Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Thursday, January 31, 2008

Gato Preto e Passarinhos Azuis

3 horas da tarde. O telemóvel treme no bolso esquerdo traseiro das minhas calças. Ai como eu detesto que me telefonem enquanto estou a dar a aula. Mas porque é que as pessoas insistem?
Por motivos de consciência ainda vejo o número de quem me telefona no visor do telefone. Não conheço. Não atendo. O telefone continua a tremer. Por motivos de consciência atendo. Uma voz de homem desconhecida pergunta a confirmação do meu nome. Desconfio de uma daquelas propagandas bancárias que me querem oferecer a reforma num hotel de cinco estrelas na ilha da Madeira.
- Sim, sou eu. Mas despache-se porque estou a dar aulas e os miúdos começam já aos pulos.
- Estou a telefonar do Fórum de Almada e é para lhe dar uma boa notícia.

Ah! Querem ver?! Mudei o tom da voz. De repente fiquei simpática e afável.

- Dr. Augusto? Vai dizer-me que ganhei o 1º Prémio?
- Desta vez não foi menção honrosa, foi mesmo o 1º prémio.

Quando soube do Concurso Literário que a cidade de Almada promove de vez em quando nas modalidades de conto infantil, ficção e poesia foi, como sempre, em cima da hora, e só tive tempo de, entre a ida num pé e a vinda no outro de fazer várias cópias do trabalho escrito para o respectivo júri e entregá-las no último dia, ofegante, de mãos estendidas, à funcionária da recepção.

Por ironia e por excesso de confiança porque a conheço há vários anos de tanto entrar e sair daquele edifício, disse-lhe:

- Venho entregar o 1º prémio para o concurso literário.
- Deus queira que sim. – disse ela.

Caros amigos, penso que é a minha primeira trégua deste ano que começa. “Gato Preto e Passarinhos Azuis” é a história de uma menina que quer ser escritora e tem uma experiência directa e pessoal com as personagens da história.
Foi o vencedor. Não consigo esconder o meu contentamento e a minha imodéstia.


Leonoreta

20 Comments:

Blogger augustoM said...

Qual modéstia nem meia modéstia, se não formos nós a valorizarmo-nos quem melhor o fará. Parabéns. O Dr. Augusto não tem nada a haver comigo, pois não? Mas gostava de o ser, para te oferecer o prémio.
Um beijo. Augusto

1:23 PM  
Blogger Poesia Portuguesa said...

Sinceros PARABÉNS!
Um abraço e FELIZ 2008 ;)

10:07 PM  
Blogger rui said...

Olá Leonor

Parabéns!
1ºPrémio não está ao alcanse de toda a gente.
O teu trabalho tem valor e qualidade para se destacar dos demais.

Abraço

10:33 PM  
Blogger SilenceBox said...

Leonoreta!!! Muitos Parabéns! É o prémio merecido, escreves lindamente! Fico sempre encantada com os teus textos que são envolventes...
Um abraço cheio de admiração!

P.S. - quando o teu livro sair publicado nas livrarias, irei comprá-lo :)

11:52 AM  
Blogger Isamar said...

Parabéns, Leonor! Tens muito valor, sabes bem disso, querida amiga. Espero que publiques um excerto desse conto. Passarinhos azuis? São os que mais gosto.

Beijinhossss e um abraço apertado

4:38 PM  
Blogger saltapocinhas said...

parabéns!
parabéns!
parabéns!
parabéns!
e quando teremos a honra de conhecer a tua história??

pelo titulo, já estou a gostar!!

7:29 PM  
Blogger saltapocinhas said...

ohhh
moderação porquê??

:(

7:29 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

___________minha querida Leonor




muitos_______muitos PARABÉNS!!!


tu mereces. és por EXCELÊNCIA uma contadora de histórias ________MARAVILHOSA!!!


estou muitíssimo feliz por ti:))


beijO c/ carinhO

7:58 PM  
Blogger O Profeta said...

Os pesares dividem as marés
A idade do ouro ainda tarda
Os anos passam como gotas varridas
Por um tempo que retrata o nada


Convido-te a saborear um absinto no meu espaço
pela Taça de Fino Ouro


Boa semana



Mágico beijo

4:16 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

______________minha querida Leonor




fico à espera:))__________será uma honra





beijO c/ carinhO

7:37 PM  
Blogger rosa said...

MUITOS, MUITOS PARABÉNS!!!!
e vai ser editado? como é que o posso ler?

11:40 AM  
Blogger Mocho Falante said...

PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS PARABÉNS
Porque tu mereces, porque és de facto és excelente no jogo das palavras...

Estou hiper contente por ti...Haja uma boa noticia em 2008

Beijos

9:52 PM  
Blogger Zé-Viajante said...

É um conto lindo e como li todos os outros também concordo com o 1º Prémio. Parabéns, Leonor.

8:03 AM  
Blogger Divinius said...

A LUZ QUE TE DEIXO É DA COR DA MINHA VIDA...)
Gostei de ler:)

10:31 AM  
Blogger H. Sousa said...

Cara amiga, só não apareci ainda para dar os parabéns por razões que ficaram conhecidas e agora por alguma distracção.
Excelente estímulo para prosseguir no rumo traçado.
Muitos parabéns!
Abraços

6:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

É sempre gratificante ver reconhecido o nosso trabalho.
Parabéns!

Com amizade,
Bjs

11:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá!
Estou de passagem. Aconteceu encontrar este blog um dia destes e já tive de o recomendar e é por isso que digo que ainda bem que perceberam que escreve tão bem. Assim, saber que ganhou este prémio não me trouxe nenhuma surpresa mas, sinceramente, grande alegria. Parabéns

10:02 PM  
Blogger batista said...

Desse concurso aí você só teve o justo reconhecimento agora... quanto a mim - e quem te lê há muito -, o primeiro lugar é seu - faz tempo!!! rss!
Parabéns, Amiga querida!
Deixo o meu abraço fraterno.

11:14 AM  
Blogger Isabel Victor said...

PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E não nos conta ... ?
Assim ... aos bocadinhos ...

essa história do gato preto


________ Bj* iv

12:18 AM  
Blogger APC said...

PARABÉNS!!!

Fico super contente com a notícia, caramba!!! Não podes ver, mas juro que desenhou um sorriso real no meu rosto às cinco da matina!!! Diz-me - pelas vias ao tão alcance e quando possas - como posso ter essa história?

Desta vez é que foi! Mereces tu, e os pequenitos a quem a oferecerás!

PARABÉNS!!! :-)))

5:12 AM  

Post a Comment

<< Home