Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Sunday, February 20, 2005


Persistência da memória
(Salvador Dali)

Hoje apetece-me falar do tempo.
Mas não do tempo que faz lá fora na rua e eu vejo na sua forma concretizada em raios tímidos de sol por entre nuvens brancas blocos de algodão num céu que já começa a desmaiar no seu azul, enquanto escrevo estas linhas a fim de vos dizer um breve olá semanal.
Não do tempo “Ora faz frio ora faz calor, vá lá a gente perceber…”, mas daquele tempo que passa por mim, de uma maneira tão subtil, que só dou por ele, muito tempo depois, deixando-me num estado de catalepsia e de confusão mental em que a minha vontade e o meu corpo se imobilizam, e a minha mente tenta assimilar quanto tempo passou.
Do tempo rápido, no qual se desenrolam acontecimentos sucessivos, tão intensos, que não me deixam reflectir na tomada de acções que se querem imediatas porque senão, perde-se o tempo. Ou, por oposição a este tempo galopante, puxado por grupos de doze corcéis, o tempo lento, vagaroso, do meio tempo, em que tenho de dar tempo ao tempo, matando o tempo para não matar a minha alma.
É assim que o tempo, não aquele do “Parece que hoje vai chover”, mas o outro, que entra hostilmente, ocupa por meio da força os dias e as noites de quem vive e sonha, impõe a ideia do tempo errado – não é a altura, és muito novo – e rouba a ideia do tempo certo - perdeste a oportunidade, já és velho - passa pelo homem, pequenina metáfora de Deus, sem nunca se compadecer dele.
Leonor

8 Comments:

Blogger isa xana said...

confesso q nao gosto muito de salvador dalli... mas em compensaçao, gostei do que escreveste:)
bem escrito.
duma simplicidade bonita.
:)

nao sei porquê, mas lembrei-me... «o tempo qerguntou ao tempo quanto tempo o tempo tem. o tempo respondeu ao tempo q o tempo tem tanto tempo quanto o tempo tempo tem.».. deve ser da hora tardia!!=P

brigada pela tua visita:)
volatrei a visitar-te.

jinhu

2:08 AM  
Blogger isa xana said...

so para corrigir o «Dali» =p

2:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

Gostei, amiga, do Tempo (do teu tempo, claro!!! - o que tu escreveste, carago, logo hoje que é 2ª feira e cá os neuróneos continuam em fim de semana prolongado...).

Para a Xana:

Fiquei a gostar de Dali depois de ouvir (por acaso) no museu Rainha Sofia, uns miúdos (primária) sentados no chão diante de um dos quadros do pintor, a fazerem a sua própria leitura. A professora limitava-se a seguir as linhas de pensamento... fiquei de boca aberta!

Leonor,
Gosto da maneira como estás a elaborar o blog. E depois dizes que não percebes nada disto...

Um abraço
:0)

11:42 AM  
Blogger Leonor said...

ah! Xana! Dali é fenomenal, tanto a pessoa como artista como a pessoa como pessoa: alguém que sai fora do contexto.Tens de olhar melhor a pintura dele.Um dia destes terás uma "Aparição".
Explorei o teu espaço e logo me apercebi da tua alma transparente. Ainda bem que vais voltar.

Pois, Zé, dos miúdos saem as coisas menos inesperadas. O Surrealismo nega ao pensamento consciente, deixando que o Id mostre a verdadeira essência do ser humano. Ora, a criança, é só Id.Mas de certeza que Freud (Freud, Freud...) explica melhor.

2:04 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

Estou encantada, Verdade!...

Não estou a falar de "Dalli"
a ele artista, ama-se ou odeia-se. eu gosto bastante de algumas coisa dele.

É de ti que eu falo! Admirei... porque admirar é muito mais que olhar... e seguir as tuas palavras, foi muito mais que um acto de leitura... Sorver; diria e saborear toda a frescura...

Beijos

Betty

6:47 PM  
Blogger M.P. said...

OLá!! O teu texto sobre o Tempo é uma delícia... Não me admira que os "garotos" lidem com essas coisas como a pintura da maneira que descreves... È apenas levá-los até lá! :)**

9:42 PM  
Anonymous Anonymous said...

That's a great story. Waiting for more. »

2:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... 16'' bandsaw tires digital photo tile printing http://www.sex-65.info/lindsay-lohan-harry-potter-porn.html Rudl internet marketing Impotence keeping an erection bluepilled.com Online internet marketing affiliate promotion business Health insurance brokers agents mi us spyware gaurd Gmc sonoma accessories bodipedic mattress manufacturer herbal diet and weight loss pills http://www.mattresses-foam.info/Youth_bed_mattress.html Virginia welding rod injury lawsuit attorney http://www.acuvue-contact-0.info/sealyyaleplushmattress.html mattress pads toppers

6:46 PM  

Post a Comment

<< Home