Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Wednesday, March 02, 2005

A Interactividade envolve-nos a todos



Se, por um lado, o aparecimento da televisão mudou o mundo, materializando o conceito de aldeia global, por outro, o célebre caixote falante reinou silencioso durante anos com limitações evidentes: não oferecia possibilidade de resposta a quem o ouvia.
(Só eu sei quantas vezes avisei o herói do filme para fugir do bandido e ele nunca me ligou, deixando-se sempre apanhar).

Mas a chegada do computador pessoal permitiu uma interactividade que terminou com o sentido de passividade, envolvendo-nos a todos.Nele é possível a comunicação nos dois sentidos, isto é, a partilha de mensagens entre emissor e receptor, dando uma ideia de liberdade: navegamos pela informação que nós queremos, fazemos negócios, criamos blogs, formamos comunidades com interesses afins… tudo num abrir e fechar de olhos.

Livre da dimensão física do mundo real o homem alcança uma nova dimensão onde tudo pode ser possível. Ultrapassa o obstáculo da falta de tempo no seu quotidiano, percorrendo espaços longos, contactando o seu semelhante nas mais variadas partes do planeta.Os gestos, os olhares, os sorrisos, as pausas que a comunicação verbal e não verbal nos oferece no contacto real são possíveis agora na "semântica do monitor e do teclado".

Leonor



Fábrica

Máquina vai, máquina vem
Máquina grita, máquina fala:
Ninguém, ninguém, ninguém,
ninguém sabe escutá-la.
Máquina chora, máquina ri
Máquina vai, máquina volta
Ouvi-a! Ouvi-a!
Ouvi, ouvi sua revolta.
Máquina vai, volta outra vez:
Sim – não? Não-sim? Não-sim? Sim- não?
Homem responde!
Diz-lhe quem és
Vês como sofre sozinha, vês?
Homem, empresta-lhe o coração!
Manuel Trigueiros

9 Comments:

Anonymous Anonymous said...

... homem empresta-lhe o coração"... o pior de tudo é que o homem ao tentar dominar a máquina, perdeu o coração, não o consegue encontrar, e o grito tornou-se ligeiramente diferente "... como eu gostaria de ter o meu coração de volta..." Belo grito, bela proposta, bela ideia, da Bela!
Ricky

10:38 AM  
Anonymous Anonymous said...

A interactividade, dá ao homem uma outra visão da vida, através do virtual. Nesse espelho novo, onde reflectimos novas faces, há uma nova aprendizagem a encetar, e sobretudo dar vazão ao ser aberto, leal e solidário que há em nós! A interactividade pode vir a isolar quem se olha para o umbigo, como forma de se projectar nesse novo espelho... Foi ela que me deu este maravilhoso presente, que me permite falar contigo, com os demais previligiados que tem acesso a este bloguinho sensível... Obrigada, Ricky

10:47 AM  
Anonymous Anonymous said...

Bela,
O velho sonho do Homem de conseguir ver, ouvir e falar com a outra parte do seu TODO vai-se tornando, em cada dia que passa, REALIDADE.
E o teu texto mostra isso...
Desde os sinais de fumo, os "tan-tan", sinais com bandeiras, impulsos eléctricos, a rádio, a televisão... tem sido uma forma de globalização deste pedaço de bola que gira a uma velocidade diabólica em torno de si e pelo espaço... com as coisas positivas e negativas que transporta!
Por isso te deixo com António Gedeão e um excerto de "A MINHA ALDEIA"

"A Minha aldeia é todo o mundo.
Todo o mundo me pertence.
Aqui me encontro e confundo
com gente de todo o mundo
que a todo o mundo pertence.
"

Obrigado por teres criado este blog. Já fazia falta...

12:24 PM  
Blogger isa xana said...

com o computador deixámos de somente olhar, como aconteca com a tv, e passámos a poder interagir, a tomar decisoes. escolheos o que queremos ler e ver, com quem queremos conversar, vamos a muitos países sem sair do lugar, compramos coisas, fechamos negócios... fazemos tanta coisa, mas nao podemos esquecer o mundo lá fora. digo isto porque o esqueço muitas vezes.
*

4:20 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Querida Leonor,
realmente se não fosse esta esta "caixa" A linguagem máquina que é constituída por 0s e 1s porque os computadores são máquinas electrónicas. Como tal, aquilo que eles entendem directamente são sinais electrónicos. E têm dois estados: ligado e desligado (0 e 1). O facto de o computador só trabalhar com dois símbolos não limita aquilo que pode fazer. As pessoas também só trabalham com 23 letras mas o número de palavras e de frases que conseguimos escrever com essas 23 letras é ilimitado. E é este conjunto que, maravilhosamente fez com que eu te visse a conhecer.

Um beijo

Betty

4:26 PM  
Anonymous Anonymous said...

Aqui, onde todas as verdades escondidas desabrocham e todas as mentiras se semeiam, onde engasgos se soltam, egos se inflam e amarguras se provam.
Uma nova fase de comunicação se nos depara. Aprendamos a comunicar na rede. Sem rede.
VP

4:41 PM  
Blogger Leonor said...

Empenharmo-nos na realização de um blog, escolhendo temas que possam cativar o interesse de outras pessoas, sem obter feedback, creio que não valeria a pena tal interesse.

Neste sentido, o blog não é só meu, que exponho os temas. Do mesmo modo, também é vosso, amigos que me têm deixado aqui a vossa sensibilidade.

Ágradeço a todos com uma vénia.

9:38 PM  
Anonymous Anonymous said...

eu nunca serei contra as tecnologias .o problema está no Homem.

7:15 PM  
Anonymous Anonymous said...

Very cool design! Useful information. Go on! » »

11:18 AM  

Post a Comment

<< Home