Ex Improviso

Mínimo sou, mas quando ao Nada empresto a minha elementar realidade, o Nada é só o Resto. Reinaldo Ferreira

My Photo
Name:
Location: Lisboa, Portugal

Dizem que sou como o sol mas com nuvens como na Cornualha

Saturday, February 19, 2005

Saudade

O conteúdo da palavra saudade é tipicamente português pela grande carga afectiva que transporta.
O nosso mar, é em grande parte, o grande responsável por essa mágoa sentida pela ausência do ente querido.
Por outro lado, os portugueses também são maviosos e afeiçoados.





Ondas do Mar de Vigo
Se vistes meu amigo!
e, ai Deus, se verrá cedo!

Ondas do Mar levado
se vistes meu amado!
e, ai Deus se verrá cedo!

Se vistes meu amigo,
o por que eu sospiro!
e, ai Deus, se verrá cedo!

Se vistes meu amado
por que ei gran cuidado!
E, ai Deus, se verrá cedo!

Martim Codax

14 Comments:

Anonymous Anonymous said...

A ausência, a maior das saudades, também pode abranger quem está junto de nós.

Do poeta vivo Joaquim Pessoa, «Os Olhos de Isa», Litexa, s/l, 1982,pp.56-57:

«Se tu morresses hoje, nada seria diferente./Os poetas cantariam como sempre a noite bêbeda de sangue/ por onde os vagabundos caminham de mãos vazias em silêncio./De novo as aves levantariam vôo/ para construir os ninhos sobre as rochas ou as cerejeiras/ e entoariam o canto azul da primavera/ sem que isso fosse um requiem por ti.// Oh, se tu morresses hoje, nada mudaria./ Nem a cor das laranjas, nem os dedos do trigo, nem a boca da água./ Não choveria sangue. Não apodreceriam estrelas nos valados, / não acordaria a manhã no leito dos rios, / nem um só crime deixaria de o ser.// Sim, se tu morresses hoje, nada se alterava./ O vento continuaria o seu caminho solitário/ e o mar voltaria a ajoelhar-se aos pés brancos das baías/ ou a enfurecer-se nas costas escarpadas./ As andorinhas manteriam o luto/ e o verde seria ainda a cor das florestas.// Se tu morresses hoje, meu amor,/ eu esperaria por ti como te espero,/ fingiria como agora que todos os minutos nos pertencem,/ continuaria exactamente assim a minha solidão,/ o canto inicial dessa mulher ausente/ que eu procuro/
e amo.»

11:35 AM  
Anonymous Anonymous said...

Aqui estou em visita ao teu espaço! "Saudade" é uma palavra muito nossa apesar de os Alemães a compararem à sua "Sehnsucht"! :) Obrigada pelos teus LINDOS presentes deixados no meu "canto" ! BOM Domingo..** M.P.

2:50 PM  
Blogger Leonor said...

Oh Dulcineia... que bom termo-nos conhecido há quase uma década, meu deus como o tempo passa, e que bom nunca nos termos perdido de vista. Joaquim Pessoa... a escolha acertada.

Para a M. P... grata, muito grata pela tua visita que esperoa ser assídua.

3:04 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

This comment has been removed by a blog administrator.

3:06 PM  
Blogger Fragmentos Betty Martins said...

PARABÉNS!... conseguiste finalmente o teu (Cantinho Especial) irei voltar muitas vezes.

Um beijo

Betty

3:09 PM  
Blogger saltapocinhas said...

Olá! Obrigada pela visita ao meu blog. E boa sorte para o teu que ao que me apercebi está agora a começar... Eu também sou professora do 1.º ciclo, se calhar foi por causa disso que escolhi o nome "fábulas" para o meu blog... temos de trocar umas ideias! Beijinhos.

7:35 PM  
Anonymous Anonymous said...

Olá minha flor linda:
Parabéns pelo esforço teu e pelas caneladas que me deste. Está muito bonito e com muito bom gosto.
beijo grande
VP



Em Lixboa sobre lo mar
barcas novas mandei lavrar,
ay mia senhor velida!

Em Lisboa sobre lo lez
barcas novas mandei fazer,
ay mia senhor velida!

Barcas novas mandei lavrar
e no mar as mandei deitar,
ay mia senhor velida!

Barcas novas mandei fazer
e no mar as mandei meter,
ay mia senhor velida!

de: João Zorro

8:32 PM  
Blogger Sara Mota said...

saudade, que palavra mais "poderosa" ...

( e já agora: adoro leonor :)

9:27 PM  
Anonymous Anonymous said...

Gostaria de te deixar qualquer coisa útil...
Gostei do aspecto do blog mas hoje não tenho cabeça para dizer alguma coisa de jeito.
Tens o teu cantinho e vários amigos à tua volta...
E isso é bom!
Dominas a técnica, já inseres fotos...
E isso é bom!

ResistirDobrar na boca o frio da espora
Calcar o passo sobre lume
Abrir o pão a golpes de machado
Soltar pelo flanco os cavalos do espanto
Fazer do corpo um barco e navegar a pedra
Regressar devagar ao corpo morno
Beber um outro vinho pisado por um astro

Possuir o fogo ruivo sob a própria casa
numa chama de flechas ao redor.

Joaquim Pessoa
"Paiol de Pólen"

Um abraço, amiga

9:27 PM  
Blogger Leonor said...

Ainda ontem lançei ao vento o Ex Improviso, onde será tudo de improviso, e já tenho esta recepção tão amistosa da parte de gente que já conhecia e de gente que acabei de conhecer. Subi ao céu e estou a saltar de nuvem em nuvem.
Para a Betty um beijinho...
Saltapocinhas, que bom já termos qualquer coisa que nos une: a escola...
Amigateatro, olá, visitei o teu blog por me teres escrito e digo que gostei imenso...
Vi, surpreendes-me todos os dias...
José, obrigado pela força e pelo poema de Joaquim Pessoa que veio enriquecer o fio orientador do meu "canto".

9:44 PM  
Anonymous Anonymous said...

Bem, fiquei mesmo preso a este blog. Vou "morar" aqui de quando em vez, para me limpar da "sujidade" mental que tenho de suportar tantas e tantas vezes... Aqui há arejamento, ideias, concorde-se ou não, "viajamos" através de imagens de uma clarividência e composição, bem atraentes e vivas, mas sobretudo sem poluição. Com comentários à altura (menos os meus, claro...) isto aqui tem bom ambiente. Mais uma vez obrigada menina, Ricky
ps. quero mais...

10:21 AM  
Blogger M.P. said...

Passei num rápido para te desejar um BOM fm de semana! :)**

9:51 PM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

9:39 PM  
Anonymous Anonymous said...

This is very interesting site... » » »

3:33 AM  

Post a Comment

<< Home