Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Sunday, February 27, 2005

Adamastor


Hoje estive a arrumar papéis.
E, no meio da papelada, deparei-me com um desenho sobre o Adamastor feito por um dos meus alunos. Um rochedo, altíssimo com dois olhos ferozes e uma boca escancarada. Na sua base, na crista das ondas, um botinho, pretensiosa caravela, reconhecível apenas pela cruz desenhada nas velas.Na altura dei-lhe um Muito Bom. Preguei-o com alfinetes na cortiça da sala. No fim do ano guardei-o para mim. Hoje, ter-lhe-ia dado um Excelente.
Na minha modesta opinião, Adamastor é dos episódios mais bonitos dos Lusíadas, superando o de Pedro e Inês. Adamastor, metamorfoseado de rocha, lembra-me o ser humano que quando traído ou abandonado pelo ser que ama, se rebela contra o mundo, se fecha em si mesmo a maior parte do tempo e, quando se mostra, mostra-se combativo.

No seu corpo enorme, com a sua voz poderosa, ele brame, berra, grita, ruge, ameaça de morte todos que ousam desafiá-lo… Vasco da Gama, suponho que a tremer por todos os lados, aguenta-se muito bem e pergunta-lhe: “Quem és tu? Que esse estupendo corpo, certo me tem maravilhado?”Adamastor ouve e vacila… cede… dobra-se… e desabafa a sua dor. O seu amor por Tétis não tinha sido correspondido.

O poder das palavras ... de Camões... nas suas hipérboles e hipérbatos.


Leonor

10 Comments:

Anonymous Anonymous said...

O Adamastor, D Sebastião e o Velho do Restelo ... a trilogia portuguesa.
**

4:24 PM  
Blogger Leonor said...

Disseste bem Joca. A nossa capacidade de ultrapassar obstáculos enfrentando mentalidades bolorentas.

leonor

5:14 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor,

Este desenho tem muito que se lhe diga!!! pelo facto de o autor ter sido uma criança.
E tudo o que tenha a ver com a nossa história è MAGNIFICENTÍSSIMO!

Beijos

Betty

9:08 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei muito do Poema do Herberto Helder, Leonor! E guardar é ter depois memórias como as que puseste no "post" de hoje... :) Boa semana! ** M.P.

9:16 PM  
Anonymous Anonymous said...

Deves ser uma professora excelente. Não só pela procura que fazes, pela sensibilidade que transmites, pelo amor que pões em tudo o que fazes... os teus alunos devem adorar-te!
Gostei.
José Gomes

9:32 PM  
Anonymous Anonymous said...

Sendo Adamastor o "Monstro dos Mares", no caso o do Cabo das Tormentas, e sendo ele aqui representado numa rocha quase que se torna uma premonição das Tormentas que se foram desenhando em terra e mais tarde teve o nome de Descolonização. Falta acalmar esse monstro também.
Continua a escrever. Além de muito bem faz-me sorrir de orgulho.
VP

8:55 AM  
Anonymous Anonymous said...

Que belo momento... continuas a surpreender-me, agora é a professora, sensível que está permanentemente a tirar da vida o que ela tem de melhor... como seria tudo diferente e belo se todos procurássemos uma ilustração do Adamastor e o acalmássemos, para que a vida o possa contornar sem o esmagar... Desenho excelente com uma leitura adulta ainda melhor. A ligação está à altura da tua natureza sensível... Continua, espero mais... (sabes como sou guloso destas coisas...) Ricky

9:41 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gosto de abrir o meu blog e ler os vossos comentários, que além de bonitos na forma, expressam grandes conhecimentos.

Muito obrigado

8:23 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! » »

6:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

Very nice site! http://www.epson-stylus-c80-ink-cartridges.info Blocker pop review up spy ware Bleecker gmc fayetteville hd tv party poker portable projector screen Losing weight in one week Mitsubishi galant 1996 parts axle price 15x8 jeep rims Car suzuki aerio xl dvd and pc financial planning for disabled children Forge steel toe shoes Massena new york motor vehicles Blackberry helmet

10:23 AM  

Post a Comment

<< Home