Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, May 25, 2005

Ovais Elípticas


Por vezes, quanto mais complicados são os conteúdos que eu dou na aula mais atentos os miúdos estão à sua explicação. Quando falo nos astros, nos cometas, na via láctea, por exemplo… gera-se um silêncio que até as moscas têm medo de quebrar, pelo que param de voar e prostam-se de chapa na parede mais próxima, confiando na gravidade.

Sempre que posso fujo à entrega da ficha. Por algumas razões.
A ficha é individual, obriga o aluno a projectar-se na solidão infinita da folha de desenhos e letras imponentes a exigirem:
- Lê-me.
- Pinta-me.

Se lhes der uma ficha, dou-lhes a papa feita e mastigada.
Por outro lado, não gosto de desperdiçar papel. Prefiro gastar giz. O dinheiro do estado guardado para a Educação.

Assim, têm de passar os desenhos do quadro para o papel. Ilustrar eles próprios cada peça do puzzle para que, todas passando pela ponta do lápis, todas fiquem nas pontas dos neurónios.

E depois gosto que olhem para mim à medida que eu falo, admirem a minha fraca habilidade para desenhar ovais elípticas perfeitas, planetas de vários tamanhos, rodas tortas a tentarem compor um sistema solar, e no fim digam:
- A professora desenha tão bem!!!!

E, descaradamente, o meu ego cresce à conta de uma coisa tão bela que é a ingenuidade dos meus alunos.

Hoje – digo eu - sabe-se que os planetas giram à volta do sol num movimento de translação, de oeste para leste… mas antigamente, há muitos, muitos anos os homens pensavam diferente - (lembro-me de Ortega Y Gasset “quando ensinares, ensina também a duvidar daquilo que ensinas”) - os homens pensavam que era o sol que girava à volta da terra… mas um homem chamado Galileu Galilei veio mostrar que não era assim…

Falas de Galileu? Falo.

Os meus alunos são pequenos? Sem dúvida que o são.
Mas se ouvem falar do Castelo Branco da Quinta das Celebridades também podem ouvir falar do Galileu. Cabe-me a mim saber como apresentá-lo.

Os meus alunos são pequenos? São. Claro que são.
Mais uma razão para lhes falar de Galileu…só do que inventou…
... pois…o que ele disse, o que ele tentou provar, a revolução que veio provocar na humanidade por mostrar que não estávamos sozinhos no universo e que assim poderíamos não ser os preferidos de Deus, levando Darwin à sua evolução das espécies, Descartes a duvidar de tudo e de mais alguma coisa, sobretudo de si próprio, Kant a colocar toda a responsabilidade de uma acção nele próprio porque Deus deixa de ser o grande bode expiatório do seu comportamento, … terei eu de entender melhor.

Leonor

16 Comments:

Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor

Uma aula e TANTO!!! não faltou ninguém dos "Mestres" tenho a certeza que os teus alunos adoraram. Mesmo não se tratando da quintas das celebriquÊ!!!

Beijocas

12:52 AM  
Blogger José Gomes said...

Leonor,
Uma aula tão perfeita dada com cabeça e transmitida com o coração. E falas do espaço, dos astros, da apresentação daqueles Homens que um dia ousaram desafiar a ordem estabelecida.
Hoje já não importa que o Sol gire à volta da Terra e muito menos que esta seja o centro do Universo! Mas as mesmas Inquisições continuam lá, esperando a oportunidade de fazerem a sua lei... talvez os teus miúdos, que acreditam no caminho traçado pela sua professora, nunca deixem de acreditar que o arco-íris continua a ser o fenómeno mais belo desta nossa Terra!
Um abraço, deste lado do espaço sem fim...

1:11 AM  
Blogger arte said...

Parece que te estou a ouvir! Faço parte dessa turma de pequenos que admiram a sua professora e até dizem que a professora desenha bem apesar das ovais estarem tortas.Mas não importa, o que interessa é o conteúdo do que ela quer transmitir com as ovais elipticas.Viajo pela galáxia e vejo os planetas como a minha professora me contou. Afinal , não é só o Castelo Branco da quinta das celebridades que faz com que eu goste do mundo.Parabéns à minha professora que fez com que eu comece a perceber o mundo e tudo aquilo que me rodeia.Arte por um Canudo 2

12:39 PM  
Blogger M.P. said...

SOBERBA esta tua dedução, Leonor! Infelizmente há muita gente da dita educação ( eu guardo a Educação para outras letras... ;) ) que se esquece que o precesso de aprendizagem é dual! O Professor aprende com o Aluno e o Aluno com o Professor... E nisso não há meio mas... :)BOM feriado!**

4:49 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Eu lembro-me dos professores que me ajudaram a crescer como homem e como ser pensante. Tu és daquelas que serás relembrada... é bom sentir isso. E tens toda a razão em falar-lhes de Galileu.
Um beijo
Daniel

6:08 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Também falo de tudo aos alunos. Mesmo que eles não compreendam tudo o que ouvem alguma coisa lá fica. Mas, a maior parte das vezes sou apanhada pela simplicidade com que eles compreendem as coisas e as adaptam a si. E não contas que o Galileu foi condenado à morte e para não morrer desmetiu tudo? Eu conto para eles verem que nem todas as mentiras são más, às vezes dão um jeitão!
Só tenho um grande problema: não sei mesmo desenhar!

