Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Sunday, March 13, 2005

Arte Moderna



A arte, a obra de arte, a arte antiga e a arte moderna.

Penso que a arte é sempre moderna por representar sempre o seu tempo. O problema da Arte Moderna é que passa rapidamente de moda, transpondo o conceito àquilo que já era, ou seja à Arte Antiga. Para os artistas modernos, o ser moderno é mostrar de modo diferente, o que outros já fizeram antes deles, também de forma muito particular, subjectiva.

Ora bem!
Quando falamos de Arte Moderna, falamos, obrigatoriamente, de subjectividade, daquilo que é aparente, ilusório, que é próprio do sujeito ou relativo a ele… e só a ele, acreditem. E quantas e quantas vezes a expressão dessa subjectividade provoca quase sempre um bloqueio mental nas pessoas incapazes de apreciar tal coisa, independentemente da sua classe social, pelo que podemos afirmar, terminantemente, que os bloqueios mentais são democráticos, o que já não é mau.

Falo da minha experiência como apreciadora de arte. Confesso os meus bloqueios. Mas, seja como for, apesar da Arte Moderna perturbar o sentido das minhas conveniências (a arte não é útil… pretende-se agradável) nunca a rotulo de boa ou má… arte…e tento – palavra de honra – entender os sentimentos de tensão e de crise que levaram o artista a tal manifestação artística.

Leonor

10 Comments:

Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
A arte tem alguma utilidade para além da estética. Faz-nos reflectir sobre o seu significado, estimula a nossa dimensão simbólica e leva-nos a retirar dela o que no momento nos apraz. O que não se poderá dizer desse número ímpar de braços e mãos?
Um beijo
Daniel

8:06 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bloqueios, pois, também os tenho. (sic) - ... Confesso que a nossa "leitura" nem sempre corresponde, à do autor, e, então estamos a contribuir para aumentar a dimensão duma obra ... Joaquin Prado - perante um Picasso "complicado..."
A arte é para mim, uma forma de arejamento da mente, um dos alimentos do meu espírito...
Ricky

2:23 PM  
Blogger isa xana said...

a arte tem dimensão simbolica, pretende-se agradável, faz reflectir sobre o seu significado... para mimé simples: ou gosto ou não gosto. posso estar perante um quadro que não tem nada de especial e outro quadro cheio de simbologias e significados, mas se gostar mais do que não tem nada de especial, gosto e pronto:) é simples

beijitoooo

4:32 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

No final do século XIX. depois de um longo percurso de academismo e historicismo, surgiu finalmente uma síntese inovadora que se propunha avançar no sentido do modernismo. A Arte Nova! começando a integrar novos materiais, dando-lhe simultaneamente um valor técnico e estético. A assimetria, a linha curva e as formas de inspiração natural eram (e são) princípios inspiradores e estruturantes da Arte Nova. É com muita dificuldade que por vezes em obras expostas, as pessoas em geral, consigam ver, sequer o estético, quanto mais o que envolve a dita obra. No olhar, temos que ser um pouco realistas e na verdade, há coisas que são verdadeiras aberrações e a questão fica: Arte!!! onde está a Arte?

Picasso disse: "Todos nós sabemos que a arte não é a verdade. A arte é uma mentira que nos ensina a compreender a verdade, pelo menos aquela verdade que nós, como homens, somos capazes de compreender".

Digo eu : Ás vezes é difícil!!!

O BEM é; Gosto e PRONTO!
(Isa Xana)

Uma Beijoca
Betty

6:12 PM  
Blogger Leonor said...

è Daniel...claro que no sentido de nos ajudar a reflectir a arte será útil, e dpois para um sentido de beleza també, os olhos gostam de ver...

bem Ricky, Picasso se calhar é dos mais fáceis. rsssssss

pois Betty, lá nisso a Isa não perde tempo: ou gosta ou não gosta e "prontos".

obrigado pela vossa atenção

7:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor,
A Arte é uma maneira de sentir, um estado de alma que o autor incute à sua obra. Cabe ao observador gostar ou não gostar, conforme a educação do seu sentido estético e a sua maneira de ver e sentir o mundo que o rodeia.
Lembro aqui há uns anos, em pleno Museu Rainha Sofia, em Madrid, uma aula viva com miúdos que não ultrapassavam os 8 anos. A monitora, sentado com eles no chão, interpretavam (diria mais "dissecavam") um quadro de Picasso.
Foi uma experiência sem limites que senti ao ouvir as interpretações livres dos miúdos...
É assim que se educa uma geração virada para o FUTURO.
Um abraço, amiga.

12:53 PM  
Anonymous Anonymous said...

Eu acho que a Arte é Arte por si só... Independentemente dos gostos... O que é Arte para mim pode não ser Arte para outrém... Da Arte Moderna há muitas coisas de que gosto apenas porque gosto... Não sei dizer porquê! :/**M.P.

8:58 PM  
Blogger Leonor said...

Olá José e Manuela...

a arte não deixa de ser uma coisa "ingrata", para o artista e para nós: duas subjectividades sempre diferentes.

abraço aos dois

9:22 PM  
Blogger r.e. said...

Leonor, trouxe-me a este espaço a tua visita na minha Madrugada, pela qual começo por agradecer. Ainda vou passear por aqui um pouco mais para conhecer os "cantos à casa". Mas aproveito para comentar esta tua reflexão sobre a arte. Eu não classifico como bloqueios as minhas atitudes perante obras que não me estimulam. Penso que o que se passa é do domínio da expectativa e da consciência do nosso lugar de fruição. As obras permanecem incólumes à nossa fruição. Nós é que podemos ser metamorfoseados por elas. Elas não têm missão a cumprir que não seja a satisfação das necessidades interiores dos seus criadores. Também não acho que devamos encarar a nossa fruição como missão estética, com risco de alimentarmos a expectativa à nossa luz e não à simples luz do olhar, da escuta ou da leitura. Gostei do estímulo à reflexão. Parabéns. J.

8:33 PM  
Anonymous Anonymous said...

explica-me o que te diz uma trave no meio de uma sala nua? a mim, rigorosamente nada. sinto que estou a ser gozada. em contrapartida, apreciei a "instalação" do tino shegal (?)

7:00 PM  

Post a Comment

<< Home