Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, March 16, 2005

Direitos de Existir



Hoje vinha aqui falar de outra coisa. Mas o problema da matança de focas bebés deixou-me a pensar na natureza do homem. E no sofrimento das focas, claro.

Não vou dizer nada de novo, que ninguém saiba até agora. Venho só mostrar a minha indignação por este tipo de situação ainda ser possível numa altura em que a consciência pela preservação de todas as espécies do planeta é sobejamente conhecida e se torna obrigatória a fim de manter o seu equilíbrio. E o nosso, também.

O homem é uma coisa espantosa: apetrechado de todas as capacidades para fazer o bem, opta, na maioria das vezes, por fazer o mal, pelo dinheiro. Rousseau, hoje, teria de rever a sua teoria do Bom Selvagem. Mas depois, lá vinha Joseph Conrad a dizer que se o homem é assim é devido à influência nefasta da sociedade... e há anos que não saímos disto. Enquanto defendemos uma e outra posição, vão-se cometendo atrocidades contra tudo e todos.
As focas são mortas à paulada para a sua pele ser aproveitada por inteiro para a confecção de vestuário luxuoso. Apanhados pelas autoridades, os assassinos disseram que a população das focas precisava de ser reduzida porque dizimavam a população de peixe. Ouvir mais uma vez a notícia deixou-me agoniada, a morrer de pena dos bichinhos… porém a desculpa dada pelos assassinos despoletou em mim a vontade de pegar no pau e aproveitar-lhes a pele para …. tambores.
Lembro-me dos compêndios de psicologia: comportamento gera comportamento.
Lembro-me da máxima do Velho Testamento: Olho por olho, dente por dente.
Desculpas para colmatar a minha natureza de fazer o mal, por um ideal.

Leonor

9 Comments:

Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Julgava que este tipo de matança já seria marginal e ilegal. Se não o é, merece ser combatida.
Um beijo
Daniel

12:31 AM  
Blogger isa xana said...

também achava que já era ilegal... e mesmo que fosse nao seria grande a diferença, nao é? continuarao a ser mortos os animais,continuará a acontecer tanta coisa errada neste mundo, até a nossa sociedade começar a reavaliar os seus valores... e cada um de nós tem que fazer isso. é pena não ver um fim à vista para tanta coisa que deveria terminar.

beijinho

2:27 AM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor,
O teu artigo arrepiou-me... não só pela matança das focas de uma forma bárbara (a matança, seja a que título for, é sempre bárbara!!!), mas porque senti o grito de dor, de desespero desses animais que se estão cá nesta nave é com um objectivo traçado pelo Construtor.
Não acredito que ainda haja pessoas que não sintam os esgares de dor do animal ao vestirem a sua pele...
Houve uma altura que acreditei no Homem...
E ainda dizem que somos feitos à imagem e semelhança do Ser Superior...
Cada vez me convenço mais que a humanidade é uma praga que a Terra tem de eliminar.
Desculpa o tom deste comentário, mas tenho a minha alma a chorar e um arrepio pela espinha acima!
Um abraço.

12:48 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Kant deixou escrito:O homem não é uma besta nem diabo.

Pois para mim Kant estava enganado! Não só o homem é uma REAL BESTA como quando se trata de acções em seu próprio proveito é sem dúvida um ser DIABÓLICO. O que o homem faz neste caso concrecto ás focas é um acto tão abominável, que tenho uma certa dificuldade em adjectivar.
Nós humanos SERES SUPERIORES cometendo tão cruéis e horrendos actos, estamos sempre a regredir e a reduzirmo-nos à crua animalidade.

Um beijo
Betty

7:29 PM  
Anonymous Anonymous said...

É importante continuarmos a gritar por todos os meios, estas atrocidades. O homem é bárbaro? Claro que é, eu vivi no mato em Moçambique na minha infância e vi leões a 30/40 metros de gazelas, mas porque todos sabiam que os leões estavam saciados, a paz era autêntica, pois o leão só mata para comer... O homem não, e há milhões de exemplos que o comprovam. Dizes tu (sic):
Lembro-me dos compêndios de psicologia: comportamento gera comportamento.
Lembro-me da máxima do Velho Testamento: Olho por olho, dente por dente.
Desculpas para colmatar a minha natureza de fazer o mal, por um ideal.
Numa das tuas citações, para o futuro, citaria o Novo Testamento, que advoga o amor como o centro de vida...
Bjinho Ricky

9:10 AM  
Blogger Leonor said...

Pois é meus amigos... a matança continua. E não só as focas...

obrigado pelo vosso apoio.
abraço da Leonor

8:44 PM  
Blogger M.P. said...

Quantos animais não se matam para conseguir peles bonitas e outros materiais para nosso uso e ornamento!
Bom fim de semana! Já começou a chuviscar por aqui! **

9:02 PM  
Blogger Benito Boutique. Moda ecléctica para todas las edades said...

Hola, soy chilena, entiendo más o menos el portugués escrito, espero que a ti te pase lo mismo con el español. He entrado a tu blog de casualidad, buscando una foto de algún artista moderno, cualquiera, para decorar un escrito sobre Kant para mi blog. Decidí comentarte, ya que me parecio muy interesante el tuyo, y me gustaría poder seguir manteniendo este contacto virtual. Disculpa la patudez.

1:54 AM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! »

1:29 PM  

Post a Comment

<< Home