele é que ainda poderá salvar o ensino em Portugal.

11:36 PM  
Blogger augustoM said...

Leonor, posso tratá-la assim?
Ser professor é uma forma de arte, requer talento, e é esse talento que nos acaba por absorver.

Os enfermeiros não têm mais direito que os outros para irem para o céu, o que els têm de ter mais que os outros é humanidade.
Um abraço. Augusto

2:22 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Este é um assunto, que eu falo muitas vezes, pois tenho professores na minha família.
Até certo ponto concordo, com o aumento da escolaridade obrigatória, desde que seja feita uma aposta decisiva no ensino tecnológico e profissionalizante. A grande lacuna que existe, para que Portugal se possa tornar um país mais desenvolvido e prospero, é sem duvida a escassez de mão-de-obra qualificada. Desde que os governos pós-revolucionários, extinguiram as escolas técnicas) industriais e comerciais) que Portugal passou a ser um "país de doutores". A entrada de Portugal na CEE, pouco veio melhorar a situação, pois foi aproveitada por muitos para enriquecer à custa dos subsídios destinados à formação profissional. É bom no entanto que os responsáveis do Governo não se esqueçam, que antes de começarem a formar os alunos, é necessário formar os professores, porque para os professores é uma tarefa muita complicada, pois a chave do sucesso desta medida depende em grande parte da qualificação profissional daqueles que vão ensinar as futuras gerações.

Um Beijo

7:49 PM  
Blogger Leonor said...

Saltapocinhas
por onde tenho andado tenho visto que há escolas e administrações de escolas...
e olha... obrigado por me livrares da minha frustração.

Ah José, a engrenagem que rege a escola é algo que me transcende. Sabes que por vezes lá estou eu, se fosse eu a mandar nisto tudo...isto dava uma volta que nem um macaco. bom, seja como for, posso ter este desabafo num blog sem que ninguém me prenda e isso já é bom.

micróbio, foi como disse, professores são uns chatos, sempre a falar da escola.

Claro que pode tratar-me por Leonor Augusto. quando alguém me diz que quer ser enfermeiro eu dou a maior força porque eu não conseguia.

Betty, puseste os pontos todos nos is com a tua observação. disseste tudo o que há para dizer.

beijinho a todos

9:39 PM  
Blogger M.P. said...

Olá... Quando puderes vai ao meu blog! Tens lá uma "pequena surpresa para ti".. ;)** ( O Zé é que teve culpa!!!)LOL

11:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Como é bom poder sentar-me e lêr opiniões de muitíssimo interesse, sobre um problema concreto, onde me não sinto à vontade, mas que me interessa muito! E, de ti Leonor bem segura, que vais à tua fonte, digo, escola, doar o que de melhor tens e é muito, confirmas o que sempre pensei: não é professor(a) quem quer, só quem pode exercer esse sacerdócio! Fiquei mais esclarecido, obrigado a todos,
Ricky

11:22 AM  
Blogger isa xana said...

bem, eu cá nunca tinha pensado até que idade se podia estar no 1º ciclo... lembro-me quando andava na primária de pensar o que aconteria se não conseguisse passar de ano, mas, como qualquer criança, esse pensamento demorou o tempo da passagem de uma brincadeira a outra.
epah... 18 anos ao lado de crianças?? catano! fiquei estupefacta!!!
pois, parece que sim, vao ter crianças ao lado de miudos de 18 anos

**

9:19 PM  
Blogger isa xana said...

okis, conta comigo... a senhora professora é que manda=p

**

9:31 PM  
Blogger M.P. said...

Sabes, Leonor, o ser-se Porfessor é não se ter direito a respeito como Profissional. Infelizmente há muitos que abraçam esta profissão apenas para se ligarem a uma possibilidade onde o salário é mais certo porque se é da função pública. Também acham que se tem mais férias e que se trabalha muito menos que nos outros sítos porque são as horas de aulas e mais nada... E o resto??? Hoje estou numa de irritação .. desculpa! :/**

9:50 PM  
Blogger Leonor said...

Ricky, ainda bem que gostas de passear por aqui. e obrigado pelo grande apoio que tens dado aos meus assuntos.

Isa
não te assustes. isto não acontece em todas as escolas. apenas naquelas onde as car~encias são enormes.

Ah Manuela, férias a mais pois. não sabem que nas férias se planifica, se fazem relatórios, se fazem avaliações...e depois o nosso trabalho não é propriamente mecânico.

8:41 PM  
Blogger SilenceBox said...

Um professor assemelha-se a um caracol cuja concha é a Escola. Leva-a para todos os lados e todos os minutos.

“Todavia, a escola não é um mar de rosas de pétalas aveludadas e odor inebriante. É também a incompatibilidade do professor com alguns alunos emocionalmente instáveis, tão instáveis que nunca sabemos a sua reacção no momento seguinte.” – Exactamente! Estou plenamente de acordo!

Sócrates pretende alargar a escolaridade obrigatória até aos 18 anos?! Isto não faz sentido… Será que querias referir o alargamento até ao 12ºano? Pois há alunos que são repetentes, podem ter 18 anos e estar no 9º ano por exemplo! Como é o caso dos teus alunos que, com 15 anos de idade, estão no 2ºano!
Realmente, o alargamento desta escolaridade, será um tormento tanto para os professores como para os alunos de comportamentos difíceis e com dificuldades de aprendizagem!

Enfim, o Governo não faz a mínima ideia do que é o Ensino e do que é ser Professor, nem faz ideia de como o estatuto social influencia os ritmos de aprendizagem!

Beijinhos!

P.S.- Vou linkar-te ao meu blog :-)

9:49 PM  
Anonymous Anonymous said...

Excellent, love it! 2000 pontiac trans am ws6 web site promotion powys

1:04 AM  
Anonymous Anonymous said...

Wonderful and informative web site. I used information from that site its great. skin care ingredients Superman+car+seat+covers blackberry 9270 themes blackberry 7100g Phantom game system

12:57 PM  

Post a Comment

<< Home