Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Friday, October 26, 2007

Comportamento gera comportamento

Li um dia... quando e onde não me lembro... às vezes não leio e invento... outras vezes invento e penso que leio. Mas desta vez, tenho a certeza que li a história que vou contar num daqueles artigos curtinhos daquela revista chamada Selecções do Reader’s Digest.
Arthur Miller, comprava diariamente o jornal no mesmo quiosque. O vendedor não era propriamente um exemplo de boa comunicação e ao “bom dia” e “muito obrigado” de Miller respondia sempre com uma espécie de grunhido mal disposto.
Certo dia, Miller compra o jornal acompanhado de um amigo e este ao ver tal saudação (?) da parte do vendedor em resposta à boa disposição de Miller, faz o reparo:
- Viste como ele te respondeu?
- Ah, ele é sempre assim.- E Miller, descontraído, pára na rua com o jornal debaixo do braço a fim de acender o cigarro.
(bom. Se pára ou não, não sei, mas apeteceu-me acrescentar isto aqui)
- E tu continuas sempre a falar-lhe?- continuou o amigo de Miller
- Sim, claro. O que ele quer é que eu lhe responda na mesma moeda mas eu não lhe faço o jeito.

Em psicologia "comportamento gera comportamento". Sabendo disto, contrariamos atitudes negativa,simplesmente, ignorando-as.


Leonoreta

15 Comments:

Blogger Aldina Duarte said...

A grande sabedoria e gestão emocional assim nos vai provando esta verdade quase universal, quando somos capazes é maravilhoso.


Até sempre

7:56 PM  
Blogger lena said...

Leonor, doce amiguinha

já te li na manhã solarenga. vim sentir-te um pouco antes de levar os olhos ao mar.

agora no inicio da noite venho de novo para me sentar aqui.

"comportamento gera comportamento",

a importância do comportamento na relação interpessoal

como um relâmpago chega até mim as muitas formações sobre relações humanas e liderança

lá vêm as discussões à memória, os debates, as criticas, as imagens etc.

comportamento é algo que nós vamos adquirindo ao longo da nossa vivência e que podemos modificar e ajustar quando a situação o exige, sempre em função da excelência da comunicação e da relação interpessoal

fizeste-me recordar muitos dos meus momentos em que frases como estas eram seriamente debatidas. mas há mais : a gestão de conflitos que até é positiva em muitos casos

não me lembro de ter passado por este episódio do Sr Miller, com o seu "bom dia", passei por outros do mesmo género onde o abanar da cabeça também é comunicação ...

gostei de te ler, gosto sempre, ficar aqui é sentir-me acompanhada,
dialogando contigo nestes teus imprevistos que sempre me prenderam

e hoje até me fizeste lembrar algumas das aulas mais pertinentes

deixo-te o meu abraço, o carinho e a ternura que tenho por ti, no abraço vai a minha amizade, querida amiga

beijinho para ti e uma boa semana de trabalho, depois deste fim de semana onde o descanso é uma necessidade

uma @--->-- te deixo doce Leonor


lena

8:30 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Nem mais... temos de poupar energias para respostas que valham a pena.
Um beijo
Daniel

3:33 PM  
Blogger Mocho Falante said...

nisso as correntes cognitivo/comportamentais estão cobertas de razão, nada melhor que contrariar o comportamento para o desvalorizar

beijocas

6:24 PM  
Blogger Zé-Viajante said...

A propósito texto deixo um aviso:
procurei um anúncio dos anos 40 ou 50 e folheei alguns exemplares das Selecções.
Ainda não encontrei o que queria mas li coisas " deliciosas " para a época e que hoje nos fariam rir.
Vão aparecer algumas.
(e a publicidade naqueles anos, no Brasil, era um mimo...)

8:41 PM  
Blogger sOl said...

Gostei mt do texto...
E da lógica...
E gosto mt deste lugar...





sOl*

9:22 PM  
Blogger augustoM said...

Chama-se a isso ser um desmancha prazeres.
Um beijo. Augusto

10:30 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

_________as boas e as más acções. ficam para quem as praticam

de resto_________ignorar!________é o acto mais sábio:))

Beijinhos com muito carinho
bomFeriado

6:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Só prova que a frase "responder à letra" não vem nos compêndios da psicologia comportamental.Bjs

1:16 AM  
Blogger Isamar said...

E tem mesmo de ser assim. Há quem nos desafie Leonor, mas as boas acções, tal como as más são da exclusiva responsabilidade de quem as comete. E depois há por aí uns/umas engraçadinhos (as) que gostam de dar lições. Olha o Miller, sem palavras, dava a lição ao vendedor.
E tu minha linda, que de psicologia tens lido, escrito e falado, conta-me lá quando acaba esse mestrado? O teu sucesso e a tua amizade contam muito para mim.
Sabes, perdi os links, andei por aqui a " pescá-los" mas agora já não te perco.
Beijinhos mil e bom feriado.

3:32 PM  
Blogger mixtu said...

gera sempre excepto se do outrolado estiver alguém com muita paci~encia
abrazo europeo

12:28 AM  
Blogger saltapocinhas said...

isso é fácil de dizer, mas dificil de por em pratica!
eu não teria a pachorra do miller!
(infelizmente)

10:45 PM  
Blogger Paula Raposo said...

Exactamente. A ignorância é um modo eficaz de tratar as aberrações que nos surgem pelo caminho...beijos.

2:45 PM  
Blogger Crescer Sem Limites said...

Lógica espantosa!
Quem me dera saber fazer o mesmo!!!

1:06 AM  
Anonymous Anonymous said...

Olá, Leonor!
Tudo depende da forma como reagimos.
Há sempre uma forma positiva de lidar com a situação.

Bj

11:07 PM  

Post a Comment

<< Home