Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Sunday, May 01, 2005

Neste dia da Mãe




O que os passarinhos dizem


Que é que dizem mãezinha,
Os alegres passarinhos
Quando estão a chilrear,
Na sua doce vozinha?

- Estão a chamar os filhinhos,
a ensiná-los a voar.
Dizem-lhes coisas bonitas,
dão-lhes conselhos amigos
meigos carinhos de mãe,
nessas lindas palavritas
que falam as avezitas
e que elas entendem bem.

E então, quando algum menino
Lhes rouba os lindos filhitos
Dos seus berços animados…
É um choro, um desatino.
Parece até que dão gritos,
Nos pios desesperados.

Mas, se levam uns grãozitos
Aos seus meninos bonitos,
Que alegria no cantar!
- Vinde cá, lindos filhinhos,
Abri os vossos biquinhos,
Que vamos todos jantar!
E cantam, cantam tão bem,
Como só sabe cantar
Quem tem meninos e é mãe.


(quanto ao autor desta poesia quase que juro que é de Lopes Vieira, mas confesso que não a certeza)

13 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Muitissimo bonito.Uma bela homenagem através dos passarinhos à mãe.Até eles no seu chilrear dizem :Parabéns mãe pelo teu dia.Beijinhos.Arte por um canudo 2

3:05 PM  
Blogger José Gomes said...

Gostei, Leonor, é um poema muito bonito. Só uma mãe babada poderia sentir o que escreveste (espero que não me tenha enganado...).
Não me sinto lá muito bem, c om as coisas a passarem-se em Timor e com a filhota a voar para os states.
Desculpa, é um desabafo.
Tou com ideias a abandonar estas coisas todas e a calçar os chinelos e a ver televisão...
Que o sol deste domingo te dê forças para enfrentares a semana ...
E se fores Mãe, parabéns por este teu dia, esperando que o(s) filhote(s) te tenham oferecido com todo o carinho uma flor.
Um abraço.

4:20 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Bela e ternurenta homenagem!

Feliz dia da Mãe... todos os dias :-)

Um beijo

6:04 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Feliz dia :)
Um beijo
Daniel

6:42 PM  
Blogger Leonor said...

Agostinho
lembrei-me deste poema, antigo, tirado do antigo livro da primeira classe, feito sabe-se lá para falar exactamente do quê...

José
sou mãe de dois rapazes formidáveis, para te dizer a verdade verdadeira, e estou a ser o mais imparcial que possas imaginar.
Quanto à tua filhota, tens que ter paciência. os passarinhos voam mas depois voltam.

Betty
obrigado. já passei pela tua homenagem. muito bonita também.

Daniel
muito obrigado

8:19 PM  
Blogger M.P. said...

Olá! E que lindo é este Poema tão ternurento que publicaste para o dia da Mãe! Uma boa semana! **

12:28 AM  
Anonymous Anonymous said...

Não vou buscar nenhum poeta famoso... com humildade recordo um poema que dediquei à tempos, à mulher, mãe, esposa, MULHER...

Dum grito de dôr
nasci,
dum rosto feliz,
me afeiçoei,
dum peito providencial,
me alimentei!
Num colo quentinho,
me aconcheguei,
numa vida de amor
me eduquei!
Dum rosto lindo,
me apaixonei,
dum mesmo lar
partilhei!
Dos mesmos frutos,
usufrui,
que daquele ventre
fluiram!
Como posso eu, Mulher,
esquecer-te?
Como posso eu te esquecer Mãe?, acrescentaria, neste contexto...
Desculpa a simplicidade... Ricky

11:29 AM  
Blogger augustoM said...

Leonor, se o poema é do Lopes Vieira ou não, não tem importância, o que conta é o seu belo conteúdo. Há uma explicação científica mara o grande amor de mãe, talvez venha a publicar um post sobre esse tema.
Um abraço. Augusto

1:59 PM  
Anonymous Anonymous said...

Muito fixe...

10:03 PM  
Blogger Leonor said...

Manuela,
boa semana para ti também.

Carlos, a "simplicidade" com que se escrevia naquela altura... sublime a imaginação...

Ricky
que bonito. aprecio muito o tempo que dedicas ao Eximproviso.

Augusto
mesmo que não haja explicação científica para o amor de mãe o homem arranja-a confrontando-a depois com a filosófica, religiosa... o que dá muita cor à existência.

J (do chat blog)
ainda bem que gostaste.

9:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Para mim o dia da mãe é um dia importante.
é o dia da minha mãe.
Vou ser deprimente, eu sei
Faço de todos os dias o dia da minha mãe.
E como que a medo que ela se esqueça que eu a amo, levo-lhe umas paoilas que pelo caminho apanho.
Esta obsessão pela minha mãe é simples. Não pensei que sou louca.
É que a minha mãe é doente do coração e se tiver mais algum roblema já bnão há mae para ninguém.
E como sempre só descobrimos que faz falta quando corre o riso de desapaecer.
E assim vivo há cinco anos, e nesses cinco anos todos os dias foram o dia da minha mãe e nesses cinco anos todos os 1ºs domingos de maio foram o dia da minha mãe e das outras mães, também!
Um beijinho!
E desculpa a lamexice

12:15 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei imenso deste blog. Um bom momento de homenagem a todas as Mães...lindo. Parabéns e obrigado

11:31 PM  
Anonymous Anonymous said...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! electric wheelchairs

1:14 AM  

Post a Comment

<< Home