7:37 PM  
Blogger Leonor said...

Betty
das celebridades.é o que os miudos mais falam na escola. a quinta das celebridades e o big brother. não perdem pitadinha, rs
ai, ai, e assim vai a humanidade, rs

José
concordo contigo. o relâmpago, o tornado, o pôr do sol, o nascer do sol são lindos, mas o arco íris é de mais.

Agostinho
foi uma surpresa para mim o novo blog. mais um para linkar

Manuela
felizmente que essa geração de professores "eu sei tudo, não me interrompam senão perco o raciocínio" está a acabar. Na minha opinião as acções de formação ajudam muito a melhorar a postura do professor. devagarinho vamos lá.

Daniel
oxalá seja lembrada. Mais que não seja pelo espalhafato que faço, eu, o cúmulo da literacia emocional, rssss

saltapocinhas
ah sim, claro. não escondo nada. È história. É ciência. Agora se há clic que forma mentalidades. A escola é para isso: aluno à semelhança do professor.
Acho-te muito parecida comigo. haveríamos de fazer uma boa equipa.

9:40 PM  
Anonymous Anonymous said...

Boa tarde Sra. Professora, li o seu texto três vezes e as lágrimas brotam dos olhos por uma tolce simples chamada amor, carinho. Porque mais do que esninar essas pequenas crianças a Sra. Professora tem um granmde carinho por elas e isso é lindo e isso é belo e isso faz-me lembrar em certa medida a minha querida professor Dona Laurinda, ensinou-me com o coação mas om uma disciplina e pêras.
Aproveito para amndar então um beijinho a duas professoras: Dona Laurinda e Sra Professora Leonor

6:07 PM  
Blogger M.P. said...

Olá, Leonor... A resposta é bem à minha pergunta é bem fácil.. talvez porque tu sejas mais recente aqui nestes contactos... Por agora não direi mais nada.. depois tu vês ... Senão não tem piada!! BOM fim de semana ... :)**

8:46 PM  
Blogger António said...

Não te preocupes com a falta de rigor da tua Geometria.
Aproveitas e falas de Picasso, Dali e Souza Cardoso, por exemplo...eh eh
Quero agradecer a tua visita ao meu blog e a tua afirmação de que tenho o talento de contador de histórias.
Antes tivesse!
Eu tenho contado umas historietas verídicas.
Se algum dia conseguir escrever uma ficção com 200 páginas, então sim, poderás dizer que tenho talento!
Obrigado, de qualquer forma, pelo estímulo que palavras como as tuas incutem.
Pode ser que um dia tente coisas mais gordinhas
Jinhos

10:07 PM  
Blogger «« said...

Existe um cem número de ilusões nos nossos dias bem graves...olhe o nosso primeiro ministro.....eu votei nele.....que pateta fui eu

12:05 AM  
Blogger augustoM said...

Leonor, essa é que é a grande questão, não o que se ensina, mas como se ensina. Tudo o que for do interesse dos alunos, tem êxito assegurado, o segredo está no despertar esse interesse. Não há alunos estúpidos, há é alunos desinteressados.
Um abarço. Augusto

9:28 AM  
Blogger Leonor said...

Colibri
obrigada pelo beijinho e que inveja da professora Laurinda por ter tido a Colibri como aluna.

António
e já agora de Miguel Ãngelo e Rafael, rsssssssssssss

Miguel
obrigado pela visita.

Augusto
ou como se diz nas pedagogias modernas "alunos desmotivados".

Cokas
porque não o chá? No fórum Romeu Correia quando eu passar por lá para ver livros, por exemplo.

6:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

... quinta das celebriquê... que bela expressão aprendi... neste lugar tão belo e expressivo, depois dela aula, oh Lianor, Lianor tu que vais tão certinha p´rá fonte, não deixes que a quinta do quê... sequer tenha a veleidade dum simples quê...
Ricky

9:54 AM  
Blogger r.e. said...

gostei do carinho que colocaste no texto, espelho certamente do que deixas navegar pela sala de aula à mercê de almas que o sabem recolher. sobre o ensino da dúvida, sorri... fizeste-me lembrar uma aula de Análise Musical que dei uma vez (a alunos mais crescidinhos, adolescentes), na qual após ter dissertado sobre as técnicas usadas por determinado compositor, na Ars Nova, e de ter enchido o quadro com esquemas que eles copiavam exaustivamente, de cálculos que eles fingiam estar a perceber para não dar parte fraca perante os outros, de pautas cheias de acordes complexos, disse-lhes já à porta da sala, ao sairmos, que mais de metade do que tinha dito e escrito tinha sido fruto da minha própria inspiração por gostar muito daquele compositor, mas que na verdade não correspondia a matéria nenhuma, era pura invenção e especulação! Deixei o repto para que ponderassem, re-analisando o tinham escrito, se esta minha revelação podia ser verdadeira. Na Arte, a capacidade de olhar, indagando, é fundamental. Desculpa ter ocupado tanto espaço, mas queria mostrar-te o quanto concordo contigo. Beijinho. J.

1:43 AM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... » » »

7:45 AM  

Post a Comment

<< Home