Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, March 09, 2005

O Maravilhoso nos Contos de Fadas


Os contos de fadas existem na cabeça dos homens desde sempre. Primeiro de expressão oral e, posteriormente, de expressão escrita, eles são necessários para apaziguarem a insatisfação do ser humano perante uma existência medíocre de afectos.

Quando os leio aos meus alunos na Hora do Conto, exagero no Maravilhoso para que desenvolvam o gosto pela fantasia que um dia lhes dará asas para colorir dias cinzentos.

A Bela e o Monstro é o meu conto de fadas preferido. Nesta historieta o príncipe vive num castelo encantado vítima de um sortilégio que o transformou num monstro horrível e só o amor de uma jovem pode quebrar o feitiço.

Por um acaso do destino, a Bela, criatura linda de virtudes, é forçada a um convívio diário com o Monstro, tolerando o seu mau feitio da melhor maneira que sabe e que pode. Inexplicavelmente, a simpatia e a dedicação entre os dois nasce de modo ténue e vai crescendo à medida que passamos as páginas.

A Bela é libertada do seu cativeiro e volta à sua vida, deixando-nos numa angústia solidária com o Monstro. Mas, por um acaso do destino, e ouvindo os nossos gritos deste lado do Era uma vez (Volta, Bela, volta) a Bela retorna ao palácio.

Silêncio. Olhos e bocas abertas. Tempo para voltar do lado de lá.

- “Que bonito, professora. Conte outra vez.”

A Hora do Conto acabou. Temos de trabalhar as adições com transporte. Eles olham para mim. Aguardam. Eu olho para eles. Hesito.

Oh! Quero lá saber. E leio a história outra vez.
Leonor

10 Comments:

Blogger Daniel Aladiah said...

Olá, Leonoretta
Que bom ter encontrado o teu blog! A tua história, que imagino à volta das outras histórias, e que se depreende da forma como as contas, emocionou-me... vi-me a criança que te devora com os olhos, que bebe as tuas palavras, porque repetes a história da Bela e do Monstro... e não te podes enganar, senão eu emendo... lindo! Voltarei.
Um beijo
Daniel

10:11 PM  
Anonymous Anonymous said...

Oh Leonor, não partas o cântaro, conta-me a mim a história, também quero, também quero ser criança... Ser criança neste mundo ferozmente adulto... que bem que saberia... vou sonhar, "prontos"!
Ricky

10:25 AM  
Anonymous Anonymous said...

Leonor,
Pareço que sou, de novo, criança... mas desta vez presa no som dos teus lábios ao contares a história.
Abençoados alunos que têm professoras destas.
Faz-me sentir, de novo, que vale a pena lutar... pelo futuro destas crianças!
Um abraço

12:28 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Eu quero uma história professora!.. eu quero entrar no mundo das Fadas seguindo as tuas palavras, vá lá! (já te estou a ouvir)... Era uma vez uma princesa... (não pares, não pares)

Um beijo
Betty

10:01 PM  
Anonymous Anonymous said...

...belos contos de Princesa cândida e varinha mágica, que passeia por entre fantasias e sonhos, de anjos alvos como algodão doce das feiras...

jinho
joca

12:50 AM  
Blogger saltapocinhas said...

Também adoro ler histórias aos garotos... e eles adoram ouvir! Ando agora a ver se "componho" melhor a minha biblioteca infantil que está muito pobre...

7:21 PM  
Blogger Leonor said...

Fico contente quando vejo gente nova a visitar aqui este canto.
é sinal de um bom trabalho, que é o que eu pretendo.

Saltapocinhas, tu sabes bem do que estou a falar: ambas temos a mesma audiência.

8:45 AM  
Blogger isa xana said...

a minha historia de conto de fadas favorita sempre foi a bela e o monstro:) ate hoje guardo a cassete do filme da disney que a minha mae me comprou quando era pequena. as outras cassetes já as emprestei ou dei, mas esta fica sempre comigo:)

beijitoooo

bom fim de semana*

1:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! investments pools wet blowjob 25 bodybuilding making year plan

8:12 AM  
Anonymous Anonymous said...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Buspar nuevo leon mazda 6 wide body kit beck porsche carrera gts Free acuvue contact lens soft contact lens Propalene weight loss pills scam Aston martin club de france Internet nbsp pharmacy nbsp nbsp adderall sunnyvale boating Compare holiday insurance Flash wedding cards for a friend

12:26 AM  

Post a Comment

<< Home