Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Saturday, August 05, 2006

O Logos


Guilherme toca à porta. Como sempre, chega atrasado para jantar. Mesmo assim, Leonor senta-se na sua frente para pôr cinco minutos de conversa em dia.

- Guilherme… há uma coisa que eu não percebo… e tenho a certeza que tu… sempre ligado ao futebol… me poderás explicar.

- Futebol? É comigo mesmo. – disse ele entusiasmado e pronto para explicar fosse o que fosse. E mesmo que não fosse a explicação correcta, ele seria suficientemente convincente para torná-la na única explicação possível.

Há cerca de quinze anos, mais ou menos, estava na moda fazerem-se nas escolas testes psicotécnicos aos miúdos que largavam o 2º ciclo para melhor saberem as suas vocações e áreas a escolher nos anos lectivos seguintes. Leonor, na altura, quis falar dos resultados pessoalmente com a psicóloga que, para sua surpresa, tinham andado juntas na escola primária. O Guilherme era extremamente persuasivo e a profissão técnico de vendas assentava-lhe que nem uma luva. Quanto à sua capacidade de persuasão nunca houve dúvidas. Contudo, a sua grande vocação estava em jogar à bola.

- Porque é que quase toda a gente que eu conheço é do Benfica? – perguntei então.

- Em primeiro lugar tens de ver uma coisa: em Portugal há três grandes clubes de futebol: o Porto, o Sporting e o Benfica. O Benfica hoje em dia pode estar com alguns problemas mas já foi o grande campeão.

- O Benfica do Eusébio. Lembro-me. – Leonor interfere.

- É cultural. Os putos são do Benfica desde pequenos. O pai já é do Benfica e incute no filho que o clube é campeão e que só se deve gostar de quem vence. Em Portugal e lá fora o Benfica já venceu uma série de campeonatos.

- E quando o pai é do Benfica e o filho é do Sporting? Acontece! – disse Leonor.

- Ou os dois são do contra… ou…

- Os dois são do contra. Então queres dizer que os putos quando imitam os pais são Mariazinhas vão com as outras? Queres dizer que a maior parte dos benfiquistas são Mariazinhas vão com as outras?

Guilherme vê-se apanhado no seu discurso. A boca cheia de salada russa esgueira-se num sorriso, tentando não explodir no riso da palavra perdida. Depois de engolir a comida, remata: eu não sou do Benfica.

Logo, segundo a lógica Aristotélica,

Todos os benfiquistas são Mariazinhas
Guilherme não é benfiquista
Guilherme não é Mariazinha.
da Leonor

17 Comments:

Blogger António said...

Querida Leonor!
Desta vez meteste-te pelos caminhos do futebol e remataste com um silogismo.
E foi golo!!!!!!
Mas deixa-me dizer-te que, cá por mim, quasi todas as pessoas que conheço são do Futebol Clube do Porto.
ah ah ah

Beijinhos

3:20 PM  
Blogger augustoM said...

Ser Mariazinha é ser do Benfica
A minha vizinha é do Benfica
Logo ela é uma Mariazinha

Falso, ela é uma grande matrona.
Um beijo. Augusto

9:05 AM  
Blogger lena said...

Leonor eu costumo dizer que já na barriga da minha mãe era Sportinguista, fui gerada com o “sêmen” do sporting, já os meus avós eram, as minhas irmãs também são, claro sportinguistas, à exceção da mais velha que é do Benfica, mas as minhas sobrinhas “degeneraram”, ninguém é do fcp e elas são , nem compreendo esse lógica

Ler-te de manhã já depois de ver o mar, sabe sempre bem, mais um dos teus textos , bem cuidados onde o futebol também é tema, embora o raciocínio não vá só até ao futebol, na leitura que fiz

obrigada menina linda por nos fazeres pensar e tirar proveito das teus improvisos, sempre excelentes

eu assumo “era a menina do papá”

beijinhos para ti muitos e um abraço onde vai a ternura que sinto por ti

lena

11:08 AM  
Blogger Menina Marota said...

Cá em casa é assim:

1 Sportinguista

1 Portista

1 Poetista (ou seja, aquele sonho de que ganhe quem jogar melhor...)

1 Desportista (ou seja também... que ganhe o melhor...)

Posto isto, entendemo-nos todos bem... eheh

É um prazer renovado as leituras do que aqui nos ofereces a ler...

Um abraço carinhoso e boas férias ;)

3:05 PM  
Blogger Maria Carvalho said...

Gostei. Bem interessante este teu texto. Futebol, famílias e Mariazinhas. Beijos.

3:56 PM  
Anonymous Anonymous said...

Porque é que tenho a sensação que perdi o post da semana passada?

Falhei a leitura?

Estou bonito...

Agora enveredas pelo futebol? Desde muito novo que nutro uma certa aversão a esse desporto de massas e de ma$$as.

Cá em casa anda tudo à bolachada, porque eu sou do "arrebenta canelas futebol clube".

Quando é que vais de férias?

Uma boa semana

JG

5:52 PM  
Blogger Daniel Aladiah said...

Querida Leonor
Ser do Benfica é natural, trata-se do maior clube português. O Porto aproximou-se em resultados, mas tem um problema: é um clube de sectários violentos, que não sabem ser desportistas...
Eu sou portuense e não sou portista, tendo boas razões para não o ser...
Um beijo
Daniel

10:46 PM  
Blogger APC said...

Mesmo não sendo do Benfica, ainda não se pode dizer que esteja safo... Importa ainda averiguar qual é/era o clube do pai;-)
Muito giro o teu post! :-)

2:47 AM  
Blogger Tia Cremilde said...

lol... considere-se adoptada. quem me deixa comentários simpáticos só merece estatuto de sobrinho... neste caso, sobrinha!

obrigada pela visitinha! passe por lá mais vezes, é sempre bem-vinda!

beijoca da tia!

8:02 PM  
Blogger António said...

Olá!
Bom comentário o teu a propósito do meu post sobre a Guerra de civilizações.
E fugiste muito habilmente a mostrar a tua posição...eh eh

Beijinhos

9:56 PM  
Blogger Mocho Falante said...

ahahahahahahaahhahaha

só tu mesmo para o apanhares na rede das palavras...rsrsrsrs

beijocas

9:54 AM  
Blogger José Manuel Dias said...

Teoria e prática...de Fernando Pessoa. apreciarei o teu comentário.

8:38 AM  
Blogger O Lápis said...

Eu não sou Mariazinha :) nem Maria :) mas sou do Benfica :))

beijinhos!!

Van

9:35 AM  
Blogger M.P. said...

OLá... Passei para tem deixar um abraço neste dia de muito calor aqui no Norte!... Vou aprecendo... e agora comentando mais frequentemente... Boas Férias, Amiga! **

1:51 PM  
Blogger . said...

Interessante esse pensamento!! :)

10:13 PM  
Blogger Alba said...

Conclusão muito curiosa ;-)
Beijinhos e bom fim de semana.

3:48 PM  
Anonymous Anonymous said...

Keep up the good work Cosmetic reconstructive american society plastic surgery Baltimore home insurance dexatrim and prozac

7:56 PM  

Post a Comment

<< Home